domingo, 5 de março de 2017

Mãe Maria, estará no documentário COLÔNIA GURUPI. A memória viva dos pioneiros da nossa região.

Ela é ucraniana, chegou ao Brasil em 1930 aos 2 anos de idade. Seus pais fugiram da sua terra natal por causa da guerra civil envolvendo os países que compunham a extinta união Soviética.

Depois que perdeu seus pais e ter ajudado aos seus irmãos cursou enfermagem na escola Laureston Job do Hospital Samaritano em São Paulo. Em maio de 1965, desembarcou na sede do projeto COLÔNIA GURUPI. Para ela a realização de um sonho antigo, ser voluntária e de servir às pessoas carentes.
Aqui foram anos de dedicação, mesmo enfrentado grandes dificuldades, tratou de milhares de pessoas principalmente com malária, (epidemia da época) centenas de suturas, (eu mesmo fui muitas vezes medicado por ele e inclusive ao quebrar meu braço quando criança) e outras enfermidades. Fez o parto de 2008 mulheres, sendo que não ouve nenhum óbito de bebes.
Ela é Maria Martens, ou simplesmente Maria enfermeira, e por muitos chamada carinhosamente de MÃE MARIA. Uma das personalidades mais respeitadas pelo o povo dessa região. “Brava mulher que dedicou sua vida a cuidar dos outros, não cobrava pelos seus serviços. Nunca casou, mas criou filhos dos outros. A ela nosso eterna gratidão.
MÃO MARIA, estará no documentário COLÔNIA GURUPI.  A memória viva dos pioneiros da nossa região.
Nesse fim de semana gravamos com essa mulher exemplar, joia rara que nunca será esquecida por nossa gente.  Gratidão eterna!

Zeca Carvalho

Jornalista DRT/MA 1049














Nenhum comentário: