terça-feira, 27 de setembro de 2011

 

 

TSE aprova criação do PSD

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27), por 6 votos a 1, o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012.
Foram favoráveis à criação do partido os ministros Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani, Teori Zavascki, Carmem Lúcia, Nancy Andrigui (relatora da matéria) e Ricardo Lewandowski (presidente do TSE). Foi voto vencido o ministro Marco Aurélio Mello.
Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Mesmo diante de denúncias de fraudes e de um pedido de vista, por 6 votos a 1, o plenário do TSE decidiu oficializar a nova sigla.
Antes do julgamento, o advogado do DEM, Fabrício Ribeiro, afirmou que avaliava recorrer da decisão do TSE no Supremo Tribunal Federal.
O julgamento foi retomado nesta terça a partir do voto do ministro Marcelo Ribeiro que havia pedido vista na última terça-feira (22). O impasse se criou diante das dúvidas de alguns ministros quanto à autenticidade das assinaturas de apoio, exigidas por lei.
Bancada
O PSD já nasce com 40 deputados federais em exercício – representando a sexta maior bancada da Câmara dos Deputados, ao lado do PP – mas planeja chegar a 52. Com a criação do novo partido, o DEM perde 17 dos 44 deputados em atividade, ficando com uma bancada de 27. Maior alvo do PSD, o DEM cai um ponto no ranking de bancadas, passando de sexta para sétima maior da Casa.
Oficialmente, o PSD tem 43 deputados eleitos e mais quatro suplentes. Mas sete de seus titulares estão licenciados para ocupar cargos de seocretários em seus Estados. Por isso, na atual configuração da Câmara, ele fica com 40 deputados federais em exercício.
(Com informações do G1 e Folha.com).
  1. Aqui em Açailândia, quem está no PSD é o ex-vereador Antonio Ferreira que a poucos dias atrás lhe tomaram o DEM sem nhenhuma explicação partido em que dirigiu por muito s anos. Agora ele é só alegria na nova legenda. 

Nenhum comentário: