terça-feira, 27 de maio de 2025
Ossos humanos são encontrados em cemitério de escravizados em Salvador.
Arqueólogos identificaram vestígios de ossos humanos no estacionamento da Santa Casa da Bahia, região do centro de Salvador que abrigou o antigo Cemitério Campo da Pólvora. O local, que teria sido fechado em 1844, funcionou por aproximadamente 150 anos e era destinado a africanos escravizados e outros grupos socialmente excluídos.
Continua após a publicidade
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) utilizaram mapas e plantas do século 18 para chegar à localização atual do cemitério.
Continua após a publicidade
As escavações começaram no último dia 14, data que marcou os 190 anos da execução dos líderes da Revolta dos Malês, a maior rebelião escrava urbana do Brasil.
Durante audiência realizada nesta segunda-feira (26) no Ministério Público da Bahia, a arqueóloga Jeanne Dias informou que os materiais ósseos foram encontrados a cerca de 3 m de profundidade, na área aterrada onde está localizado o sítio arqueológico Cemitério dos Africanos. Já a promotora de Justiça Cristiana Seixas disse na ocasião que já foi feito um pedido à Santa Casa para preservar e ampliar a área onde são realizadas as pesquisas, desativando o estacionamento.
Os próximos passos dependerão de novas articulações entre o Ministério Público, a Santa Casa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para o Iphan, a pesquisa arqueológica pode ajudar a resgatar a memória de pessoas que foram escravizadas e que tiveram suas histórias apagadas pela violência da escravidão. (Foto Ilustrativa)
Fonte: Portal Toca News

Assinar:
Postar comentários (Atom)
🌱 Governo Federal lança AgroAmigo no Centro-Oeste com R$ 500 milhões para fortalecer a agricultura familiar
O Governo Federal anunciou o lançamento do programa AgroAmigo nas regiões Norte e Centro-Oeste, com o objetivo de apoiar agricultores famil...

-
Os trabalhos de artistas e artesãos açailandenses viram atração no setor comercial nesta manhã de segunda feira. Os artesões ...
-
30/09/2017 WhatsApp O FBI revelou que o governo dos EUA sabia que Adolf Hitler estava vivo e, em 1984, ele estava morando na Co...
Nenhum comentário:
Postar um comentário