sábado, 23 de junho de 2012

Uema realiza Simpósio de Energias Renováveis.

O objetivo foi proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências.
Secom

SÃO LUÍS - A mesa-redonda "Potencialidade do Maranhão para Implantação de Parques Híbridos de Energia Eólica e Solar" marcou o encerramento das atividades do I Simpósio de Energias Renováveis, da VI Jornada de Química e da VIII Semana de Ciências, nesta sexta-feira (22), pela tarde, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Durante a mesa redonda, mediada pela professora Sandra Muniz, o professor Shigeaki Lima, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), apresentou projetos e protótipos para utilização de energias alternativas, seus benefícios e restrições. O professor Christoph Gerhing, (Uema), falou por sua vez da experiência da Alemanha, seu país de origem, na utilização de tais fontes de energia limpa. De acordo com ele, a Alemanha pretende reduzir até 2020, 30% das matrizes nucleares, bem como diminuir a emissão de dióxido de carbono na camada de ozônio.
Pela manhã, aconteceu, nas dependências do prédio de Química, as oficinas: "Produção de biodiesel e sua caracterização por ccd"; "Fabricação de cosméticos de linha básica"; "Química no cotidiano" e " Molhos e Condimentos".
A oficina 'Molhos e Condimentos' ministrada pela professora Maria José Fernandes Porto, busca capacitar os estudantes para a produção e geração de rendas. Segundo o acadêmico do 5º período de Química da Uema, Marcelo de Souza, a oficina "ensina maneiras básicas de produção de extrato de tomate, catchup e molho de pimenta malagueta. Essa produção pode ser destinada tanto para o consumo individual quanto comercial", comentou.
Realizado durante toda esta semana, os eventos, que aconteceram simultaneamente, tiveram como objetivo proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências entre estudantes e professores de diversas instituições de ensino superior do Estado.
Abordando a temática "Química e as Tecnologias", os eventos tiveram uma programação composta por 7 palestras, 2 mesas-redondas, 8 minicursos, 4 oficinas, além da sessão de comunicações orais, modalidade de apresentação que contou com a premiação simbólica dos três melhores trabalhos apresentados.
A estudante do 5º período de Química, Daísy Duarte, mostrou-se bastante satisfeita com a programação do evento. "As atividades do evento superaram minhas expectativas, e todas elas tiveram um diferencial. O minicurso que mais gostei foi o de biogás, porque entendi que a importância do biogás é a nível mundial, pois o lixo produzido por nós pode ser reaproveitado para a produção de fontes diversas de energias", ressaltou.
Quem também demonstrou satisfação com a realização do evento foi a diretora do curso de Química, professora Lídia Santos Pereira Martins. "Essa edição do evento contou com a participação expressiva dos alunos da Uema, tanto do campus de São Luís quanto dos Centros de Estudos Superiores além de estudantes da Ufma e Ifma", comentou.
Acredito que a temática sobre energias renováveis também motivou a participação e envolvimento dos alunos nas atividades, principalmente pelo momento que estamos vivenciando no país com a Rio + 20, onde o foco das discussões está centrado na construção de um mundo mais sustentável, e, certamente nossos alunos têm mostrado preocupação com o futuro do planeta, através de seus conhecimentos químicos", pontuou Lídia.
Houve a participação de professores renomados como, por exemplo, Jorge Lucas Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento realizado pelo curso de Química contou com a participação de aproximadamente 200 acadêmicos.
Informações/Secom

Nenhum comentário: