Competitividade foi o atributo menos lembrado entre os trabalhadores. Profissionais entre 18 e 34 anos valorizam a mentalidade estratégica.
Ambiente de trabalho em Campinas (SP)
(Foto: Reprodução/EPTV)
(Foto: Reprodução/EPTV)
Pesquisa da Robert Half mostrou que a integridade é o atributo mais
importante para ser um bom líder. A característica foi considerada a
mais importante por 75% dos trabalhadores e para 46% diretores.
Os profissionais que são liderados dão maior ênfase para as qualidades
pessoais do que habilidades para negociar. Três quartos dos
trabalhadores citaram integridade como o atributo mais importante para
um líder, enquanto apenas 10% considerou a competitividade como uma
virtude primária.
A pesquisa revelou diferenças nas faixas etárias. Trabalhadores com 55
anos ou mais colocam mais ênfase na equidade do que os profissionais de
18 a 34 anos, que valorizam a mentalidade estratégica.
Veja abaixo os atributos que trabalhadores e diretores listaram como os mais importantes para os líderes:
Qualidade | Trabalhadores | Diretores |
---|---|---|
Integridade | 75% | 46% |
Justiça | 58% | 45% |
Determinação | 37% | 22% |
Mentalidade estratégica | 32% | 32% |
Transparência | 25% | 33% |
Acessibilidade | 23% | 33% |
Mentalidade colaborativa | 20% | 39% |
Competitividade | 10% | 30% |
"Os líderes que agem com integridade e tratam as pessoas bem ajudam e
maximizam as contribuições de seus empregados para a organização",
afirma Tim Hird, diretor executivo da Robert Half. "Tão importante
quanto esses atributos são para gerenciar a equipe, eles também
impulsionam os negócios, atraindo investidores, clientes e funcionários
em potencial".
Entre os trabalhadores com 55 anos ou mais, 72% relataram a justiça
como um dos três principais atributos para os líderes. Por outro lado,
essa competência só foi lembrada por 44% dos profissionais entre 18 e 34
anos.
A porcentagem dos mais jovens que priorizam a mentalidade estratégica
chegou a 49%, quase o dobro quando comparado a faixa etária de 55 anos
ou mais, com 25%.
Já quem tem entre 35 e 54 anos valoriza mais a mentalidade colaborativa do que as outras faixas etárias.
Diretores de pequenas empresas (20 a 49 empregados) priorizam mais a
mentalidade estratégica e a competitividade do que os diretores de
grandes empresas (1 mil empregados ou mais).
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos com mais de 1 mil trabalhadores e 2.200 diretores.
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