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quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Juiz Marcelo Baldochi é afastado preliminarmente pelo Tribunal de Justiça

A decisão foi tomada em sessão plenária do Órgão Especial do TJMA

Juiz Marcelo Baldochi foi afastado pelo TJ 
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) afastou preliminarmente do cargo, em sessão plenária administrativa nesta quarta-feira (17), o juiz da 4ª Vara Cível da comarca de Imperatriz, Marcelo Testa Baldochi, com a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), para apuração de fatos supostamente abusivos e incompatíveis com o exercício da magistratura, ocorridos no dia 6 de dezembro no aeroporto de Imperatriz, quando o magistrado deu voz de prisão a funcionários de uma empresa aérea após não ter conseguido embarcar em voo com destino a Ribeirão Preto (SP). O juiz responde a outras duas sindicâncias para investigação de denúncias.

O desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo, que presidiu as investigações da sindicância, verificou indícios graves de infração disciplinar por parte do juiz, principalmente com a determinação imotivada da prisão dos funcionários da empresa aérea, manifestando-se pela instauração do PAD com afastamento preventivo, por entender que a permanência do magistrado no cargo, ante a instalação de um estado de pânico, poderia influenciar e atrapalhar o curso das investigações.

Durante a investigação preliminar, o desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo ouviu os funcionários da empresa aérea, o delegado responsável pelo caso e o juiz Marcelo Baldochi.

Ele ressaltou a existência de diversas outras reclamações e representações contra o juiz apresentadas por advogados, membros do Ministério Público e pessoas da comunidade, dando conta de práticas como abuso de poder, usurpação de competência, entre outras.

“Daí a necessidade de medidas urgentes por parte do Tribunal, ante a influência e o poder deliberado do juiz no âmbito da comarca, evidenciado in loco ante os inúmeros depoimentos a esta comissão sindicante”, frisou o desembargador.

Os desembargadores Antonio Guerreiro Júnior e Jorge Rachid votaram contra o afastamento e instauração do PAD, por entenderem que a medida nesse momento representaria cerceamento de defesa. (Do TJMA)

Comissão aprova jornada integral para o Ensino Médio


A proposta também torna obrigatório o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os alunos.
A Comissão Especial que analisa proposta (PL6840/13) que estabelece jornada integral para o Ensino Médio aprovou o relatório final nesta terça-feira (16). A proposta prevê que o ensino médio em tempo integral deverá estar disponível em 50% das escolas e para 25% dos alunos em dez anos. O tempo de aula vai passar das atuais 800 horas para 1.400 horas/aula.
A jornada escolar de sete horas incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, devendo ser progressivamente ampliado o período de permanência na escola, a critério dos sistemas de ensino e de acordo com as diretrizes, objetivos, metas e estratégias estabelecidos no Plano Nacional de Educação.
Pelo texto aprovado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser prestado por todos os alunos e fará parte da grade curricular. O Enem terá validade de três anos, sendo facultada ao aluno a possibilidade de repetir o Exame a qualquer tempo.
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária
Legenda
Outra inovação trazida pela proposta permite que o ensino médio seja organizado em períodos, ciclos ou no sistema de créditos. Essa medida tem por finalidade permitir que o aluno passe para a série seguinte, desde que curse novamente a matéria onde não obteve sucesso.
Áreas de conhecimento 
O Ensino Médio será organizado em quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Dentro dessa divisão, o aluno poderá optar por qualquer uma das áreas para ter aulas extras no contraturno. O período oposto ao das aulas do currículo comum também poderá ser utilizado para a educação profissionalizante.

