terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Pesquisa aponta tendências de comunicação interna que serão adotadas em 2017


Resultado de imagem para abracon.org.br
Além das contas no azul, qualidade das entregas e boa reputação no mercado, as empresas bem-sucedidas têm outra coisa em comum: elas compartilham com os colaboradores suas estratégias e mantêm um canal aberto para o diálogo entre todos os níveis hierárquicos. Claro que outros fatores contribuem para o sucesso de mercado e financeiro, mas que a estratégia de comunicação interna e a plataforma de canais integrados têm grande influência, isso tem. 

Sabendo da importância da CI para que as empresas sejam classificadas como melhores e maiores do país, a Ação Integrada e a SocialBase estão lançando o eBook Tendências – Como será a comunicação interna em 2017. O material é resultado da pesquisa feita com profissionais de comunicação interna de mais de 200 empresas do Brasil. Elas foram classificadas em pequenas (até 100 funcionários), médias (até mil) e grandes (mais de mil). 


O mundo mudou para todo mundo


Quanto aos desafios de CI para este ano, o principal será o fortalecimento da liderança comunicadora, segundo 21% dos pesquisados que trabalham em empresas de todos os portes. Nas médias, esse indicador será maior: 26%. 

A migração de canais impressos para digitais também estará na pauta dos profissionais do setor em 2017.  É que 44% devem diminuir, cortar ou nem investir em mídia impressa. Por outro lado, 49% vão aumentar ou manter o investimento em canais digitais de comunicação interna. Apenas 3% não têm interesse ou não vão investir nisso ao longo de 2017. Entre os canais digitais que mais receberão investimento de tempo e dinheiro, estão intranet (20%), mural digital/TV corporativa (19%) e redes sociais (18%).  

A frequência de estímulos de comunicação interna nas pequenas e médias empresas aumentará, de acordo com os participantes, deixando a média geral em 53%. Nas grandes, porém, a maioria (48%) manterá a frequência atual. Os três principais temas que devem permear a frequência maior de comunicação com os colaboradores – ou a manutenção dela – são: benefícios e programas de RH (14%), objetivos e estratégias da empresa (13%) e cultura (10%). Para manter esses assuntos na comunicação formal e informal junto aos colaboradores, as empresas darão mais foco aos multiplicadores, já que 20% delas vão aderir a essa estratégia e 53%, intensificar o uso desse grupo como porta-vozes. 

Essas são algumas das tendências de comunicação interna para o ano e você pode acessar o material completo
 aqui.

Nenhum comentário: