Teve início ontem Segunda Feira 19/11, e termina
nesta Sexta Feira 22/11, a aplicação da
Prova Brasil para os alunos da rede pública de ensino do município de Açailândia.
Durante
cinco dias cerca 5.650 alunos do 3º , 5º
e 9º do fundamental responderam questões socioeconômico e de conhecimento. A aplicação
das provas em Açailândia é de responsabilidade
da URE - Unidade Regional de Educação.
A
Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são
avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o
objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional
brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos
testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental e na terceira
série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua
portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de
problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações
sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores
e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que
coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A
partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias
estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao
aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades
existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades
identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas
identificadas como prioritárias.
As
médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação
nessas esferas.
Além
disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos
resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas
de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho
específico das escolas públicas urbanas do país.
Os
dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se
acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como
um todo. As escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas
séries avaliadas também farão a Prova Brasil.
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041
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