Para o presidente da comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), as alterações propostas dão mais poder para que o aluno do ensino médio escolha sua área de preferência e possa continuar estudando. "Quando ele for fazer o Enem, que hoje é a porta das oportunidades, ele já terá tido o direito ao conhecimento geral e ao mesmo tempo a escolha de estudar mais uma área do conhecimento - aquela que ele tem mais afinidade. Ou então, ele pode ter feito a escolha por um ensino técnico-profissionalizante sem prejudicar a sua formação geral."
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. prof. Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)
Para a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), o relatório aprovado na comissão não traz avanços para o Ensino Médio.
Sem avaços
Para a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), o relatório aprovado na comissão não traz avanços para o Ensino Médio. "Essa é a etapa da educação básica com maiores problemas e desafios pela questão da identidade. Eu fico muito constrangida em votar porque não vi avanço. Na verdade, na minha opinião, é inócuo não tem mudança, não tem novidade, a gente não avança e vamos perder a oportunidade de analisar um tema que requer se debruçar. E nós não conseguimos avançar."
Tramitação
O texto aprovado agora segue para votação do Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

Estudante de Açailândia vence etapa estadual do “Desafio Universitário” do Sebrae


Jovem foi o um dos quatro representantes do Maranhão na etapa Nacional, que aconteceu em Brasília

O estudante açailandense Wanderson Sousa ficou em 2ª lugar entre os três finalistas da etapa estadual do Desafio Universitário realizado pelo Sebrae. Wanderson é acadêmico do 4° período de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Açailândia, e participou da disputa na etapa nacional do prêmio, realizada no último mês, junto aos outros estudantes maranhenses em Brasília.02_Vencedor Desafio Açailândia

O universitário conta que, ao ver um cartaz colado nas paredes da faculdade, aceitou o desafio e fez sua inscrição. “Estava andando pelos corredores quando vi o cartaz e decidi me inscrever. Não tinha ideia do que aconteceria, mas tinha certeza que obteria bastante conhecimento”, justificou.
Após a inscrição ele passou um ano realizando atividades e fazendo os cursos na área de empreendedorismo, além de participar de bate-papos com especialistas em negócios, que passaram a ele noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança – tudo isso através da plataforma EAD.

O desempenho de Wanderson Sousa nos cursos e atividades propostas pelo Desafio Universitário garantiu uma vaga para disputar o prêmio em Brasília com universitários do país inteiro. Os três primeiros colocados de cada um dos estados brasileiros receberam um smartphone, um kit estudante e um troféu de finalista do Desafio Universitário.
Nesta segunda etapa do desafio, ele pôde aprender sobre empreendedorismo na prática, diretamente com empreendedores de várias partes do Brasil e participou de atividades em que precisou lidar com situações de convivência, administração de tempo para cumprir prazos e tomar decisões gerenciais que podem definir o sucesso de qualquer empresa.

Para Wanderson, participar desta competição foi primordial para que seus conhecimentos na área de negócios sejam expandidos. “Posso dizer que esta foi uma experiência única, pois lá eu pude aprender realmente com especialistas da área e com pessoas que vivenciaram a abertura e fechamento de empresas. Foi um aprendizado muito valioso, que vai me ajudar na Universidade e na vida profissional”, destacou.
O gestor de projetos do Sebrae, Rhaufe Fonseca informou que o Desafio Universitário estimula os estudantes a desenvolver suas características empreendedoras, colocando à prova sua habilidade em gerir negócios e aprendendo conceitos e práticas de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

O desafio

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país. Ao participar do Desafio o estudante é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Por: Mariana de Sousa

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Açailândia é parabenizada pela coordenação da OBA, em função dos Resultados da cidade na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica




Olá!
Envio informações sobre a quantidade de alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na cidade de Açailândia (MA).
Obrigado.
 Att,
Tiberius Drumond
Assessor de imprensa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Veja  o texto recebido a assessoria da OBA.

Açailândia é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
 

A cidade de Açailândia (MA) conquistou 22 medalhas de ouro na edição desse ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes alcançaram 33 medalhas, somando ouro, prata e bronze.
A OBA vem instigando, há 17 anos, o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins. Em 2014, foram distribuídas quase 43 mil medalhas, um aumento de 26% em relação à edição anterior. Ao todo, participaram 772.257 estudantes dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados do país. A OBA contou com o auxílio de mais de 62 mil professores.
 Em paralelo à OBA, foi realizada a 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que recebeu projetos de aproximadamente 62 mil alunos de escolas públicas e particulares, quase 10 mil a mais do que em 2013. Foram entregues cerca de 5 mil medalhas e os 500 estudantes do ensino médio que lançaram o mais longe possível os seus foguetes terão a oportunidade de participar da Jornada de Foguetes no final de outubro. O evento oferecerá palestras com astrônomos, além de troféus e bolsas de iniciação científica Júnior, distribuídas pelo CNPq.
Outros estudantes também poderão mostrar os seus trabalhos nas Jornadas Espaciais, eventos organizados pela Agência Espacial Brasileira.  As programações contam com oficinas sobre ciências espaciais e visitação a instituições de grande relevância nas ciências aeroespaciais.
 Para o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador da OBA, o sucesso da olimpíada se deve à continuidade das ações promovidas, como a doação anual de livros, galileoscópios, revistas “Ciência Hoje” e planisférios, e a aquisição de novas ferramentas de ensino. “Para ajudar na ampliação do conhecimento científico dos jovens, especialmente no que tange à astronomia, adquirimos um planetário digital para ser utilizado em todos os nossos eventos”, revela.
 Canalle ainda ressaltou a importância dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). “Eles vêm sendo utilizados para compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da disciplina, além de divulgar a relevância dessa ciência em âmbito regional”.
 Todas as escolas participantes têm à disposição sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas em sala de aula. No site da olimpíada, é possível ler observações astronômicas e instruções simples de como construir os relógios de Sol e Estelar, o planisfério celeste rotativo, montagem e lançamento de foguetes feitos de garrafas pet.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências astronômicas e espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2015) abrirá suas inscrições para o próximo ano a partir de janeiro.
 Os mais bem classificados poderão representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana de 2016, além de participarem do Space Camp e das Jornadas Espacial e de Foguetes.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica













quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PREFEITURA ENTREGA PRÊMIOS AOS VENCEDORES DO 2ª CONCURSO “CIDADE ONDE MORO”.


 AÇAILÂNDIA - A prefeitura Municipal de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, premiou os primeiros colocados nas Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa, Olimpíada de Astronomia e do Concurso Cidade onde Moro, esse criado já na gestão da prefeita Gleide Santos. Hoje foi entregue também aos alunos que participara do projeto “Arte nos trilhos” o livro do artista Paulo Portela, coordenador do projeto.  Para a alegria de todos. A capa traz a foto da professora Meg Pacheco, escolhida entre dezenas de municípios, inseridos no projeto, ao longo da ferrovia. O evento aconteceu nesta Quarta Feira 10/12, na quadra da SEDEL .

A SME, além dos alunos vencedores do concurso, entregou prêmios também para as escolas e professores/monitores dos campeões. Este ano a premiação triplicou. Foram 8 bicicletas, 7 tablet’s para alunos, 9 tablet’s para professores, 10 celulares para alunos, 8 celulares para professores, 10 notebook’s para escolas, 9 câmeras fotográficas para escolas, 8 micro system para alunos, um viagem turística aos lençóis maranhense, para os primeiros colocados, com direito a um acompanhante, além de medalhas e certificados de honra ao mérito.
A Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, garante que esse tipo de projeto foi implementado na gestão da prefeita Gleide Santos, justamente para incentivar os alunos a estudarem mais e valorizar também os profissionais da educação. Segundo a coordenadora do concurso, professora Eline Nascimento, este ano já houve uma participação maior por parte da comunidade escolar, foram cerca de 200 trabalhos avaliados pela comissão. 

ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041
              



































VBL anuncia aumento de 25% na frota em ITZ


Transporte Público

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O reforço é para o período festivo de fim de ano.
Divulgação / Assessoria

IMPERATRIZ – Em virtude das festas de fim de ano, quando há maior fluxo de pessoas usando transporte público, a frota de ônibus da Viação Branca do Leste (VBL) aumentará em 25% a partir do dia 15 de dezembro (segunda-feira). A empresa detém 70% da linha de coletivos de toda a cidade.

Atualmente existe uma média de 80 ônibus circulando em todo o município. Com o aumento, esse número subirá para um total de 100 a 110 ônibus à serviço da população, podendo aumentar conforme a necessidade.

De acordo com o diretor da VBL, Denis Policarpo, o aumento acontecerá onde houver maior necessidade, garantindo tranquilidade no transporte de passageiros durante o final de ano. “A gente está aumentando a frota para suprir a necessidade dos usuários”, conclui.

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