sexta-feira, 14 de abril de 2017

Ao menos 36 membros do Estado Islâmico morrem após ataque dos EUA

A 'mãe de todas as bombas', lançada na quinta-feira, 13, destruiu refúgios e esconderijos do grupo terrorista; não há informações sobre morte de civis

O Estado de S.Paulo
14 Abril 2017 | 03h52



CABUL - Ao menos 36 membros do Estado Islâmico (EI) morreram nesta sexta-feira, 14, após o ataque que os Estados Unidos realizou com a GBU-43, a 'mãe de todas as bombas'. O porta-voz do ministério, Muhammad Radmanish, disse que além dos 36 mortos, uma grande quantidades de munição e armas foram destruídas com o bombardeio. Segundo o porta-voz, não há vítimas civis.
A bomba, que pesa 10 toneladas e mata com uma onda de pressão aérea, foi lançada na quinta, 13, com a aprovação de Donald Trump, no distrito de Achin, na província oriental de Nangarhar. Trata-se de um projétil não nuclear de seu arsenal que destruiu uma importante instalação do EI, informou o Ministério de Defesa afegão.
                             Foto: Mark Kulaw/Northwest Florida Daily News via AP


GBU-43 ou Massive Ordnance Air Blast (MOAB), a 'mãe de todas as bombas' é exposta no Museu de Armamento da Força Aérea; maior armamento não nuclear dos EUA foi lançado contra o EI no Afeganistão
Outro porta-voz do Ministério de Defesa afegão, Dawlat Waziri, disse que um importante refúgio e três esconderijos do EI foram destruídos em consequência do impacto da bomba. Segundo ele, um grupo terrorista que começou a atuar no Afeganistão em 2015 usava esse esconderijo “para coordenar seus ataques terroristas em diferentes partes da província”, fronteira com o Paquistão.
O ataque ocorreu depois que o governo afegão afirmou na mesma semana que o número de insurgentes do EI no país é inferior a 400 e que no ano passado feriu cerca de 2500 membros do grupo, o que reduziu sua presença em apenas duas das 34 províncias afegãs.
A missão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão informou na semana passada que nos dois últimos anos reduziu na metade o número de membros do grupo terrorista e em mais de 60% o território controlado pelo EI no país.
No último dia 6, um porta-voz da missão ‘Apoio Decidido’ da OTAN, o capitão Bill Salvin, assegurou que o EI será derrotado no país asiático durante o próximo ano e que o território afegão não se converterá em um lugar “seguro” para os combatentes do grupo terrorista. 

Nenhum comentário: