sexta-feira, 25 de julho de 2014

Com Palestra e Apresentações Culturais Açailândia Comemora os 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.


Conselheiros Tutelares, Pais, Sociedade Civil Organizada e Várias Autoridades Municipais de uma forma geral participaram, na manhã desta quinta-feira, 24/07, no auditório da Câmara Municipal de Açailândia. De uma programação importante em comemoração aos 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante a programação, convidados e integrantes da equipe técnica do COMUCAA e Conselheiros Tutelares, destacaram e discutiram o papel da família, da sociedade e do poder público dentro das propostas do Estatuto.

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é considerado a ferramenta mais importante na garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Desde que foi instituído, no dia 13 de julho de 1990, sob a Lei n° 8.069, o Estatuto tem se consolidado como principal instrumento de construção de políticas públicas para a promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A iniciativa aconteceu por meio do COMUCAA entre governo municipal (Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social), Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos CARMEN BASCARÁN, Fórum DCA, Conselho tutelar e outros órgãos representativos da sociedade civil organizada.

O Encerramento contou com uma importante palestra proferida pelo Defensor Público de Imperatriz Dr. Fábio Carvalho, que fez uma vasta explanação sobre o tema (ECA), trazendo um olhar geral sobre a atual situação das nossas crianças brasileiras, deixando como indicação principal a prática da responsabilidade moral, social e amorosa da família (os pais) nesta árdua luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescente em nossa cidade.

Participaram da Programação; Dr. Fábio Carvalho Defensor Público e palestrante, a Secretária Municipal de Ação Social Gilzete Alves Guimarães (Zetinha), a coordenadora dos conselheiros tutelares Srª Edna Maria dos Santos, A Gestora de Educação do Estado Professora Maria Luiza Oliveira Vieira, a Secretária Municipal de Cultura e Conselheira Municipal Professora Eulália Dias do Norte, o representante da sociedade civil organizada Sr. Eduardo Hirata, a Vereadora Fátima Camelo (PSDB) e vários outros convidados.

Fonte/Folhadecuxa 

Nenhum comentário: