segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ufma de Imperatriz conclui mais uma etapa da Pós-Graduação em Ascom com foco na imagem.


A disciplina, A Imagem na Assessoria de Comunicação, foi ministrada nos dias 17, 18 e 19 de junho, cumprindo mais um módulo da Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional.
 
A tradicional pose para foto, ao final de cada disciplina.
Todos sabem da importância dos meios de comunicação na construção da boa imagem de uma empresa, porém admitir o poder da mídia não significa aceitar que a mídia pode tudo. A mídia é sempre imprevisível. Um dia pode se tornar uma aliada, e no outro, o agente que instala uma crise na empresa. É preciso saber moderar. Assim as empresas adotam um intermediador, um profissional capacitado para atender aos anseios da mídia, sabendo como atendê-la, o que dizer e como agir, é aí que entra o profissional em Assessoria de Comunicação.

A Ufma da cidade de Imperatriz identificou a demanda por esse tipo de profissional na região e montou a primeira turma em um curso de especialização em assessoria de comunicação empresarial e Institucional. Ao final do curso, um grande número de jornalistas formados pela própria Ufma, bem como, graduados em outras áreas estarão preparados para a inserção no mercado de trabalho imperatrizense e em todo o Brasil.

O Assessor de Comunicação, como se imagina, não é apenas o responsável pela produção e intermediação de mídias para as empresas ou órgãos públicos, a esse profissional cabe também o planejamento estratégico das ações de comunicação, da redação ou divulgação de informações destinadas à publicação jornalística e que presta assessoria ou consultoria técnica na área jornalística, incluindo a preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas, fornecimento de dados e informações destinadas a veículos de comunicação, edição de periódicos internos e externos e de outros produtos jornalísticos.

Esse profissional precisa conhecer o negócio do seu assessorado, pois as organizações necessitam de pessoas capazes também de planejar ações comunicativas eficientes para o caso de crises que possam abalar a empresa, pois o próprio assessor, como sendo um jornalista, sabe do faro aguçado destes profissionais para procurar informações que surtem efeito na sociedade, sejam elas boas ou ruins.

A imagem

Identificar oportunidades que podem virar notícia na imprensa é uma auxilio valioso para a empresa reforçar a imagem. Nas iniciativas de divulgação, cabe à assessoria de comunicação direcionar estrategicamente as ações. O maior patrimônio de uma empresa é a sua imagem, por isso o trabalho do assessor acaba se transformando em uma “proteção”.
Laboratório Multimídia onde foi desenvolvida a disciplina
Mas para desempenhar com eficiência o papel de mediadora na relação da empresa com os veículos de comunicação, a assessoria de imprensa precisa conhecer profundamente a estrutura interna e a natureza dos negócios da organização. Portanto, deve ser tratado como parceria, em regime de absoluta confiança, sendo informada das conquistas preocupações e riscos.

O curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial instituído pela Universidade Federal do Maranhão possui 14 módulos com 14 disciplinas, além da defesa através de monografia ou artigo científico. Nos dias 17, 17 e 19 a disciplina ministrada pelo professor mestre Vítor Belém foi: A Imagem na Assessoria de Comunicação.


Com a conclusão desse módulo onde puderam ser confrontadas as teorias com as práticas usuais no mundo midiático, a Ufma cumpre mais de 60% da carga horária necessária para a formação de dezenas de profissionais que muito em breve estarão prontos para o mercado de trabalho.
 

Nenhum comentário: