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terça-feira, 1 de julho de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

Dia 30 de junho, segunda-feira, as escolas da rede pública municipal de ensino de Açailândia, encerraram o primeiro semestre de 2014, com o “Estudo: Leitura, Escrita e Formação de Leitores” direcionado para todos os educadores do município.
O evento aconteceu nos turnos matutino e vespertino,  em cinco polos de estudos, nas “Escolas Municipais”: Darcy Ribeiro – Pequiá, Fernando Rodrigues – Vila Ildemar;  Jurgleide Alves Sampaio – Centro; Roseana Sarney – Centro; Tânia Leite – Jacu. Os educadores da Educação de Jovens e Adultos foram atendidos na EM  Rafael de Almeida, no turno noturno.
O principal objetivo dessa formação continuada é fortalecer a rede e investir na formação de todos os alunos, através do processo de leitura e escrita constantes para estarem continuamente atualizados, frente aos desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, transformando-os em leitores e escritores assíduos.
Foram discutidos vários temas, como: A Importância da Leitura; Diferentes Gêneros nas Aulas de Língua Portuguesa; Leitura na Creche; Leitura na Pré-Escola; Leitura no Ensino Fundamental I; Leitura no Ensino Fundamental II; Leituras em Todas as Disciplinas no Ensino Fundamental II; Leitura na Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores e Leitores. Além disso, foi proposta a produção de sequências didáticas a partir de sugestões diversificadas referentes a cada segmento e/ou modalidade de ensino, como também o debate sobre o vídeo “Formação de professores e alunos escritores”.
Desta forma a Secretaria Municipal de Educação, realiza ações que levam a efetivação de metas e medidas de aprendizagem previstas em suas Diretrizes Estratégicas, como:  melhorar o nível de desempenho de cada aluno, avançar na sua capacidade de   ler com autonomia e senso crítico os diferentes gêneros textuais, compreendendo as suas funções sociais e a produzir diferentes tipos e gêneros de textos coerentes, seguindo as normas gramaticais com registro adequado à situação.
Este trabalho faz parte da metodologia do Sistema de Gestão Integrado/SGI, implantado com recursos próprios, pela Prefeitura Municipal de Açailândia através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Pitágoras.
Texto/Elaine Beatriz
Fotos/Zeca Carvalho




Açailândia realiza etapa municipal do Programa Atleta na Escola.

Depois de uma triagem feita nas escolas que participam do programa, a Secretaria Municipal de Educação realizaram na última quinta-feira 26/06, a etapa municipal do programa Atleta na escola. O programa já funciona em 30 escolas do município. Sessenta e sete (67) alunos foram classificados para a etapa regional que acontece nos próximos 30 dias em município a ser definido.
Estão cadastradas no programa 57 as escolas municipais. Este ano 230 alunos participaram da etapa municipal, nas categorias, infantis (12 a 14 anos), infanto (15 a 17 Anos), masculino e feminino nas modalidades atletismo e voleibol; corrida 75 3 100 metros. (Velocidade), corrida de resistência 1.000 e 3.000 metros e arremesso de peso e salto à distância.
O Programa Atleta na Escola que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
“Açailândia tem sido uma referência de bons atletas, com esse programa a possibilidade de descobrir novos talentos, ainda é maior”. Lembra, Rosalvo Ferraz, coordenador do programa atleta na escola no município.
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO















SELO UNICEF - AÇAILÂNDIA, MUNICÍPIO APROVADO.



A existência de um município solidário e estruturado,participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.
Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive. Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - 


M u n i c í p i o    A p r o v a do.




O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de 
crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Expansão 
O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para 
municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, 
educação e proteção.

Metodologia 
Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar 
do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.
Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e 
Participação Social.

Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização 
de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

Enquanto isso... A prefeitura de Açailândia segue fazendo um grande trabalho de limpeza e recuperação de locais danificados pelas chuvas e o lixo!

Enquanto o povo não se conscientiza, continua o trabalho árduo das equipes de limpeza pública, a secretaria de Infraestrutura vem intensificando ainda mais o trabalho para manter a cidade limpa e sem lama e mato nas calçadas e meios-fios.
Nas galerias que escoam as águas da Avenida Bernardo Sayão a equipe teve um grande desafio, toda a vala que tem cerca de 1 quilometro de comprimento estava entupida de lixo e as máquinas caçambas e homens trabalharam até durante as noites para concluir o serviço de limpeza.

Agora quem passa por lá sente a diferença até no cheio que antes era insuportável e agora acabou. Nas ruas da Vila Capeloza onde haviam desníveis e buracos no bloqueteamento, as equipes também estão fazendo um grande trabalho de recuperação.
Pelo centro e nos bairros existem varias outras equipes tirando o lixo das calçadas, esgotos e capinando o mato nesses locais, para a prefeita Gleide, o trabalho deve ser intensificado ainda mais por que muita gente ainda não tem a consciência de colocar o lixo nos locais adequados e isso prejudica o andamento dos trabalhos.
 
O trabalho continua, o que tem faltado é consciência de boa parte da população para ajudar na limpeza da cidade, a começar em colocar o lixo em local adequado e não formar lixões em todas as esquinas da cidade.



Posted: 30 Jun 2014 08:31 AM PDT
Em Açailândia, um trabalho de limpeza e recuperação de locais afetados nas ruas vem sendo desenvolvido desde os primeiros dias da gestão da prefeita Gleide Santos, no entanto, são poucas as pessoas que sabem reconhecer isso, e ainda mais, é raro alguém que siga a educação da limpeza pública e contribua para ajudar nesse quesito.
Homem joga lixo no chão ao pé dos recipientes!
Muitas empresas não se preocupam com a limpeza pública, sem falar na população em geral. Outro dia flagrei um homem jogando toneis de lixo fora do recipiente, o local era na esquina da Praça do Pioneiro, onde já foi limpo e hoje conta com dois grandes recipientes pra lixo.

Ao perceber a cena, reclamei como cidadão com o homem que estava jogando o lixo, ele disse que um comercio havia pago a ele pra jogar o lixo ali, um amigo que estava próximo foi ao comercio e reclamou a situação ao dono, mas de forma áspera ele disse que não tinha nada haver por que havia pago o homem para jogar fora e não era da sua conta o local que ele estava jogando.

Nessas horas eu penso que se houve um meio de punição através de multas para empresas e pessoas que fazem isso, com certeza a história seria outra, mas sem uma atitude assim do poder público, acho difícil haver mudança.

E pra finalizar, antes que alguém diga que os recipientes estavam cheios, eu verifiquei e eles estavam com bastante espaço!

Fonte/blogdofreire

segunda-feira, 30 de junho de 2014

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DESENVOLVEM “PROJETO COPA”






A Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, prevendo a realização da copa FIFA no brasil elaborou um calendário especial para este ano. Com isso o departamento pedagógico sugeriu e elaborou juntamente com os gestores municipais, o “Projeto Copa,” que foi desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino.
Durante vários dias, os professores e alunos trabalharam temas voltados para futebol e as copas, principalmente a cultura dos países participantes do mundial. 

Criatividade foi o que não faltou. Semana passada, houve a culminância do projeto nas escolas. Os alunos poderem apresentar o que aprenderam.

“Esse projeto foi muito bom. Trabalhamos a questão da interdisciplinaridade, e os alunos aprenderam muito”. Afirma o diretor da E.M. Tânia Leite, Glavanilson.

Em função da copa do mundo. As atividades foram  paralisadas. As aulas normais só retornam no próximo dia 14/07. Até lá, vale a torcida pela Seleção Brasileira.

Veja abaixo produções textuais de alunos da E.M. Jurgleide.

POEMAS que os alunos do 6º B conseguiram produzir:
A copa é no Brasil
O nosso povo esta feliz
Vivendo fortes emoções
Vibrando nosso País.
Autor: Daniel Cunha 6º "B".

Foram tantos investimentos
Em nossa seleção
Derrota! Nem pensar
Vamos a vitória ganhar
E ser grande campeão.
Autora: Karine Rodrigues 6º "B".

Muitos falam que a COPA
É verdadeira ilusão
Muitos até acreditam
Que não seremos campeão
O que importa é a garra
Que bate forte o coração.

Autor: Arthur Kauã 6º "B".
O povo Brasileiro
Está nervoso e agitado
Vaiaram a nossa presidente
Que esperava sorridente
O brado de um povo Educado.
Autor: Matheus Costa 6º "B".

Nós todos queremos
A vitória conquistar
Ficar na história do mundo
Mais um taça ganhar
Relembrar a emoção
Vivida pelo povão
E grandes copas conquistar.
Autora: Daniela Gigante 6º "B".

Brasileiros, somos sim!
Temos a grande esperança
do Brasil ser campeão
Será uma grande mudança.

Autora: Gabriela Gigante.


SECRETARIA MUNICIAPL DE EDUCAÇÃO AÇAILANDIA FIRMA PARCERIA COM O SEFE – SISTEMA EDUCACIONAL FAMÍLIA E ESCOLA



O SEFE é o sistema de ensino que fornece o material didático para alunos das séries iniciais do ensino fundamental do Município. A implantação do sistema SEFE, aconteceu em Açailândia nos 26 e 27/06/2014 no auditória da E.E. Lourenço Galletti.  Para a formação, o SEFE, enviou 8 formadoras e 1 coordenadora.
Cerca de 400 profissionais da educação da rede municipal entre professores, gestores auxiliares e supervisores participaram do programa de formação para utilização do sistema estruturado que será aplicado nas unidades educacionais de Açailândia.

No ano letivo de 2014, as aulas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental serão desenvolvidas com a utilização do Sistema Educacional Família Escola (SEFE), que reúne material para professores, alunos e pais. Como parte da programação nesse primeiro encontro, foi realizado também uma palestra com a participação de aproximadamente 200 pais de alunos no dia 26/06/14 a noite.

O SEFE foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação, para ser empregado em todas as escolas da educação infantil da rede municipal. Rico em conteúdo, permite a interdisciplinaridade, ou seja, a integração entre as diversas áreas do conhecimento. O material didático do SEFE já foi todo entregue nas escolas de Açailândia.
“O sistema facilita o trabalho do docente e também o da secretaria, por criar uma padronização para a rede. Estamos de fato muito feliz em poder implementar este sistema nas escolas de Açailândia. Pela primeira vez na história do município, é investido tanto na educação infantil como como no governo da prefeita Gleide Santos”. Destaca a Secretária Municipal de Açailândia, professora Ivanete Carvalho.
ASCOM/PMA - ZECA CARVALHO



sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROJETO COPA GOLS PELA EDUCAÇÃO!

Foto de Ailton Lima Brito.
Trabalhei POEMA e POESIA e alha aqui os lindos POEMAS que os alunos do 6º B conseguiram produzir:
A copa é no Brasil
O nosso povo esta feliz
Vivendo fortes emoções
Vibrando nosso País.
Autor: Daniel Cunha 6º "B".

Foram tantos investimentos
Em nossa seleção
Derrota! Nem pensar
Vamos a vitória ganhar
E ser grande campeão.
Autora: Karine Rodrigues 6º "B".

Muitos falam que a COPA
É verdadeira ilusão
Muitos até acreditam
Que não seremos campeão
O que importa é a garra
Que bate forte o coração.

Autor: Arthur Kauã 6º "B".
O povo Brasileiro
Está nervoso e agitado
Vaiaram a nossa presidente
Que esperava sorridente
O brado de um povo Educado.
Autor: Matheus Costa 6º "B".

Nós todos queremos
A vitória conquistar
Ficar na história do mundo
Mais um taça ganhar
Relembrar a emoção
Vivida pelo povão
E grandes copas conquistar.
Autora: Daniela Gigante 6º "B".

Brasileiros, somos sim!
Temos a grande esperança
do Brasil ser campeão
Será uma grande mudança.

Autora: Gabriela Gigante.
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