segunda-feira, 23 de julho de 2012


JORNALISMO X PODER ECONÔMICO.
                   AQUI É ASSIM  !
 
A desvirtuação do verdadeiro papel da imprensa esta se tornando uma coisa comum, principalmente em nosso município onde a grande maioria dos meios de comunicação estão não mãos de um grupo político, que manda e desmanda, esses “comunicadores” são comandados como bonecos de fantoche de seus comandantes. A cada dia está mais  vulgarizando os meios de comunicações locais e a nossa cidadania, pois os “defensores” ardenhos de uma gestão querem fazer os cidadãos acreditarem que tudo está na mais perfeita ordem, que tudo esta andando direitinho. É incrível como desvirtuam as Leis e as noticias em beneficio dos seus “Patrões”, que mancomunados com a imprensa (jornalística e televisiva), compram seu silêncio, e evitam estar em evidência para, dessa forma, poder violar os cofres públicos sem restrições. Mas na verdade o que será que existe por trás de tudo isso? Será que eles não gostam de transparência? Será que realmente vale a pene se sujeitar a esse papel? Será  que realmente compensa fazer um papel de tão baixo nível? Será que o que ganham para tal realmente compensa? Ou será que na maioria das vezes levam apenas um tapinha nas costas e um você é um bom menino, esta fazendo as coisas direitinho, conforme instruções. É, realmente tem muita coisa para ser escondido embaixo desse grande tapete.
Por isso é que eles compram a “grande imprensa”, os jornais, rádios, blogueiros e televisão.
O artigo 16 da lei da imprensa que fala sobre a liberdade de expressão deixa bem claro que:
Art . 16. Publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados, que provoquem:
        I - perturbação da ordem pública ou alarma social;
Pena: De 1 (um) a 6 (seis) meses de detenção, quando se tratar do autor do escrito ou transmissão incriminada, e multa de 5 (cinco) a 10 (dez) salários-mínimos da região.
        Parágrafo único. Nos casos dos incisos I  o crime é culposo:
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicado pela FENAJ diz que:
Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas;
II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
Art. 3º O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética.
Art. 4º O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação. 
 “Parabéns” aqueles que têm coragem de mostrar a verdadeira carranca de políticos que fingem de “santinhos”, mas no fundo eles são sórdidos, manipulam e traem.
E eles não admitem mudanças. Querem ganhar na força.
A imprensa comprada é a maior aliada dos políticos sujos e corruptos, disseminando as mentira, a enganação.
Ate quando vamos conviver com isso?
Rubia Novakoski
DRT/PA 203

Nenhum comentário: