quarta-feira, 16 de outubro de 2013

REALIZADO COM SUCESSO EM AÇAILANDIA O PRIMEIRO CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCADORES.


Com o tema; “Educadores que Transformam”, aconteceu nos dias 14  e 15  o primeiro I Congresso Municipal de Educadores no Município de Açailândia.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal  através da Secretaria Municipal de Educação e reuniu 1.300 trezentos professores da rede pública de ensino.
A abertura contou com a presença de várias autoridades local. Os vereadores Bento camarão, Professor Pedro, Sarney Moreira e a Presidente da Câmara Lenilda Costa.
 
A prefeita Gleide Santos abriu oficialmente o congresso. Em seu discurso reafirmou o compromisso de que vai trabalhar muito para  melhorar a educação no município. Agradeceu a sua equipe pelo o empenho, e pediu para os professores se apropriassem das  informações  dos palestrantes e socializassem  no dia a dia do ambiente escolar.
 
A palestra de abertura foi sobre “Gestão educacional: o que revela o espaço escolar”? Ministrada pela a professora Thaís Guterres da Editora Moderna. A segunda palestrante foi nada menos que Sandra Bozza, uma das mais respeitadas escritora do país. Ela falou por mais de duas horas e meia com maestria sobre o tema; “A importância da leitura e da escrita na apropriação de novos conhecimentos, no trabalho com projetos e formação dos professores. O que é possível fazer?
 
Sandra Bozza foi aplaudida em vários momentos, pela forma clara de passar o conhecimento. No término todos queriam fazer uma foto ao seu lado e parabenizá-la  pela a palestra. A escritora agradeceu pela a receptividade, e disse ter gostado muito da forma como a educação está sendo construída pela atual gestão municipal.
 
No segundo dia do congresso  foram  duas palestras, pela manhã com o educador de reconhecimento internacional. O mineiro Alexandre Gobbo  discorreu sobre; Conflito de Gerações”, “Usando seus Talentos pessoais para Falar  às Novas Gerações”,  e  “Talentos pessoais -  Transformando aulas em  Momentos inesquecíveis”.  Gobbo deu um “show”  de conhecimento. Ele envolveu  a plateia de forma  impressionante. Atenciosos, muitos se emocionaram durante  a sua fala.





Alexandre Gobbo foi aplaudido de pé. Um sinal de que realmente valeu a pena ouvi-lo e se faz necessário refletir  sobre a forma de ensinar a nova geração.
No período da tarde, a palestrante foi  Lina  da Silva Santos, professora na Universidade  Federal do Maranhão. Ela falou também com muita competência sobre o tema;  “O uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação.

Os participantes elogiaram a iniciativa da prefeita Gleide Santos em trazer para Açailândia um evento como o primeiro congresso de Educadores. “Saímos daqui renovados e conscientes de que precisamos rever nossa prática como  educadores e oferecer o que temos de melhor  para os nossos alunos”. Afirma a professora Francisca Hélia Diniz.
 
A comissão organizadora já pensa no próximo  congresso ano que vêm. “Foram superadas todas as expectativas.  Estou muito feliz, e me dou por satisfeita pela  a realização e o sucesso deste primeiro  congresso. Tenho convicção de que estamos no caminho certo  na busca de melhorias para a educação do nosso município”. Conclui a secretária de educação, professora Ivanete Carvalho.

E para encerrar com “chave de ouro” a programação alusiva aos educadores. A Prefeitura Municipal de Açailandia,  realizou um baile para os professores, o show foi comandado pela a banda “Máquina do Tempo”. Mais de duas mil pessoas lotaram o clube da Maçonaria Heitor Correa de  Melo e se  divertira a valer.



ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041









Nenhum comentário: