segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Filme de aluna maranhense será apresentado em Brasília.
 
 
O Maranhão apresentará o relato da experiência dos vencedores do concurso Escola, Roteiro e Cinema, 20 e 21 de novembro, em Brasília, durante a Reunião de Coordenadores Estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O trabalho foi promovido pela TV Escola, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). O objetivo do ProInfo é promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
Na ocasião será apresentado o trabalho da estudante Milane Brandão dos Santos, da 8ª/9ª ano do ensino fundamental, do Centro de Ensino Leda Tajra, que venceu o concurso em 2012, com o curta metragem “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”. Como prêmio ela ganhou uma viagem a Espanha, juntamente com mais quatro roteiristas premiados, entre mais de 140 trabalhos de todas as regiões do país.
O Escola, Roteiro e Cinema tem como público alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental de todo o país (6º ao 9º ano), matriculados nas escolas públicas e que fazem parte do Programa “Mais Educação” para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”.
O evento buscou fomentar a elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, trabalhando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
Neste programa está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações da Organização, tais como o Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero-América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania.
Mais Educação
Instituído em 2010, o programa é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove tanto a ampliação dos tempos, dos espaços e das oportunidades educativas, quanto o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
O “Mais Educação” também é elemento de articulador nos bairros, pois, proporciona arranjos educativos locais em conexão com a comunidade que organiza ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social, em torno da escola pública.
Ao apresentar contribuições significativas para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, o programa estimula atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas.
Dessa forma, no macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, inserem-se atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.
O Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” contribui para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.

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