quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Estudante de Açailândia vence etapa estadual do “Desafio Universitário” do Sebrae


Jovem foi o um dos quatro representantes do Maranhão na etapa Nacional, que aconteceu em Brasília

O estudante açailandense Wanderson Sousa ficou em 2ª lugar entre os três finalistas da etapa estadual do Desafio Universitário realizado pelo Sebrae. Wanderson é acadêmico do 4° período de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Açailândia, e participou da disputa na etapa nacional do prêmio, realizada no último mês, junto aos outros estudantes maranhenses em Brasília.02_Vencedor Desafio Açailândia

O universitário conta que, ao ver um cartaz colado nas paredes da faculdade, aceitou o desafio e fez sua inscrição. “Estava andando pelos corredores quando vi o cartaz e decidi me inscrever. Não tinha ideia do que aconteceria, mas tinha certeza que obteria bastante conhecimento”, justificou.
Após a inscrição ele passou um ano realizando atividades e fazendo os cursos na área de empreendedorismo, além de participar de bate-papos com especialistas em negócios, que passaram a ele noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança – tudo isso através da plataforma EAD.

O desempenho de Wanderson Sousa nos cursos e atividades propostas pelo Desafio Universitário garantiu uma vaga para disputar o prêmio em Brasília com universitários do país inteiro. Os três primeiros colocados de cada um dos estados brasileiros receberam um smartphone, um kit estudante e um troféu de finalista do Desafio Universitário.
Nesta segunda etapa do desafio, ele pôde aprender sobre empreendedorismo na prática, diretamente com empreendedores de várias partes do Brasil e participou de atividades em que precisou lidar com situações de convivência, administração de tempo para cumprir prazos e tomar decisões gerenciais que podem definir o sucesso de qualquer empresa.

Para Wanderson, participar desta competição foi primordial para que seus conhecimentos na área de negócios sejam expandidos. “Posso dizer que esta foi uma experiência única, pois lá eu pude aprender realmente com especialistas da área e com pessoas que vivenciaram a abertura e fechamento de empresas. Foi um aprendizado muito valioso, que vai me ajudar na Universidade e na vida profissional”, destacou.
O gestor de projetos do Sebrae, Rhaufe Fonseca informou que o Desafio Universitário estimula os estudantes a desenvolver suas características empreendedoras, colocando à prova sua habilidade em gerir negócios e aprendendo conceitos e práticas de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

O desafio

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país. Ao participar do Desafio o estudante é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Por: Mariana de Sousa

Nenhum comentário: