quarta-feira, 3 de maio de 2017

Dr. IVO MARZALL, UM MARCO NA HISTÓRIA DA COLÔNIA GURUPI, AÇAILÂNDIA E REGIÃO.

À esquerda ; Dr Ivo Marzall  e Úrsula no final dos anos 60. À direita o casal no ultimo dia 30 de Maio de 2017  


Ele era um jovem catarinense, agrônomo de origem alemã, recém-formado pela Universidade Federal do Paraná Em 1965 aceitou o desafia de assumir o projeto Colônia Gurupi, de responsabilidade do CEB - Conselho Evangélico no Brasil, implantado às margens da rodovia Belém Brasília (BR010) logo após a sua inauguração a 5 km do local onde viria a ser a cidade de Açailândia hoje.
O projeto Colônia Gurupi, inicialmente iria receber famílias coreanas refugiadas por causa da guerra naquele país, o que acabou não se concretizando essa ideia por impedimento do governo do maranhão sobe a alegação de que já havia muitos problemas à serem resolvidos aqui. Mas em fim, acabaram por abortar a ideia de trazer os estrangeiros para a Colônia Gurupi. (Esse fato deu origem aos colonos chamarem a Colônia de “As Coreanas”) .... 
Mesmo com todo tipo de dificuldades enfrentadas na época Dr. Ivo, juntamente com um grupo de voluntários entre eles João Geraldo Wiens, dona Maria enfermeira, Orlando, Galdino e sua esposa Ester, as Professora Ester Ramos Wiens, Edvania, Maria de Jesus, seu Hirata e outros dedicaram suas vidas em função das 50 famílias assentadas no projeto Colônia Gurupi.
O projeto alavancou definitivamente o desenvolvimento não só na colônia, mas também em toda a região. As ações e experimentos coordenados pelo Dr. Ivo Marzall, chamaram à atenção dos governos inclusive da comunidade internacional. Representantes de vários países visitaram a Colônia Gurupi. Equipes de jornalistas e de TV dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha produziram reportagens para exibição em seus países.
Inúmeras coisas boas foram trazidas e implantadas nesse projeto na década de 60, e fizeram toda a diferença para quem teve a oportunidade de fazer parte da comunidade. Podemos destacar por exemplo a educação que naquela época já fôra de acordo com o método Paulo Freire, de alfabetização. Neste setor, que inclusive os filhos de colonos tiveram a oportunidade de serem alfabetizados, tornou-se uma referência em todo estado. As educadores e educadores eram todos formados, tinham apoio pedagógico e dispunham de instrumentos tecnológicos de última geração. Para nós alunos assistíamos filmes e slides como recursos para aprendizagem. Um das exibições que marcaram do filme que mostrou a chegada do homem à lua em 1969
No campo religioso, a comunidade desenvolvia atividades ecumênicas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas por algumas famílias, já que eram oriundos de pelo menos seis igrejas com doutrinas diferentes. Mesmo assim conviveram por muitos anos em harmonia, respeito e sobre todo o espírito coletivo em que uns ajudavam aos outros em suas dificuldades. Um dos maiores exemplos eram os mutirões realizados para construção de estradas, casas, roças e outros.
Com relação à saúde as famílias tiveram um anjo, que salvou muitas vidas não só dos colonos, mas também de toda a região. A dona Maria enfermeira, conhecida por muitos por Mão Maria. Ela tratou de milhares de pessoas com malária, doença típica da região na época. Fez mais de 2 mil partos e para felicidade de todos nunca uma paciente veio a óbito enquanto estava aos seus cuidados. E mais, ela era uma voluntária do projeto. 
O Dr. Ivo Marzall, criou também a CAMGURU- Cooperativa Mista Gurupi, essa entidade também marcou por anos e chegou a ser 3ª mais importantes no estado Maranhão. A cooperativa foi criada para absorver a produção agrícola dos colonos que crescia muito a cada ano. A lavoura e hortifrúti, aumentou tanto que chegaram a exportar seus produtos para ouros mercados como; Imperatriz, Belém e Goiânia.
Indiscutivelmente o maior legado deixado pelos pioneiros do projeto Colônia Gurupi, e tem como referência o Dr. Ivo Marzall, foi no setor agrícola. Ele como um jovem engenheiro agrônomo foi responsável por várias ações que serviram como base para o desenvolvimento de toda a região, mesmo sem ter o apoio necessário.
Dr. Ivo, criou o campo experimental onde serviu de base para experiências agrícolas dos colonos, trouxe o experimento para criação de porcos de raça, gado leiteiro, experimentos de culturas perenes, tomatecultura, pimenta do reino, hortifrúti, etc. Foi responsável pelo cultivo de seringueira na região, algo inédito e a princípio desacreditado, por ser uma cultura tradicional de outras regiões do país. Ele criou a feira agropecuária de imperatriz. E sobre tudo o Dr. Ivo, introduziu uma nova mentalidade na produção agrícola não só dos assentados no projeto Colônia Gurupi, no período em esteve à frente, mas também as outras gerações que vieram depois.
Ao Dr. Ivo Marzall, dona Maria enfermeira, João Geraldo Wiens, Orlando, Galdino e sua esposa Ester, as Professora Ester Ramos Wiens, Edvania, Maria de Jesus, seu Hirata e outros. Nós filhos de colonos somos gratos por tudo. Açailândia e região agradece. O desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico da região passa essencialmente por esses desbravadores da década de 60 e que até então pouco se sabia sobre essa História, já que não consta na literatura local essas informações.
Zeca Carvalho
DRT/MA 1041

Nenhum comentário: