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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA RECUPERA MAIS DE 300 KM DE ESTRADAS VICINAIS COM RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO.


Depois de encontrar todas as estradas vicinais abandonadas, a Prefeitura de Açailândia realizou um estudo para identificar quais as estradas rurais ficaram totalmente estragadas e impossibilitadas de tráfego, causando grandes prejuízos aos moradores e pequenos agricultores da região, a prefeita Gleide Santos (PMDB) determinou a recuperação de todas as estradas da zona rural do município.

Nesta Semana a equipe da secretaria de infraestrutura coordenada pelo Sr. Adão Gomes está concluindo os trabalhos de recuperação e abertura de mais de sete 7 km na estrada vicinal conhecida como região do KM 38 (Na região conhecida como Perigoso entrada no km 645 ás margens da Br-222) onde foi aberta e enlarguecida toda a estrada vicinal que não existia, em alguns pontos foram recuperados e outros trechos receberam o empiçaramento e a raspagem geral cuja conclusão está prevista para está semana.

Totalizando 337 km de estradas vicinais recuperadas na extensa zona rural de Açailândia, sendo: 49 km no Povoado Novo Bacabal, 139 km Surubijú trechos entre a divisa de Redenção no Pará e Km 30, 100 km entre o Povoado Rio Azul e Três Lagoas (na divisa de Bom Jesus das Selvas), 25 km Centro dos Pretos, 15 km Centro do Alcides e 9 Km no Povoado do Km 30.

Os trabalhos de recuperação das estradas continuam acontecendo onde já foram recuperadas todas as estradas que dão acesso às fazendas dessas localidades. Ainda no cronograma do programa de recuperação de estradas vicinais foram inclusas algumas estradas da região do café sem troco entre outras que ligam até a região do Pindaré na divisa com cidade de Bom Jesus das Selvas.

No período de tempo seco a prefeita Gleide Santos (PMDB) determinou que acelerássemos os trabalhos de recuperação de todas as nossas estradas rurais”, acrescentou Sr. Adão Gomes Coordenador das estradas Vicinais.

O programa de recuperação de estradas rurais de AÇAILÂNDIA é custeado com recursos próprios do município, sem nenhum auxilio dos governos estadual ou federal. A decisão da prefeita Gleide Santos atende a diversas solicitações dos moradores e agricultores, que têm dificuldade de em se deslocar e escoar a produção.

“A recuperação das estradas rurais beneficia aproximadamente 50% da população que reside, trabalha e estuda na extensa zora rural que necessitam diariamente de bom acesso e condições para escoar a produção e levar os alunos que estudam na zona urbana”, enfatizou a prefeita Gleide Santos que não tem medido esforços para dar melhor qualidade de vida para população Açailandense.

Segundo o Sr. Valdemar Nascimento Carvalho residente a mais de 33 anos no km 38, está muito feliz de ter visto pela primeira vez as máquinas da prefeitura de Açailândia trabalhando na recuperação daquela estrada. Sr. Valdemar, Aproveitou a oportunidade para agradecer a prefeita Gleide Santos dizendo que somente ela foi capaz de lembrar dos moradores do km 38 região antes esquecida nas outras administrações.

Mantendo o período de estiagem neste mês de Novembro/2013 a equipe da patrulha mecânica (composta por 15 homens, uma patrol uma retroescavadeira e 06 caçambas) se deslocará para a recuperação das estradas vicinais que dão acesso ao Povoado Córrego Novo e Assentamento Califórnia entre outras que estão no cronograma de recuperação.

Fonte/Folha de Cucha

“II SEMANA DO BEBÊ” ACONTECERÁ EM AÇAILÂNDIA DE 25 A 29 DE NOVEMBRO


Reunião do projeto
Realizada em Açailãndia-MA pela primeira vez em 2011, a “Semana do Bebê” é um compromisso do município, dentro das atividades do programa “Selo UNICEF Município Aprovado Amazônia”, e que deve ser anual.

Em 2012, infelizmente não foi realizada, embora fosse o ano da certificação de Açailândia na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF.
Mas acontecerá em 2013, e como primeira atividade/tarefa da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF, a qual Açailândia aderiu no início deste mês de novembro, através da Prefeita Gleide Lima Santos e da Conselheira Presidente Ivanize Mota Compasso Araújo, do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espécie de avalista/fiador junto ao UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A “II Semana do Bebê” acontece na próxima semana, com a seguinte programação:

1) Dia 25/11, segunda-feira, 0900 horas, “Abertura da Semana”, na Igreja Batista Missionária, com a apresentação do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, pelo Articulador do Selo, Apóstolo Osvaldo Cruz, e palestra “Por que investir no Bebê?”, com a Enfermeira Linda Grace, da Secretaria Municipal de Saúde;

2) Da tarde de 25/11 à tarde de 27/11, quarta-feira, “Oficinas com Gestantes”, nos Postos de Saúde, sendo:

1ª) dia 25, 1500 horas, Vila Maranhão/Jacu;

2ª) dia 26, terça-feira, 0830 horas, Laranjeira;

3ª) 1500.........Vila Capeloza;

4ª) dia 27,quarta-feira,0830.........Vila Ildemar;

5ª) 1500.........Pequiá.

À noite, a partir das 1800 horas, na Praça da Bíblia,

Stand na “Ação SEMAS”.

3) Dia 28/11,quinta-feira, 0800-1730 horas:

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

“Ação Cidadã”

4) Dia 29/11, sexta-feira, 0730 horas: Encerramento

“Caminhada”, da Praça do Mercado até a Praça do Pioneiro.

O que é a “Semana do Bebê”

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

E qual a importância da atenção á Primeira Infãncia? E do “Selo UNICEF”?

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.

Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.

Por isso, representa uma janela de oportunidades.

A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A disseminação da “Semana do Bebê” por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.

Já o “Selo UNICEF Município Aprovado” é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece o esforço dos municípios que mais avançam em termos de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de meninos e meninas.

A iniciativa do UNICEF busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes da região amazônica brasileira.

(Por Eduardo Hirata, da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, com base no site do UNICEF e informações do COMUCAA)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

AÇAILANDIA, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO REALIZAM A PROVA BRASIL




Teve início ontem Segunda Feira 19/11, e  termina nesta Sexta Feira 22/11,  a aplicação da Prova Brasil para os alunos  da rede  pública de ensino  do município de Açailândia. 
Durante cinco dias cerca  5.650 alunos do 3º , 5º e 9º  do fundamental  responderam  questões  socioeconômico e de conhecimento. A aplicação das provas em Açailândia é de responsabilidade  da URE - Unidade Regional de Educação.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. As escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries  avaliadas também farão a Prova Brasil.
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA  1041

“Casa do Professor” vai apresentar uma vasta programação na finalização do Projeto: Centenário Vinicius de Moraes



 

A Secretaria Municipal de Educação através  da “Casa do Professor” vai apresentar   uma vasta programação na finalização  do Projeto: Centenário Vinicius de Moraes: Um estímulo à paixão pela leitura, desenvolvido pelas Auxiliares das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino, juntamente com a Equipe Pedagógica da Casa do Professor.
O objetivo principal e  provocar o interesse dos alunos pela leitura.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

DATA/HORÁRIO
ESCOLA
LOCAL
25/11/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Simone Macieira
Escola Municipal Ângelo Claudinei Capeloza
Escola Municipal Julieta Quintal
Escola Municipal Julieta Quintal - Extensão
Escola Municipal Raimunda Telefre Sampaio
Escola Municipal Amiguinhos de Jesus

Praça Nossa Senhora de Fátima
26/11/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Rafael de Almeida
Escola Municipal Sara Kubitschek
Escola Municipal Arenyvya De Paula

Praça Maria Alves      (ao lado do Cemitério)
27/11/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio
Escola Municipal Cecília Meireles
Escola Municipal São João Batista
Escola Municipal Tancredo Neves
Escola Municipal Roseana Sarney

Praça do Pioneiro
28/11/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Eduardo Pereira Duarte
Escola Municipal  Darcy Ribeiro
Escola Municipal Antônio Oliveira Campos

Praça do Trabalhador
(Massaranduba)
29/11/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Jesus de Nazaré
Escola Municipal Aldebarã
Escola Municipal Raimunda Oliveira Nascimento

Praça Santo Antônio
02/12/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Iranilde da Conceição Sobral
Escola Municipal Fernando Rodrigues
Escola Municipal Aulidia Gonçalves
Escola Municipal Aulidia Gonçalves Extensão
Escola Municipal Crislayne Gonçalves

Praça do Patizal
03/12/2013
08:00 às 11:30
Escola Municipal Gonçalves Dias
Escola Municipal Pingo de Gente
Escola Municipal Gastão Vieira
Escola Municipal Monteiro Lobato
Escola Municipal Tania Leite
Escola Municipal Kiola Sarney

Praça da Bíblia


 “Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”
 ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA1041

domingo, 17 de novembro de 2013

Professor que nunca havia reprovado um só aluno



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Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.
Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.
Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.
O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”
1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando  dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

Texto adaptado por: Rodrigo Campanini Rubio


Maior cachorro do mundo pode ser abandonado



O maior cachorro do mundo, segundo o Livro dos Recordes, está prestes a ser abandonado.

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cachorro gigante

Defensores dos direitos dos animais dos EUA estão em pé de guerra com uma dona de casa que está tentando, a todo custo, se livrar de seu cãozinho de estimação, entenda:
Em março de 2011, Emma Holmes comprou um filhote de cachorro no site Ebay, o que ela não imaginava era a reviravolta que esse pequeno filhote promoveria em sua vida. Segundo Emma, o anunciante dizia que o cachorro não passaria dos 40cm de altura e dos 15kg, mas para sua surpresa em apenas 3 meses o cachorro, que recebeu o nome de Pingo por ser um filhote muito pequenino, já tinha 53cm e pesava quase 20kg.
Neste último mês de maio, o Guinness Book reconheceu Pingo como o maior cachorro do mundo, o que rendeu à conta bancária de Emma a quantia de US$ 20.000,00. Mas nem tudo são flores na vida de Emma e Pingo, o cachorro come impressionantes 5kg de ração premmium por dia, uma dívida mensal de mais de US$ 700. Sem contar os custos com remédios, já que o crescimento exagerado deixou Pingo com algumas sequelas.
“Não bastasse ele comer exageradamente e todos os problemas de saúde, eu preciso de cadeados nos armários da cozinha porque ele sabe abrir as portas e come absolutamente toda comida que encontrar. Mas o que mais me incomoda no Pingo é o tamanho do cocô, são literalmente kilos de cocô e litros de xixi que eu preciso limpar o tempo todo, não tenho mais condições psicológicas de ficar com ele, apesar de amá-lo” disse Emma em entrevista ao nosso repórter Inássio Arafá, hoje cedo por telefone.
Emma está fazendo uma campanha na rádio local para encontrar um novo dono para Pingo, desde Julho, sem sucesso. Ela alega que se não arrumar um novo dono para o animal até janeiro, o deixará na rua para que os ativistas que tanto “enchem o seu saco” tomem uma providência.
E você, acha que Emma está errada em tentar se livrar de Pingo? Opine!

sábado, 16 de novembro de 2013

Vereador é atacado e engolido por planta carnívora no Pará, mas sobreviveu





Funcionário da fazenda que socorreu e salvou o patrão contou como a planta engoliu o vereador

Na zona rural de Santarém – interior do Estado do Pará – um vereador foi atacado e engolido por uma planta carnívora, mas conseguiu sobreviver graças ao socorro dos funcionários de sua fazenda. O vereador teve o braço esquerdo amputado, perdeu alguns dentes e a aliança de casado.



De acordo com um dos moradores da fazenda, que socorreu o chefe, a planta estava com a boca aberta, o vereador se aproximou para observá-la e recebeu o bote. "A danada da planta abocanhou meu patrão, parecia um bicho vivo, eu peguei a foice e cortei toda e ele escapou fedendo", disse o caseiro.

De acordo com um botânico, que estuda plantas na região do Pará e Amazonas, nunca uma espécie do tipo foi detectada pela ciência naquela região. “Essa planta foi plantada aqui com algum proposito”, disse.

A polícia vai investigar o caso e uma equipe de ambientalistas está analisando se existem outras espécies da mesma planta espalhadas na região.

O vereador não quis conversar com a imprensa, mas a família acredita que, se a planta foi plantada nas terras propositalmente, levanta-se a suspeita de ter sido praticada pela oposição.

Fonte/
G17 

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