quarta-feira, 15 de outubro de 2014

EXCELÊNTE! FOI ESSE O TERMO USADO PELOS PARTICIPANTES DO II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Excelente! Foi assim, a avaliação feita não só pela a comissão organizadora, mas também pelos participantes do II Congresso de Educação “Educadores que transformam, em busca de Excelência”.




PRIMEIRO DIA
Logo cedo foram feito os credenciamentos dos professores. Em seguida a cerimônia de abertura com apresentação em vídeo das ações do governo municipal. Uma espécie de prestação de contas e a participação da Banda de Música da Escola Municipal Monteiro Lobato. 
 
 A prefeita Gleide Santos e vários secretários municipais prestigiaram o evento. Gleide Santos em seu discurso agradeceu a presença de todos, e reafirmou o seu compromisso com a melhoria da educação no município. “Temos que trabalhar incansavelmente por uma educação de excelência, para que o nosso município se desenvolva, forme cidadãos críticos e conscientes”. Enfatiza Gleide Santos.

Em seguida a Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, deu as boas vindas e também agradeceu a todos pela demonstração do compromisso  por uma educação de qualidade. Pediu que os participantes aproveitassem o máximo possível. “Um congresso desse nível, requer grande esforço. Na historia de Açailândia, nenhum outro gestor havia realizado um evento igual a esse, com palestrantes de reconhecimento nacional e internacional”. Lembra Ivanete Carvalho.

Logo depois, o professor Paulo Buzar, falou sobre o tema; “O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas”? “Excelência com Equidade: Como Garantir um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos”?

No período da tarde, na segundo palestra do dia, foi a vez do professor Dr. e escritor, Casemiro de Medeiros Campos, discorrer sobre o tema; “Qualificando a Equipe Gestora para Alcançar Resultados de Excelência”.
 
Os mais de 1.300 educadores, presentes ouviram do início ao fim a palestra do professor Casemiro, que chamou a atenção para as novas práticas da docência, o projeto político pedagógico das unidades escolares na atualidade, as competências e as novas diretrizes para a formação dos seres humanos. 

No encerramento do primeiro dia, a que da SME fez sorteio de brindes para os professores presentes.

NO SEGUNDO DIA

A expectativa era em relação à palestra da pedagoga, assistente e escritora, Emília Cipriano, que falaria sobre o tema; “Uma verdadeira imersão para a Excelência em Educação. Que rumo seguir”?  
Emília Cipriano, foi simplesmente FANTÁSTICA! Com muita competência, discorreu sobre o tema. Envolveu e emocionou a todos ao falar da sua experiência como educadora.
 
Em seguida, Joel Adriano Maciel, pesquisador em Gestão de Pessoas, que falou sobre o tema “Sete Pilares para a Excelência”. Que também deu um “show” de conhecimento e envolveu da mesma forma os participantes.

Na parte da tarde, o palestrante professor, Claudio de Moura Castro, da Rede Pitágoras, encerrou com “chave de ouro” falando sobre, “Valores Educacionais: fortalecendo o Trabalho em Equipe no Sistema Educacional”

E em seguida a professora, Elaine Beatriz, divulgou oficialmente, as Escolas da Rede Pública Municipal com melhor IDEB. As E. M. Escola Jesus de Nazaré e E.M. Roseana Sarney. O premio como reconhecimento, para as duas escolas, foi uma Lousa Digital para cada, e certificados de Honra ao mérito para os professores que se destacaram nas referidas escolas.
 
A Secretária Municipal de educação, professora Ivanete Carvalho, encerrou oficialmente, agradecendo a dedicação de todos e em seguida realizou o sorteio de dezenas de brindes (doação do comércio local) para os professores presentes. Tablet’s, Celulares, televisão, microsistem  e até uma geladeira.

No encerramento da programação, foi oferecido aos mais de 1.300 professores da rede municipal, um coquetel, finalizando assim, com EXCELÊNCIA, o maior evento do setor educacional na história de Açailândia.

Zeca Carvalho
DRT/MA 1041













Nenhum comentário: