quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ESCOLAS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA DESENVOLVEM PROJETO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA.

Com o tema “ÁFRICA QUE TE QUERO VER”, as comunidades das Escolas da Educação no Campo do Município de Açailândia  desenvolveram  durante 90 dias várias atividades pedagógicas voltadas para a cultura Afro-Brasileira.
O projeto desenvolvido atende o que dispõe na Lei no 10.639/2003, que inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política  pertinentes à História do Brasil.
Para celebrar a luta do negro por liberdade e lembrar um dos lideres de maior expressão nacional, Quilombo dos Palmares, foi instituído o dia da consciência negra através da lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.  
Como forma de homenagear os negros. A direção da Escola Divina Providência na região do km. 30, realizou  a culminância do projeto  “ÁFRICA QUE TE QUERO VER” com uma programação de excelência. Os alunos apresentaram dança africana, poesias, desfile e capoeira.
Além das apresentações, houve também amostra de produções literária, desenho, caricaturas, objetos e uma variedade de comida da culinária africana que ao final foi servida para todos os participantes do evento.
Para a diretora da escola, professora Maria Adeilce, o projeto ora desenvolvido, foi uma excelente oportunidade de aprendizado não só para  os alunos, mas  para todos os  envolvidos. “ Sinto me feliz, em poder participar desses momentos valiosos em nossa comunidade”. A firma Maria Adeilce.
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041










Nenhum comentário: