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sábado, 16 de julho de 2016

PMDB decide pela pré-candidatura de Gleide Santos à prefeitura de Açailândia.

PMDB decide pela pré-candidatura de Gleide Santos à prefeitura de Açailândia.

Reunião deliberativa do PMDB...

Açailândia - Em reunião deliberativa realizada na tarde de sexta-feira, ontem (15), o diretório municipal do PMDB da cidade de Açailândia decidiu, por unanimidade que o partido vai mesmo ter candidatura própria nas eleições deste ano.
A reunião aconteceu na residência do pré-candidato a vereador Wilton Lima e contou com a participação da executiva do partido, filiados, pré-candidatos a vereador, lideranças do PMDB e de outros partidos como o PR – Partido da República e PP – Partido Progressista, além, claro, da ilustre presença da vice-presidente municipal da legenda, Gleide Lima Santos, que foi a escolhida para mais uma vez disputar as eleições ao cargo majoritário em Açailândia pelo PMDB.
Durante todo o dia de ontem, o PMDB através de Gleide Santos, protagonizou inúmeras reuniões com representantes de várias siglas partidárias objetivando como sempre fazer uma campanha de políticas de alianças, onde todos terão direito às decisões que serão tomadas nas eleições que se avizinha. Através dessas conversações foi que ficou decidido pela realização de uma reunião deliberativa, na residência do pré-candidato a vereador Wilton Lima, às 16h00min, para confirmação e documentação através de ata da escolha de Gleide como a pré-candidata do partido à prefeitura de Açailândia.
Reunião do PMDB com PP e PR, aliança que pode gerar ótimos frutos
O PP – Partido Progressista foi a mais nova agremiação a firmar compromissos com o PMDB de caminhar juntos rumo às eleições de 2016. Antes o PR – Partido da República já havia mantido essas mesmas conversações. Tudo indica que PMDB, PR e PP farão uma fortíssima coligação que poderá garantir a eleição de 03 a 04 vereadores.
A reunião deste dia 15, data escolhida a dedo pelo partido, anteriormente aconteceria na residência da pré-candidata Gleide Lima Santos, às 19h30min e seria aberta a toda a população, no entanto, o PMDB surpreendeu a toda a classe política de Açailândia e de forma estratégica modificou o que antes seria uma reunião aberta, para uma reunião deliberativa e documentada – o PMDB promete realizar uma grande convenção, possivelmente, no dia 05 de agosto, pois dependerá da confirmação do ex-presidente da República José Sarney que pretende participar desse evento festivo do PMDB de Açailândia, para assim poder receber todos os seus filiados, simpatizantes, amigos e outras tantas agremiações partidárias que deverão caminhar junto nas eleições deste ano.
Assessoria

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Eleições 2016: agentes públicos devem respeitar regras de boa conduta



A legislação eleitoral proíbe aos agentes públicos, servidores ou não, diversas condutas passíveis de alterar a igualdade de oportunidades entre os candidatos nas eleições. As vedações estão no artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e são replicadas na Resolução TSE nº 23.457/2015, que trata da propaganda eleitoral, do horário gratuito no rádio e na TV e das condutas ilícitas na campanha de 2016. O artigo estabelece penalidades que vão desde multa até a cassação do registro ou do diploma do candidato eleito que desrespeitar as proibições impostas.

Entre as restrições contidas no artigo, o agente público não pode ceder ou usar, em benefício de candidato, de partido ou de coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No caso, aqui é aberta uma ressalva para a realização de convenção de partido.

Também não é permitido o uso de materiais ou serviços, custeados pelos governos ou casas legislativas, que ultrapassem as limitações contidas nos regimentos e normas dos órgãos que integram. E ainda ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, de partido ou de coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou o empregado estiver licenciado.

O agente público não pode fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, de partido ou de coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pelo poder público.

Julho                                                                                                                                                                                   
A partir deste sábado (2 de julho) até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, o agente público está proibido de nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional. E, ainda, “ex officio”, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição onde ocorrerá a eleição.   

Também a partir desta data até a eleição, o agente público está impedido de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade de pleno direito. A legislação estabelece, nestes casos, como ressalvas, os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública. O ministro do TSE, Henrique Neves, citou como exemplo os convênios realizados entre uma prefeitura e o governo estadual ou governo federal . “Nesses três meses que antecedem a eleição, ou os convênios já estão firmados a muito tempo, com previsão orçamentária e já estão em execução, e então deve-se continuar realizando o que já está contratado, ou não é possível a transferência voluntária, ou seja, aquela que não tinha qualquer previsão até então, a não ser nos casos de calamidade ou urgência que sejam reconhecidos pela Justiça Eleitoral”, explicou.

Ainda a partir de 2 de julho, em inaugurações, é vedada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Também é proibido a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas.

Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, é proibido ao agente público autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral. E fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo. “Nada impede que o governante procure o juiz eleitoral, explique as razões porque a situação é emergencial, qual a calamidade, e a justiça autorize. Em eleições passadas o TSE autorizou várias publicidades institucionais neste período proibido, porque se tratava, por exemplo, de uma campanha de vacinação, algo que é completamente sem qualquer relação coma eleição e que é de uma necessidade urgente da população ter ciência de um surto ou de uma campanha de vacinação que esteja sendo realizada”, ressaltou Henrique Neves.

É vedada a realização, no primeiro semestre do ano de eleição, de despesas com publicidade dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, que superem a média dos gastos no primeiro semestre dos três últimos anos que antecedem o pleito.

Outras restrições

Desde 5 de abril deste ano até a posse dos eleitos, o agente público não pode fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que supere a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

E desde 1º de janeiro está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Nestes casos, o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa. Em anos eleitorais, os programas sociais não poderão ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por ele mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior.

A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

Acesse aqui a íntegra da resolução sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral.

EM, FP/TC

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Eleições movimentam Sindicatos de Jornalistas em todo o país

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Única federação de trabalhadores que realiza eleições diretas, a FENAJ terá, de 19 a 21 de julho, eleição para renovar sua direção e a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Paralelamente, vários Sindicatos de Jornalistas também terão eleições para renovação de suas direções. Em alguns deles já há definição de chapas. Em outros os prazos de inscrição ainda não se esgotaram. Confira!

Todo jornalista sindicalizado pode votar na eleição da FENAJ, basta estar em dia com seu Sindicato. Para novos sindicalizados, o Regimento Eleitoral Nacional determina pelo menos três meses de filiação para participar das eleições. Já para as eleições dos Sindicatos são observadas regras estatutárias específicas de cada entidade.

Entre os Sindicatos que não farão seus processos eleitorais no mesmo período das eleições da FENAJ estão o do Mato Grosso do Sul, onde a eleição será no dia 28 de junho, com chapa única presidida pela jornalista Marta Ferreira de Jesus, e os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal e do Acre, cujas eleições estão previstas para setembro e dezembro, respectivamente.

No Sindicato dos Jornalistas de Goiás a eleição será nos dias 18 e 19 de julho e a inscrição de chapas está aberta até o dia 27 de junho. Já o Sindicato dos Jornalistas do Ceará terá eleição nos dias 19, 20 e 21 de julho. No Sindicato dos Jornalistas da Bahia a eleição será nos dias 20 e 21 de julho. Em Pernambuco a eleição será no dia 21 de julho e o prazo para inscrição de chapas se encerra no dia 28 de junho.

Até o momento, em 3 Sindicatos haverá eleição com duas chapas. No do Rio Grande do Norte o processo local será no dia 8 de julho e estão inscritas a chapa 1, “Sou Sindjorn, Nova Luta! Novamente!”, liderada por Breno Perruci, e a chapa 2, “Reaja Jornalista”, liderada por Anna Paula Andrade. No RN a eleição da FENAJ será no dia 19 de julho. Já para o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, onde a votação acontecerá de 19 a 21 de julho, estão inscritas a chapa 3, “Nenhum Direito a Menos”, e a chapa 4, “Plural – Em defesa do Jornalista Profissional”. E no Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, onde a eleição será também de 19 a 21 de julho, estão inscritas a chapa 1 “Orgulho de Ser Jornalista”, presidida por Milton Simas, e a chapa 2, “Coletivo Categoria dos Jornalistas”, presidida por Luiz Armando Vaz.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Afinal, o que é assessoria de imprensa?








Há muita confusão no mercado quando o assunto é assessoria de imprensa. Seja do lado de quem contrata, e até mesmo do ponto de vista dos próprios profissionais que muitas vezes desempenham múltiplas funções em sua rotina de trabalho e pouco param para refletir sobre seu ofício.
Grosso modo, a assessoria de imprensa pode ser entendida como uma estratégia de comunicação que busca facilitar a relação entre a imprensa (veículos de comunicação) e as empresas, organizações ou pessoas físicas, com o objetivo de gerar notícias positivas de seus clientes na mídia e/ou gerenciar eventuais crises de imagem.
O assessor de imprensa é o profissional responsável por administrar as informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Em outras palavras, o principal objetivo do assessor é conquistar espaço editorial na mídia de forma a gerar visibilidade para seus clientes.
O processo funciona da seguinte forma:
1) o assessor de imprensa determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para qual(is) veículo(s) esse conteúdo deve ser direcionado;
2) ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);
3) caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.
Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de mídia espontânea. Ou seja, não se paga por essa publicação. Paga-se para a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado.
Diferentemente da publicidade, o assessor não compra espaços nos meios de comunicação. O sucesso da divulgação depende da relevância do seu conteúdo e cabe única e exclusivamente ao jornalista do veículo determinar sua publicação ou não.
Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de ordem na assessoria de imprensa. Um bom profissional deve ser especialista não apenas em seu cliente, mas também conhecer os veículos e jornalistas aos quais direciona suas divulgações de forma a despertar seu interesse.
Em meio ao enorme volume de notícias que circulam atualmente, ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar diante de tantas novidades diárias. A contratação de um assessor de imprensa se torna uma iniciativa estratégica para os negócios.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Movimento Renova Câmara propõe discutir problemas da capital

O projeto Renova Câmara é um movimento que tem o intuito de denunciar e discutir os problemas da nossa capital.

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Busca também a contribuição para um São Luís melhor, propondo assim a renovação de nossos representantes.
Vivemos em momentos de constante mudanças, onde precisamos nos envolver e decidir o que é melhor para nós cidadãos e para nossa cidade.
Então participe, contribua, mude. #RenovaCâmara
 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Repórter cinematográfico deve receber salário de jornalista, decide TST

Os salários dos repórteres cinematográficos devem ser iguais aos dos outros jornalistas, porque a função é desempenhada por profissionais com formação idêntica. O entendimento, unânime, foi aplicado pela 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao condenar a Empresa Brasil de Comunicação S.A. (EBC).
O autor da ação afirmou que, em 2010, a EBC reduziu o salário de repórter cinematográfico para um valor abaixo do pago aos jornalistas. No pedido, ele argumentou que o artigo 6º, alínea "j", do Decreto-Lei 972/1969, que regulamenta a profissão, incluiu sua atividade entre as atribuições da categoria.
O repórter cinematográfico disse ainda que a empresa, no concurso de 2011, igualou o salário dos dois cargos, mas não alterou a sua remuneração. Já a EBC alegou a necessidade de aprovação em concurso para o empregado receber as vantagens do outro cargo, nos termos do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.
A EBC argumentou também que o processo seletivo de 2011 estabeleceu salários iguais porque houve exigência de nível superior para as duas funções, que, entretanto, envolvem atividades distintas. O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) indeferiram o pedido do servidor.
Para o TRT-10, a isonomia salarial, prevista no artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho, não se aplica ao caso, porque a reportagem cinematográfica, apesar de ser feita por jornalista, abrange tarefas distintas de outros ramos da profissão, como o jornalismo de produção textual ou fotográfica.
No recurso ao TST, o repórter afirmou que possui registro de jornalista e que sua função é típica e exclusiva da profissão. Sustentou ainda que a EBC fez distinção contrária à lei ao enquadrá-lo como técnico. O ministro Augusto César de Carvalho, redator do acórdão, votou no sentido de que a decisão regional violou o artigo 6º, alínea "j", do Decreto-Lei 972/1969.
"Tendo o TRT registrado que a atividade do reclamante é de repórter cinematográfico, atividade legalmente prevista no rol de atribuições do jornalista, não há motivo para que perceba salário inferior ao pago aos jornalistas", concluiu o ministro.  

Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ufma de Imperatriz conclui mais uma etapa da Pós-Graduação em Ascom com foco na imagem.


A disciplina, A Imagem na Assessoria de Comunicação, foi ministrada nos dias 17, 18 e 19 de junho, cumprindo mais um módulo da Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional.
 
A tradicional pose para foto, ao final de cada disciplina.
Todos sabem da importância dos meios de comunicação na construção da boa imagem de uma empresa, porém admitir o poder da mídia não significa aceitar que a mídia pode tudo. A mídia é sempre imprevisível. Um dia pode se tornar uma aliada, e no outro, o agente que instala uma crise na empresa. É preciso saber moderar. Assim as empresas adotam um intermediador, um profissional capacitado para atender aos anseios da mídia, sabendo como atendê-la, o que dizer e como agir, é aí que entra o profissional em Assessoria de Comunicação.

A Ufma da cidade de Imperatriz identificou a demanda por esse tipo de profissional na região e montou a primeira turma em um curso de especialização em assessoria de comunicação empresarial e Institucional. Ao final do curso, um grande número de jornalistas formados pela própria Ufma, bem como, graduados em outras áreas estarão preparados para a inserção no mercado de trabalho imperatrizense e em todo o Brasil.

O Assessor de Comunicação, como se imagina, não é apenas o responsável pela produção e intermediação de mídias para as empresas ou órgãos públicos, a esse profissional cabe também o planejamento estratégico das ações de comunicação, da redação ou divulgação de informações destinadas à publicação jornalística e que presta assessoria ou consultoria técnica na área jornalística, incluindo a preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas, fornecimento de dados e informações destinadas a veículos de comunicação, edição de periódicos internos e externos e de outros produtos jornalísticos.

Esse profissional precisa conhecer o negócio do seu assessorado, pois as organizações necessitam de pessoas capazes também de planejar ações comunicativas eficientes para o caso de crises que possam abalar a empresa, pois o próprio assessor, como sendo um jornalista, sabe do faro aguçado destes profissionais para procurar informações que surtem efeito na sociedade, sejam elas boas ou ruins.

A imagem

Identificar oportunidades que podem virar notícia na imprensa é uma auxilio valioso para a empresa reforçar a imagem. Nas iniciativas de divulgação, cabe à assessoria de comunicação direcionar estrategicamente as ações. O maior patrimônio de uma empresa é a sua imagem, por isso o trabalho do assessor acaba se transformando em uma “proteção”.
Laboratório Multimídia onde foi desenvolvida a disciplina
Mas para desempenhar com eficiência o papel de mediadora na relação da empresa com os veículos de comunicação, a assessoria de imprensa precisa conhecer profundamente a estrutura interna e a natureza dos negócios da organização. Portanto, deve ser tratado como parceria, em regime de absoluta confiança, sendo informada das conquistas preocupações e riscos.

O curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial instituído pela Universidade Federal do Maranhão possui 14 módulos com 14 disciplinas, além da defesa através de monografia ou artigo científico. Nos dias 17, 17 e 19 a disciplina ministrada pelo professor mestre Vítor Belém foi: A Imagem na Assessoria de Comunicação.


Com a conclusão desse módulo onde puderam ser confrontadas as teorias com as práticas usuais no mundo midiático, a Ufma cumpre mais de 60% da carga horária necessária para a formação de dezenas de profissionais que muito em breve estarão prontos para o mercado de trabalho.
 

🌱 Governo Federal lança AgroAmigo no Centro-Oeste com R$ 500 milhões para fortalecer a agricultura familiar

O Governo Federal anunciou o lançamento do programa AgroAmigo nas regiões Norte e Centro-Oeste, com o objetivo de apoiar agricultores famil...