.post-body { text-align: justify; }.post-body, .post-content, .blog-posts .post { text-align: justify !important; } Portal OF NEWS: junho 2025

segunda-feira, 30 de junho de 2025

o Flamengo de felipe luiz, perdeu pro bayern e dá adeus à copa do mundo de Clubes.

MIAMI (EUA) – O Flamengo está eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Neste domingo (29), o Rubro-Negro foi superado pelo Bayern de Munique por 4 a 2, em partida válida pelas oitavas de final, realizada em Miami.

O time alemão dominou o início do jogo e abriu 2 a 0 logo nos primeiros oito minutos, com gols de Pulgar (contra) e Harry Kane. Gerson ainda descontou com um belo gol, mas Goretzka ampliou antes do intervalo. No fim da primeira etapa, Erick Pulgar saiu machucado com suspeita de fratura no pé direito.

Na volta do segundo tempo, Jorginho diminuiu para o Flamengo em cobrança de pênalti, mas Kane voltou a marcar e fechou o placar para os bávaros.

Com o resultado, o Bayern avança às quartas de final e enfrentará o PSG no sábado (5), em Atlanta. Já o Flamengo retorna ao Brasil, assim como o Botafogo, eliminado pelo Palmeiras. .

O Fluminense é o último brasileiro com chance de avançar, enfrentando a Inter de Milão nesta segunda-feira (30)

Placar final

Bayern de Munique 4 x 2 Flamengo

Gols:

  • Bayern: Pulgar (contra), Kane (2x), Goretzka
  • Flamengo: Gerson, Jorginho (pênalti)

Local: Miami, EUA

Destaque: Harry Kane – decisivo com dois gols

#FlamengoEliminado #MundialDeClubes #FlamengoNoMundial #DerrotaDoFlamengo #BayernDeMunique #FutebolInternacional #FutebolBrasileiro #Flamengo2025 #RubroNegro #FutebolÉPaixão #FlamengoOut #ClubWorldCup #FIFAClubWorldCup #FlamengoVsBayern #BayernMunich #BrazilianFootball #InternationalFootball #FlamengoFans #SoccerMatch #FootballHighlights

sábado, 28 de junho de 2025

Palmeiras elimina Botafogo na prorrogação e avança às quartas do Mundial de Clubes nos EUA.

FILADÉLFIA (EUA) – O Palmeiras está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes! Em uma revanche das derrotas sofridas para o Botafogo em 2024, o Verdão venceu o rival carioca por 1 a 0 na prorrogação, neste sábado (28), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O herói da classificação foi Paulinho, que, mesmo com dores, marcou um golaço logo no início do tempo extra e garantiu a vitória alviverde.

O confronto, truncado e nervoso, terminou empatado sem gols no tempo regulamentar. Apesar do forte calor e do baixo nível técnico, o Palmeiras foi melhor na maior parte do jogo e teve as chances mais claras. A equipe de Abel Ferreira embolsa US$ 13,1 milhões (cerca de R$ 70 milhões) pela classificação e agora aguarda o vencedor de Benfica x Chelsea, que se enfrentam ainda neste sábado, em Charlotte.

Paulinho decide no sacrifício

Entrando no segundo tempo, Paulinho fez a diferença logo aos 9 minutos da prorrogação. Dentro da área, driblou Marlon Freitas com habilidade e finalizou com precisão, de canhota, no canto direito do goleiro John. O camisa 10 comemorou com sua tradicional flecha, mas logo precisou sair: por conta de dores na perna direita, não conseguiu atuar por muito tempo. Missão cumprida.

Com a vantagem no placar, Abel Ferreira recuou o time. A entrada de Micael reforçou a zaga, que se manteve firme mesmo após a expulsão do capitão Gustavo Gómez. O Verdão suportou bem a pressão final do Botafogo e selou a vaga entre os oito melhores do torneio.

Jogo truncado e tenso

Apesar de maior posse de bola para o Botafogo, foi o Palmeiras quem buscou mais o gol. O primeiro tempo teve poucas emoções, marcado por faltas duras e escassez de criatividade. Vitor Roque teve a melhor chance, mas parou na defesa. Richard Ríos também assustou com uma finalização na rede, mas pelo lado de fora.

Estêvão chegou a marcar no segundo tempo, mas estava impedido. Pouco depois, foi substituído e saiu visivelmente contrariado. Já Renato Paiva tentou dar mais ofensividade ao Botafogo com alterações, mas sua equipe não conseguiu ameaçar com consistência.

Sob o sol forte da Filadélfia, os dois times demonstraram cansaço e pouca inspiração. O empate em 0 a 0 no tempo normal parecia inevitável — até o talento individual de Paulinho surgir como diferencial.

Ficha técnica

PALMEIRAS 1 x 0 BOTAFOGO
Gol: Paulinho, aos 9min do 1º tempo da prorrogação
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Público: 33.657
Árbitro: François Telexier (França)
Cartões amarelos: Barboza, Gómez, Alex Telles, Artur, Piquerez, Marçal, Estêvão, Montoro, Aníbal Moreno, Weverton
Cartão vermelho: Gustavo Gómez (Palmeiras)

Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emi Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Estêvão (Paulinho [Micael]); Maurício (Facundo Torres), Allan (Mayke) e Vitor Roque (Luighi).
Técnico: Abel Ferreira

Botafogo: John; Vitinho, Jair (Kaio Fernando), Alexander Barboza (Arthur Cabral) e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Marlon Freitas e Allan (Montoro); Savarino (Joaquín Correa), Artur e Igor Jesus.
Técnico: Renato Paiva

Fonte: www.terra.com.br

#Palmeiras #Botafogo #ClubWorldCup #PalmeirasInTheWorldCup #PaulinhoHero #QuarterFinals #BrazilianFootball #SoccerUSA #PalmeirasVsBotafogo #FIFAClubWorldCup #WorldCup2025 #BrazilianClash #GreenAndWhitePower #MundialDeClubes #PalmeirasNoMundial #VitóriaDoPalmeiras #PaulinhoDecisivo #QuartasDeFinal #FutebolBrasileiro #FutebolInternacional #Filadélfia2025 #ClássicoBrasileiro #VerdãoNaCabeça #CopaDoMundoDeClubes #PalmeirasRumoAoTítulo

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Descoberta Gigante na Amazônia! Pesquisadores descobrem fóssil de tartaruga gigante da Amazônia no Acre.

Pesquisadores da Ufac, Unicamp e USP revelam fósseis quase completos da Stupendemys geographicus, ampliando o entendimento sobre a megafauna do Mioceno.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Universidade de Campinas (Unicamp) e da USP descobriu restos fósseis quase completos da Stupendemys geographicus, a maior tartaruga de água doce já conhecida. Os fósseis, encontrados no leito seco do Rio Acre em Assis Brasil, datam do Mioceno Superior, entre 10,8 e 8,5 milhões de anos atrás.

Os pesquisadores encontraram ossos do fêmur, fragmentos do antebraço e um grande pedaço do casco. Carlos D’Apolito Júnior, professor da Ufac e coordenador da expedição, destacou que a descoberta é surpreendente, já que a região é conhecida por fósseis fragmentados. A última expedição, realizada em 2022, havia encontrado apenas dentes de macacos e gambás.

Annie Schmaltz Hsiou, da USP, ressaltou que o material encontrado representa apenas uma fração do tamanho total da tartaruga. O projeto, denominado "Novas Fronteiras no Registro Fossilífero da Amazônia Sul-Ocidental", conta com o apoio de comunidades locais e indígenas, que colaboram nas escavações em áreas de difícil acesso.

Os pesquisadores estão realizando a datação mineral da geologia local, utilizando cristais de zircão. D’Apolito acredita que a descoberta pode indicar que a megafauna brasileira sobreviveu por mais tempo do que se pensava. O fóssil também poderá fornecer informações sobre o clima e a geografia da época, além de ajudar a entender a diversidade de espécies na América do Sul.

A Stupendemys geographicus é conhecida por seu tamanho impressionante, podendo atingir até 2,4 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada. Embora o fóssil encontrado não inclua o crânio, os pesquisadores inferem que a tartaruga provavelmente era onívora, alimentando-se de vegetais, moluscos e outros vertebrados. A pesquisa continua, com a expectativa de que novos achados possam enriquecer o conhecimento sobre a megafauna da região.

#Paleontologia #DescobertaFóssil #Amazônia #UFAC #Stupendemys #PréHistória #Ciência #Acre #TartarugaGigante #Fóssil #ExpediçãoCientífica #StupendemysGeographicus #GiantFossil #FossilDiscovery #PrehistoricTurtle #PaleontologyBrazil #AmazonFossils #UFAC #AcreAmazon #AssisBrasil #RioAcre

Fonte: Portal Tela - Foto: USP Imagens

Na pauta da CCJ, novo Código Eleitoral regula uso de IA em campanha Fonte: Agência Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vota no dia 9 de julho o projeto do novo Código Eleitoral (PLP 112/2021). O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), incluiu no texto uma série de dispositivos para regular e punir o uso abusivo de ferramentas de inteligência artificial nas campanhas.

O novo Código Eleitoral disciplina o uso de influenciadores, perfis falsos ou robôs para impulsionar conteúdo nas redes sociais, assim como a aplicação de ferramentas de inteligência artificial. Para Marcelo Castro, o tema é "novo e muito complexo".

— Tivemos todo o cuidado para que as pessoas não pudessem usar a inteligência artificial para deformar, desinformar e manipular a opinião pública. Nenhuma imagem, nenhuma manifestação através de inteligência artificial poderá ser publicada sem que fique expressamente claro que aquilo é fruto de inteligência artificial. Senão, você poderia muito bem pegar a imagem de uma pessoa dizendo coisas completamente contrárias àquilo que ela gostaria de dizer — afirmou o parlamentar em entrevista à TV Senado.

O projeto autoriza a Justiça Eleitoral a determinar a remoção de posts que não obedeçam às regras. Está prevista também a suspensão de contas de candidatos no caso de publicação reiterada de conteúdo considerado ilegal.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) questiona dispositivos do relatório. Para ele, algumas medidas ampliam o papel do Poder Judiciário em definir o que deve ou não ser considerado lícito ou fake news.

— Ampliam a responsabilização dos cidadãos e comunicadores por discursos potencialmente interpretáveis como ilegítimos. Você está criminalizando a crítica, está restringindo o debate público, está imputando penas às pessoas pela simples discordância — afirmou Marinho.

O projeto estava na pauta da CCJ no dia 11 de junho. Sem acordo, o colegiado decidiu adiar a votação. O prazo para o recebimento de emendas vai até 2 de julho.

Emendas

Até esta quinta-feira (26), o PLP 112/2021 havia recebido mais de 350 emendas. Na última versão do relatório, Marcelo Castro havia acolhido duas sugestões que buscam regular o uso da inteligência artificial nas eleições.

A primeira emenda incorporada foi proposta pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). Ele sugere a proibição de técnicas de inteligência artificial para simular voz ou imagem de pessoas vivas ou falecidas nas campanhas, mesmo que com autorização e independentemente de haver ou não intenção de enganar o eleitor.

A emenda de Jaques Wagner também previa a remoção pelas plataformas digitais de conteúdo manipulado, no prazo de 24 horas. Marcelo Castro não acolheu essa parte da sugestão. Segundo o relator, esse tema ainda não está "suficientemente maduro" para ser incorporado.

A segunda emenda acolhida foi proposta pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), mas adaptada por Marcelo Castro. Originalmente, ela tipificava o crime de criar e divulgar conteúdo de cunho sexual gerado por inteligência artificial para afetar a imagem de candidato a cargo eletivo. A pena prevista seria de um a quatro anos de reclusão.

Castro incluiu a sugestão em um artigo do Código Eleitoral que já pune com a mesma pena a divulgação de fatos inverídicos. No novo relatório, se o fato inverídico envolver o uso de inteligência artificial para simular a participação do candidato em situação de cunho sexual explícito, a pena é aumentada de um terço até a metade.

Fonte: Agência Senado

#IAnaPolítica #FakeNewsNasEleições #DemocraciaDigital #RiscosDaIA #DeepfakePolítico #CombateÀDesinformação #ManipulaçãoEleitoral #IAeDemocracia #TecnologiaResponsável #TransparênciaDigital #CódigoEleitoral #JustiçaEleitoral

Suprema Corte abre caminho para Trump barrar cidadania por nascimento.

Tribunal limita atuação de juízes federais e permite avanço de medida que impacta 14ª Emenda da Constituição dos EUA.

A Suprema Corte dos Estados Unidos limitou hoje o poder de juízes federais de barrar leis ou ordens do governo. A decisão ocorre em meio a uma disputa judicial sobre a proposta de Donald Trump de restringir a cidadania por nascimento.

O que aconteceu

O Supremo ordenou a tribunais inferiores que reconsiderem suas ordens. A decisão, porém, não permite que a política de Trump sobre cidadania entre em vigor imediatamente.

Juízes federais haviam suspendido a diretriz de Trump que restringia a cidadania por nascimento. As decisões foram emitidas nos estados de Maryland, Massachusetts e Washington.

A Suprema Corte atendeu então a um pedido do governo Trump contestando essas ações. A decisão do tribunal, de autoria da juíza conservadora Amy Coney Barrett, foi aprovada por 6 votos a 3.

A decisão de hoje, no entanto, não permite que a política de Trump entre em vigor imediatamente. Com os conservadores do tribunal em maioria e os liberais em desacordo, ficou definido que o decreto não entrará em vigor antes de 30 dias após a decisão.

“Ninguém contesta que o Executivo tem o dever de seguir a lei. Mas o Judiciário não tem autoridade irrestrita para fazer cumprir essa obrigação — de fato, às vezes a lei proíbe o Judiciário de fazer isso.” — Amy Coney Barrett

Trump assinou decreto em seu primeiro dia

O decreto que nega a cidadania por nascimento foi assinado no primeiro dia do segundo mandato de Trump, em 20 de janeiro. Ele orienta as agências federais a se recusarem a reconhecer a cidadania de crianças nascidas nos EUA que não tenham pelo menos um dos pais como cidadão norte-americano ou residente permanente legal (portador de “green card”).

A diretriz de Trump negaria a cidadania a mais de 150 mil recém-nascidos por ano, de acordo com os autores da ação que a contestaram, incluindo os procuradores-gerais democratas de 22 Estados, bem como defensores dos direitos dos imigrantes e imigrantes grávidas.

Fonte: noticias.uol.com — 27/06/2025

#SupremaCorteEUA #CidadaniaPorNascimento #Trump2025 #ImigraçãoEUA #DecisãoJudicial #DireitosDosImigrantes #DecretoDeTrump #AmyConeyBarrett #JustiçaAmericana #PolíticaMigratória

Governo britânico diz que criança brasileira de 11 anos deve retornar ao Brasil, mesmo com os pais vivendo legalmente no Reino Unido.

Hugo Barbosa e os filhos, Luca e Guilherme. A família contesta a decisão do governo britânico que negou a residência permanente a Guilherme e ainda aguarda a resposta sobre o pedido de Luca

Após cinco anos vivendo no Reino Unido com vistos regulares, o pesquisador brasileiro Hugo Barbosa teve o pedido de residência permanente para um de seus filhos, de 11 anos, negado pelo governo britânico — e ainda aguarda resposta, que tende a ser a mesma, para o outro, de apenas 8 anos.

O motivo da recusa foi o fato de que ele e a ex-esposa não possuem a guarda exclusiva das crianças, e apesar de ela ter um visto de trabalho, não possui status de residência permanente.

Com isso, os pais podem permanecer legalmente no país, mas os filhos ficam sem o direito à residência e enfrentam o risco de ter que deixar o Reino Unido, apesar de toda a vida construída ali.

Em 2019, Hugo deixou a cidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos, pela pequena cidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, para assumir um cargo como professor sênior de Ciência da Computação na universidade local.

Sua então esposa, Ana, e os dois filhos do casal, Guilherme e Luca, o acompanharam com o plano de construir uma nova vida no Reino Unido.

Fonte: BBC News Brasil em Londres

#HumanRights #UKImmigration #LetThemStay #ChildrenHaveRights #StopFamilySeparation #MigrationJustice #NoBanNoWall #ImmigrantRights #FamiliesBelongTogether #ImigraçãoReinoUnido #DireitosDasCrianças #CriançaBrasileira #ResidênciaNegada #FamíliaBrasileira #JustiçaMigratória #DireitoDeFicar #CasoGuilhermeELuca #BBCBrasil #ImigraçãoBritânica

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Cuidar da Aparência Não Tira o Foco do Futebol — Pelo Contrário, Valoriza o Espetáculo

Recentemente, Juninho Pernambucano, um dos grandes nomes do futebol brasileiro, fez uma crítica que chamou atenção: ele afirmou que os jogadores de hoje estariam mais preocupados com a própria aparência do que com o futebol. Segundo ele, o fato de muitos atletas contratarem barbeiros antes de jogos importantes seria um sinal de que o esporte perdeu o foco. Para Juninho, na sua época, o que importava era somente o jogo, sem “distrações” fora de campo.

Mas será mesmo? Será que cuidar da aparência e ter estilo significa falta de compromisso com o futebol? A verdade é que o cenário do esporte mudou — e para melhor. Hoje, o futebol é também espetáculo, é cultura, é imagem, é conexão com o público. Jogadores e jogadoras são ídolos dentro e fora de campo, e a forma como se apresentam faz parte desse novo papel.

👉 Desde que a vaidade não atrapalhe o rendimento, não há problema algum em um atleta querer estar bem para fotos, transmissões ou redes sociais. Isso não diminui o talento, a entrega ou a paixão pelo jogo. Pelo contrário: mostra que o atleta entende o impacto que tem na sociedade e na indústria esportiva.

O futebol moderno vai muito além dos 90 minutos. O mundo mudou, os atletas mudaram — e isso não significa perda de foco. Significa evolução. Valorizar a imagem é parte do espetáculo, e o torcedor só tem a ganhar com um esporte mais conectado com o seu tempo.

#FutebolModerno #EsporteESociedade #JuninhoPernambucano #VaidadeNoEsporte #FutebolÉEspetáculo #JogadoresDoSéculo21 #FutebolEImagem #FutebolEvolução #OpiniãoEsportiva

Vergonha Nacional! Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531.

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (25) o aumento do número de deputados federais, ou seja, após as eleições de 2026, a Câmara dos Deputados terá 531 representantes, 18 a mais que os atuais 513.

O projeto de lei complementar foi aprovado com 41 votos favoráveis contra 33 contrários.

O texto estabelece que a criação e manutenção das novas vagas não poderá aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030.

O projeto sofreu mudanças pelos senadores e voltará para análise da Câmara.

O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), acatou sugestões do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e, com isso, a Câmara terá que manter os novos mandatos sem aumento real de despesas durante a próxima legislatura (2027-2030), inclusive das verbas de gabinete, cotas parlamentares, passagens aéreas e auxílio-moradia. Nesse período, as despesas terão atualização monetária anualmente.

"Não haverá impacto orçamentário de nenhum centavo", disse Castro.

Já os senadores contrários argumentaram que a mudança vai aumentar os gastos da Câmara em R$ 150 milhões por ano.

"Sabemos que vai ter impacto. Não é só de salário de deputado: é de estrutura de gabinete, apartamento funcional, emendas parlamentares. Será que os deputados vão abrir mão das suas emendas para acomodar os 18 que vão entrar? É claro que não. Se teve aumento de emendas sem os 18 deputados, imagine com os 18 deputados", afirmou senador Eduardo Girão (Novo-CE).

Outra alteração foi a retirada de auditoria dos dados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com possibilidade de pedido de impugnação por partidos políticos ou estados.

Pelo texto aprovado, as futuras vagas serão definidas a partir de dados oficiais de cada censo demográfico do IBGE, vedado o uso de dados obtidos por meio de pesquisas amostrais ou estimativas intercensitárias. A próxima atualização será feita com os dados do Censo de 2030.

Entenda
O PDL 177 de 2023 que prevê o aumento do número de deputados federais foi aprovado na Câmara como resposta à uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte determinou que o Congresso vote uma lei, até 30 de junho deste ano, para redistribuir a representação de deputados federais em relação à proporção da população brasileira em cada unidade da Federação (UF).

Isso porque a Constituição determina que o número de vagas de deputados seja ajustado antes de cada eleição “para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados". A última atualização foi em 1993.

Na ocasião, os deputados não quiseram reduzir o número de parlamentares de algumas unidades da Federação seguindo o critério proporcional. Se essa regra fosse seguida, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul poderiam perder cadeiras.

No lugar, o PDL aprovado na Câmara aumenta o número de vagas para os estados que tenham apresentado crescimento populacional.

Estados que ganham deputados federais:
Ceará: mais 1 deputado
Goiás: mais 1 deputado
Minas Gerais: mais 1 deputado
Paraná: mais 1 deputado
Mato Grosso: mais 2 deputados
Amazonas: mais 2 deputados
Rio Grande do Norte: mais 2 deputados
Pará: mais 4 deputados
Santa Catarina: mais 4 deputados

Impacto nos Legislativos estaduais
Com o aumento no número de deputados federais, a quantidade de deputados estaduais deve ter alterações.

A Constituição prevê que cada Assembleia Legislativa deve ter o triplo da representação do estado na Câmara dos Deputados, até o limite de 36, acrescido do número de deputados federais acima de doze.

Por exemplo: o Acre, com oito deputados federais, tem 24 deputados estaduais. Já São Paulo, com 70 deputados federais, tem 94 deputados estaduais, que é a soma de 36 com 58.

* Com informações da Agência Senado

#MaisCusto

Alexandre Pato oferece ajuda à família de brasileira que morreu em vulcão na Indonésia.

Ex-jogador se manifestou para ajudar com custos do traslado do corpo após Itamaraty informar impossibilidade legal

Após a repercussão de que o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, não pode custear o traslado do corpo da brasileira Juliana Martins, o ex-atacante da seleção brasileira, Alexandre Pato, manifestou a intenção de bancar os custos.

A morte da brasileira foi confirmada na terça-feira (24), depois de cair e passar cerca de quatro dias sem auxílio em penhasco de vulcão na Indonésia.

Mesmo com toda a comoção gerada pelo caso, o governo informou que essa possibilidade, de pagamento de despesas do traslado, é vetada por lei, de acordo com o artigo 257 do decreto 9.199/2017.

Alexandre Pato oferece ajuda
O ex-jogador Alexandre Pato confirmou nesta quarta-feira que se ofereceu para arcar com as despesas do traslado da brasileira.

#Solidariedade #AlexandrePato #Itamaraty #JulianaMartins #TragédiaNaIndonésia #BrasilNoExterior #ApoioHumano

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Uma das Maravilhas do Mundo - Machu Picchu

Em 1911, o explorador Hiram Bingham chegou ao Peru com o sonho de encontrar a lendária cidade Inca de Vilcabamba. Não imaginava que a descoberta mais importante da sua vida seria guiada por uma criança.

Enquanto explorava a área do vale do Urubamba, os habitantes locais falaram-lhe de algumas ruínas escondidas no alto da montanha. Foi então que Pablito Alvarez, um menino camponês da região, se ofereceu para levá-lo. Tinha apenas 11 anos, mas conhecia cada trilho como se fossem as linhas da sua mão.

Juntos, eles andaram por horas, cruzando quebradas e vegetação espessa. Quando finalmente chegaram ao topo, Bingham não podia acreditar no que via: as paredes de pedra perfeitamente encaixadas, os terraços verdes suspensos entre nuvens. Machu Picchu estava diante dele, escondida por séculos, intacta e majestosa.

Bingham ficaria para a história como seu “descobridor”, mas na verdade Machu Picchu nunca esteve perdida: os colonizadores locais conheciam-na, cuidaram dela e viviam perto. Sem Pablito Alvarez, o mundo teria demorado ainda mais a redescobri-la.

Aquela criança foi a verdadeira ponte entre o passado e o presente. Aquele que, com pequenos passos, abriu a porta para uma das maiores maravilhas da humanidade.

#MachuPicchu #História #HiramBingham #PablitoAlvarez #CulturaInca #PatrimônioDaHumanidade #HistóriaDoMundo

terça-feira, 24 de junho de 2025

Dinheiro em ‘sacola de vinho': Mauro Cid conta que estimou valor pelo peso; Braga Netto nega

Mauro Cid e Braga Netto estiveram frente a frente em acareação no STF nesta terça (24).
O ex-ministro Walter Braga Netto (esq.) e o tenente-coronel Mauro Cid (dir.) O tenente-coronel Mauro Cid voltou a dizer nesta terça-feira (24), em acareação com o general Braga Netto no Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu do ex-ministro de Jair Bolsonaro uma sacola com dinheiro em espécie no Palácio da Alvorada, em Brasília. A verba seria para ajudar a financiar os acampamentos de manifestantes dos 8 de janeiro em frente ao Quartel-General do Exército. A acareação foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes e teve como objetivo esclarecer contradições entre as versões apresentadas pelos investigados. Cid disse ter estimado o valor pelo peso da embalagem, já que o pacote estava lacrado. Braga Netto negou a entrega e afirmou que apenas encaminhou ao PL um pedido de recursos feito pelo próprio Cid. De acordo com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o dinheiro estava em uma embalagem de vinho e foi entregue no Alvorada. O militar afirmou que não abriu o pacote e, por isso, não viu o conteúdo. Versão de Braga Netto Braga Netto negou ter feito qualquer entrega de dinheiro. Segundo ele, durante uma conversa com Mauro Cid no Palácio da Alvorada, o tenente-coronel mencionou a necessidade de obter recursos junto ao Partido Liberal (PL). O general afirmou que encaminhou a demanda ao então tesoureiro do partido, coronel Azevedo, mas o pedido foi recusado. Ele também negou ter buscado qualquer alternativa após a negativa. Apesar do embate direto, as versões continuam contraditórias. Cid reafirmou que Braga Netto disse que conseguiria o valor por outros meios e que, posteriormente, entregou o dinheiro no Alvorada. Fonte www.itatiaia.com.br • Amanda Carvalho - 24/06/2025 às 16:34

Morre Juliana Marins: veja quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem beber água e comer

No 4° dia de buscas, a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (24), após cair em um penhasco na trilha de um vulcão, no Monte Rinjani, na Indonésia, no sábado (21). A informação foi confirmada pela família da jovem, que não detalhou a causa da morte. No local, ela estava sem comida, bebida e usava apenas uma calça jeans, tênis, blusa de frio e uma luva. As imagens foram registradas por um drone no sábado (21). “Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido.” A jovem caiu no local no último sábado (21) e, após buscas por socorristas e alpinistas voluntários, nesta terça, os socorristas chegaram a montar um acampamento avançado perto de onde ela estava no parque nacional. Em uma reportagem, a Itatiaia detalhou como as equipes de resgate, chamadas de “SAR”, que se refere a Search and Rescue (Busca e Salvamento), sendo o termo em inglês para as operações de buscas realizadas por órgãos como a BASARNAS (Agência Nacional de Busca e Salvamento da Indonésia), trabalharam. A Itatiaia conversou com a nutricionista clínica e esportiva, Raphaella Cordeiro, que explicou quantos dias uma pessoa consegue ficar sem beber água e comida. Conforme a especialista, "em média, uma pessoa pode ficar de 3 a 5 dias sem água", mas o ambiente também pode influenciar. "Sem água, em média, de 3 a 5 dias." Mas em ambientes quentes, por exemplo, esse tempo pode ser reduzido e a falta de água pode levar à falência dos rins, do cérebro e do sistema circulatório", explica. Vale destacar que nesta segunda-feira (23), um drone chegou próximo à Juliana Marins e registrou a jovem, que estava imóvel e a 500 metros do penhasco. Já na retomada dos trabalhos, nesta terça, Juliana estava ainda mais abaixo, a cerca de 650 metros da trilha. Durante as buscas, a família da brasileira negou informações divulgadas por autoridades indonésias e até pela Embaixada do Brasil em Jacarta de que a jovem teria recebido comida, água e agasalho. “Recebemos, com muita preocupação e apreensão, a informação de que não é verdadeira, a equipe de resgate não levou comida, água e agasalho para a Juliana", afirmou Mariana Marins, irmã de Juliana. Morte de Juliana Marins veja quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem beber água e comer.jpeg (1065x682, AR: 1.56) Quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem comer? A nutricionista ressalta também que "sem comida, geralmente estima-se que uma pessoa consiga ficar entre 40 e 60 dias, dependendo de fatores como idade, gênero, condição física e clima", explica. Segundo a médica, em casos como o de Juliana Marins, que pode ter sofrido de desidratação, alguns sintomas como "sede intensa, boca seca, tontura, fraqueza, urina escura e em pouquíssima quantidade", podem ter sido sentidos por ela. "A medida que a desidratação agrava, pode ocorrer confusão mental, delírios, inconsciência, coma e morte. No caso dela, qualquer fonte mínima de água poderia ajudar, como a chuva ou até mesmo a umidade do tempo". Conforme a nutricionista, "ficar bem quieta também é uma forma de manter o gasto energético mínimo e isso preserva as reservas energéticas do corpo". De acordo com Raphaella, em algumas condições, "como o corpo fica debilitado e desidratado, a hipotermia pode acontecer e agravar ainda mais a situação", finalizou. Resgate de Juliana Marins quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem beber água e comer. Fonte;www.itatiaia.com.br - História de Talyssa Lima

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Notícias sobre a guerra entre Israel e Irã: veja atualizações do conflito

A escalada de ataques entre Israel e Irã se manteve no 11º dia do conflito. O exército israelense anunciou que bombardeou áreas de lançamento e armazenamento de mísseis terra-terra na região oeste do Irã. Em Israel, as sirenes soaram alertando sobre mísseis iranianos. O que aconteceu Mais de 15 aviões de combate foram utilizados. Segundo comunicado do Exército de Israel, o ataque neutralizou "várias instalações de lançamento e armazenamento de mísseis terra-terra direcionados ao território israelense". Exército israelense publicou lista de alvos atingidos no Irã. Segundo ele, centros de comando e ativos pertencentes à Guarda Revolucionária do Irã e às forças de segurança interna… Quartel-general da milícia Basij, braço da IRGC responsável pela aplicação da lei islâmica e pela repressão a civis;
Corpo Alborz, que supervisiona as operações de segurança e militares em Teerã; Centro de comando Thar-Allah, voltado à defesa da capital, Corpo Sayyed al-Shuhada, responsável pela defesa interna do território. Também foi atingida a Diretoria de Inteligência das Forças de Segurança Interna, encarregada do monitoramento de informações e da censura de mídia. Seis aeroportos do Irã foram atacados nas regiões oeste, centro e leste. De acordo com o Exército israelense, pistas, hangares e aeronaves foram destruídas, incluindo aviões militares… Rotas que levam à usina nuclear de Fordow também foram alvo. No X, o Exército israelense afirmou que o objetivo era obstruir o acesso ao local. Crescente Vermelho (equivalente à Cruz Vermelha) disse que um bombardeio israelense atingiu uma área próxima ao prédio em Teerã. Um vídeo divulgado pela instituição no Telegram mostra uma coluna de fumaça no local do ataque… Judiciário iraniano informou que bombardeios israelenses atingiram a Penitenciária Evin, em Teerã. Partes da instalação foram danificadas, mas a situação permanece "sob controle", segundo o site Mizan Online, vinculado ao Judiciário iraniano. A penitenciária é conhecida pelos maus-tratos a presos políticos. Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que ataque de hoje foi um dos maiores contra o Irã até agora. "As IDF (Forças de Defesa de Israel) estão atualmente atacando, com força sem precedentes, alvos do regime e órgãos de repressão governamental no coração de Teerã", disse ele em um comunicado. Sirenes soaram em várias regiões de Israel. O Exército israelense alerto… -
Depois de 30 minutos sob alerta, população israelense foi autorizada a sair de abrigos. Os serviços de emergência de Israel não relataram feridos até o momento. Ataque dos EUA Irã ameaçou os EUA hoje após ataque às instalações nucleares da República Islâmica. "O ato hostil (...) ampliará o alcance dos alvos legítimos das Forças Armadas da República Islâmica do Irã e abrirá o caminho para a expansão da guerra na região", declarou o porta-voz das Forças Armadas, Ebrahim Zolfaghari… Anteontem, sete bombardeiros B-2 lançaram 14 bombas destruidoras de bunkers contra o Irã. "O presidente [Donald Trump] autorizou uma operação de precisão para neutralizar as ameaças aos nossos interesses nacionais representadas pelo programa nuclear iraniano", afirmou o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth. Avaliações iniciais indicaram que três instalações nucleares do Irã sofreram danos e destruição extremamente graves, segundo o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine. Ele se recusou a especular se alguma capacidade nuclear iraniana ainda poderia estar intacta… - Agência quer acesso às instalações nucleares
A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) exigiu hoje acesso às instalações nucleares iranianas. Segundo o diretor-geral da agência, Rafael Grossi, o intuito é avaliar as reservas de urânio altamente enriquecido após os ataques dos EUA… - Grossi afirmou que bombardeios norte-americanos provavelmente causaram danos "muito significativos" às áreas subterrâneas da usina de enriquecimento de urânio de Fordow. "Dada a carga explosiva utilizada e à natureza extremamente sensível à vibração das centrífugas, espera-se que tenham ocorrido danos muito significativos", disse o diretor da AIEA após afirmar que ninguém consegue avaliar completamente os danos neste momento. Inspetores desejam fazer um balanço sobre estoques de urânio, "especialmente dos 400 kg enriquecidos a 60%", disse Grossi. O diretor também afirmou que o Irã enviou uma carta à AIEA em 13 de junho, afirmando ter implementado "medidas especiais para proteger o…
Rússia afirmou na manhã de hoje que está pronta para ajudar o Irã no confronto com Israel. A posição de apoio ao Irã por parte da Rússia é clara, diz porta-voz do Kremlin. Dmitry Peskov afirmou que a Rússia deu uma validação importante a Teerã ao se posicionar ao lado do país, e que já ofereceu ajuda para mediar o conflito. Ajuda ao país pode ser dada de formas diversas e "tudo depende do que o Irã precisa", afirmou o porta-voz. Segundo Peskov, Vladimir Putin discutiu a situação do Irã com Donald Trump nas suas últimas conversas… Chefe da diplomacia iraniana está em Moscou. Abbas Araqchi chegou ao país hoje e deve conversar com Putin e oficiais sobre a "situação regional e internacional após a agressão militar dos Estados Unidos", afirmou uma fonte à agência de notícias AFP. Rússia condenou os ataques americanos ao Irã e classificou bombardeios como "irresponsáveis". O país presidido por Putin e o Irã são grandes aliados.
Príncipe herdeiro exilado do Irã pede mudança de regime. Reza Pahlavi era herdeiro do trono quando a dinastia iraniana foi deposta. O pai dele, Mohammed Reza Pahlavi, fugiu em 1979 quando a Revolução Islâmica começou e morreu no Egito em 1980. A monarquia foi, então, substituída por uma teocracia que dá extensos poderes ao líder supremo e vigora até hoje. Príncipe incentivou mudança de regime por meio da desobediência civil não violenta para derrubar os aiatolás. Em discurso em Paris, ele se ofereceu para liderar uma ''transição democrática''. ''Não busco poder político, mas sim ajudar nossa grande nação a navegar por este momento crítico rumo à estabilidade, à liberdade e à justiça'', declarou. Fonte; noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/06/23

domingo, 8 de junho de 2025

IA - Sofisticação assusta!

Atenção! Antes de publicar notícias, tenham muito cuidado.👇

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Danilo Caymmi se apresenta no espetáculo “Raízes Brasileiras” em São Luís

Evento gratuito no Teatro Arthur Azevedo celebra a cultura popular e a educação musical com estudantes da rede pública

São Luís (MA) – O renomado cantor e compositor Danilo Caymmi faz participação especial no espetáculo “Raízes Brasileiras”, que acontece nesta quinta-feira, 6 de junho, às 15h, no Teatro Arthur Azevedo, com entrada gratuita. O evento marca a culminância do projeto Sinta o Som, realizado com mais de 700 crianças da rede pública de ensino de São Luís.

Além da apresentação do artista, que interpretará clássicos do cancioneiro brasileiro como Maracangalha, O que é que a baiana tem, Suíte dos Pescadores e Andança, o espetáculo contará com a performance de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos.

Eles apresentarão composições e arranjos criados a partir de instrumentos construídos com materiais recicláveis, além de percussão corporal e brincadeiras musicais. Entre as canções que serão apresentadas estão Abre a Roda Tindolelê, Cana Verde, Batuque na cozinha, Sai Piaba e também músicas tradicionais do cacuriá.

“Raízes Brasileiras” é uma celebração da música, da educação e da sustentabilidade. O espetáculo propõe uma experiência sensorial e afetiva para todas as idades, conectando gerações e valorizando a diversidade cultural do Brasil.

O projeto Sinta o Som é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), com patrocínio de Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís.

Serviço

O quê: Espetáculo Raízes Brasileiras
Quando: Quinta-feira, 6 de junho, às 15h
Onde: Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol, s/n, Centro, São Luís (MA)
Ingressos: 100 ingressos gratuitos disponíveis para o público geral, com retirada a partir das 14h na bilheteria do teatro.
Porta-voz: Moana Martins, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Música e Educação e Projeto Sinta o Som

Danielle Moreira
Assessora de Imprensa
Contato: (98) 9-8867-1528
Email: danimoreira.ascom@gmail.com


#RaízesBrasileiras #DaniloCaymmi #SintaOSom #CulturaPopular #EducaçãoMusical #TeatroArthurAzevedo #SãoLuísMA #MúsicaEBrasilidade #LeiDeIncentivoÀCultura

terça-feira, 3 de junho de 2025

Polícia do Pará apreende carregamento de drogas com destino ao Maranhão.

Com a proximidade das grandes festas na região, é fundamental que as forças de segurança se mantenham atentas — o tráfico não dorme no ponto.

O alerta se intensifica especialmente com a chegada do Açaí Folia, evento que celebra os 44 anos de Açailândia. Durante esse período festivo, é essencial que a polícia local redobre a vigilância e o combate ao tráfico de drogas, para garantir a segurança da população.

Na madrugada de domingo, 1º de junho de 2025, por volta das 3h, uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) resultou na apreensão de aproximadamente 35,5 kg de skunk — uma variedade de maconha com alto teor de THC — no município de Anapu, no sudoeste do Pará.

Durante uma abordagem de rotina na BR-230, os agentes identificaram um veículo Hyundai Tucson preto parado às margens da rodovia. O condutor afirmou que seguia para o Maranhão com o objetivo de participar de uma vaquejada, e relatou ter adquirido o veículo recentemente.

Ao realizarem uma inspeção detalhada, os policiais localizaram um compartimento oculto (fundo falso) no automóvel, onde foram encontrados 33 tabletes de uma substância com características semelhantes ao skunk, totalizando cerca de 35,5 kg da droga.

Diante da constatação do crime, o motorista e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Anapu, para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Portal A Voz do Xingu

#SegurançaPública #TráficoDeDrogas #PRF #PM #Açailândia #AçaíFolia #PolíciaRodoviáriaFederal #PolíciaMilitar #Anapu #Skunk #CombateAoTráfico

🌱 Governo Federal lança AgroAmigo no Centro-Oeste com R$ 500 milhões para fortalecer a agricultura familiar

O Governo Federal anunciou o lançamento do programa AgroAmigo nas regiões Norte e Centro-Oeste, com o objetivo de apoiar agricultores famil...