quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tratamento de hemodiálise em breve poderá ser feito em Açailândia hemodiálisehemodiálise2MAMOGRAFIA TOMOGRAFIA


Moradores de Açailândia que são portadores de doenças crônicas renais e que necessitam se deslocarem para a cidade de Imperatriz semanalmente ou uma vez por mês para se submeterem ao tratamento de hemodiálise, muito em breve vão poder fazer o tratamento dentro do próprio domicílio.

O tratamento acontece hoje graças ao suporte e o apoio logístico dado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município aos pacientes, disponibilizando veículos para o transporte à todos que precisam se submeter a esse tipo de tratamento na cidade de Imperatriz, inclusive suprindo a necessidade do paciente com a alimentação adequada durante o tratamento fora do domicílio.

O sofrimento e o desconforto de muitos pacientes nas tantas idas e vindas de Açailândia a Imperatriz e vice-versa está perto de acabar, com a instalação da Clínica de Hemodiálise que está sendo construída em Açailândia, no antigo prédio onde funcionou por muito tempo o Hospital São Braz, localizado na Praça da Bíblia.

A construção está acontecendo em ritmo acelerado e segundo os operários com previsão para ser inaugurada até o final do mês de setembro. A Clínica de Hemodiálise de Açailândia está sendo construída inicialmente com capacidade para atender cerca de duzentos pacientes, com uma estrutura física bem maior que a clínica de Imperatriz, e, servirá de referência pra os municípios que fazem parte da regional de Açailândia como Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca e Itinga do Maranhão.

A clínica é da rede particular, no entanto, é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e já está sendo firmado paralelamente um convênio com o município. Na última semana, o Secretário de Saúde Denison Gigante recebeu a equipe responsável pela clínica composta pelos médicos nefrologistas Irisnaldo Félix, Gilson Rigo e Erivan, que além de virem detalhar a parceria com o município, vieram também para ver a evolução da construção.

De acordo com o Dr. Irisnaldo Félix, desde muito tempo tinha o desejo de instalar a clínica de hemodiálise em Açailândia, mas só agora foi possível graças ao empenho e o interesse da administração municipal, através da atual gestora pública, Gleide Santos e do secretário de saúde Denison Gigante. “Estamos muito otimistas com a instalação da Clínica de Hemodiálise em Açailândia, pois estamos vendo a seriedade deste governo e por este motivo resolvermos trazer a clínica para essa cidade, que será bem maior que a clínica de hemodiálise de Imperatriz. Agora os pacientes de Açailândia terão mais progresso com o tratamento em seu próprio domicílio”, explica o nefrologista.

Exames Complexos

Outra novidade para a saúde de Açailândia é que no mesmo período da inauguração da Clínica de Hemodiálise, deverá ser inaugurada também uma clínica especializada em exames de mamografia, tomografia computadorizada e exames de ultrassom. Este empreendimento é também da rede particular conveniada com o SUS e também fará parceria com a prefeitura de Açailândia, o que é considerado um avanço na saúde local e vai suprir a necessidade dos moradores de Açailândia que necessitam desses exames.

O secretário Denison Gigante falou à reportagem e ressaltou a importância do investimento na área da saúde, reforçando que todo investimento seja na área privada ou pública, quem ganha é a população. “Em se tratando da Clínica de Hemodiálise, é uma grande vitória para todos nós porque estamos vendo que médicos de outro município estão percebendo a nossa seriedade, o nosso compromisso com a população e o desejo que temos em melhorar a saúde do município, oferecendo melhor qualidade de vida para toda a nossa gente”, finaliza Denison Gigante.

Nenhum comentário: