sexta-feira, 1 de abril de 2016

UFPA divulga mais de mil vagas em repescagem.




UFPA divulga mais de mil vagas em repescagem (Foto: DOL)
(Foto: DOL)
O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou nesta sexta-feira (1º), a segunda chamada do Processo Seletivo 2016 (PS 2016). O procedimento conhecido como “repescagem” disponibiliza 1.065 vagas e se tornou o maior da história da instituição. 
O diretor do órgão, Aluízio Barros, explica que o alto número de vagas aptas à repescagem se dá devido a provação dos candidatos em outros processos seletivos. “Muitos já foram classificados em outras instituições públicas e até mesmo na UFPA, nos outros vestibulares, e como é proibido por lei ocupar duas vagas em universidades públicas, eles precisam escolher e desistir de uma delas”.
Aluízio Barros conta ainda que o número de vagas na repescagem surpreendeu a UFPA. “Normalmente, as repescagens possuem algumas centenas de nomes, mas é a primeira vez que esse número é maior que mil. E ainda teremos mais vagas! Imaginamos que isso aconteça pelas especificidades deste ano como o prazo maior para início das aulas na instituição e a possibilidade de os candidatos participarem e serem aprovados em vários vestibulares da universidade ao mesmo tempo”.
Aqueles cujos nomes estiverem na lista de repescagem precisam se apressar, pois, a entrega dos documentos será nos dias 12 e 13 de abril no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no campus do Guamá, em Belém. Porém, cada curso possui horário e data específica para realizar o registro dos candidatos. Todas as orientações aos estudantes estão disponíveis no edital da 2ª chamada do PS 2016.
Mais vagas ainda serão disponibilizadas para a repescagem do PS 2016 - A lista divulgada nesta sexta se refere apenas aos faltosos e desistentes de Belém (996 vagas) e Ananindeua (69 vagas), pois, o Ciac/UFPA ainda está realizando o registro dos candidatos aprovados no PS 2016 para o interior do estado. 
A habilitação ao vínculo institucional do PS 2016, na verdade, termina apenas dia 8 de abril com o recebimento dos documentos dos estudantes aprovados para Limoeiro do Ajuru, no nordeste do Pará, agendado para o dia 8 de abril. Por isso, uma segunda repescagem será divulgada ao fim da habilitação com as vagas disponíveis devido às inscrições indeferidas pela UFPA e ainda com as vagas de faltosos e desistentes dos campi localizados fora da Região Metropolitana de Belém.
Aluízio Barros também assegura que não há atrasos em relação ao calendário da repescagem do PS 2016. “Esse processo de registro dos classificados do PS 2016 é o mais complexo entre os vestibulares porque envolve um número grande de candidatos e o deslocamento das equipes da UFPA a um número maior de municípios para o recebimento de documentos. Não podemos esquecer que o Pará é um estado continental e
nosso desafio, todo ano, é realizar esse processo antes do início das aulas em prazos sempre muito curtos”, aponta. 
Homologação do PS 2016 sai nos próximos dias – Ele também revela que o processo de publicação de repescagens pela UFPA é mais complexo do que poderia parecer. Isso porque as chamadas “repescagens” só podem ser feitas após a conclusão da análise de documentos dos candidatos inicialmente aprovados no concurso, ou seja, aqueles cujos nomes foram divulgados no listão do vestibular. Para esses candidatos, o prazo para a entrega de documentos, ou seja, da habilitação do vínculo institucional na UFPA, iniciou dia 18 de fevereiro e segue até 8 de abril, variando conforme os cursos e campi. Os documentos entregues pelos classificados ainda estão sendo analisados e, nos próximos dias, o Ciac irá divulgar a homologação da habilitação para os estudantes que compareceram ao registro e apresentaram documentos à instituição. 
Após essa etapa, os candidatos que tiverem o registro na UFPA negado ou indeferido têm um prazo de 48 horas úteis para recorrer da decisão. Uma vez respondidos todos os recursos é que a UFPA poderá processar o balanço das vagas que estão aptas à novas chamadas e, só então, publicar o edital de convocação para uma
segunda repescagem do PS 2016.
“Se compararmos o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com o PS 2016, por exemplo, e notória a diferença na infraestrutura e planejamento necessários para a repescagem. No SiSU fazemos o registro e análise de documentos para mil candidatos nos 12 campi da UFPA, para o PS são mais de 6,5 mil estudantes em mais de vinte municípios, mesmo nos quais a universidade não possui campus”, detalha o diretor do Ciac. 
Vestibulares diferentes, processos diferentes – A UFPA também ressalta que atualmente mantêm cinco processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação, os quais funcionam de forma independente, por diversos motivos. Por isso, a publicação de chamadas de outros concursos não implica na convocação de repescagem para o PS 2016. 
“Reforçamos ainda que o calendário do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é elaborado pelo Ministério da Educação (Mec) e funciona de forma diferenciada, pois depende daquele sistema”, reforça Aluízio Barros. Para o SiSU 2016/UFPA, por exemplo, o prazo para a entrega de documentos foi dia 22 de janeiro, para os cursos de Belém e Ananindeua, e seguiu até o dia 26 do mesmo mês para os demais campi, calendário esse definido pelo Mec e apenas executado por todas as universidades, incluindo a UFPA.
Aulas apenas em maio - A UFPA reitera ainda que, excepcionalmente este ano, as aulas para a maioria dos calouros 2016 (aqueles aprovados para os cursos regulares) iniciam no final do mês de maio, devido ao calendário de reposição de atividades na instituição, ajustado após a greve de servidores docentes e técnico-administrativos de 2015. 
Confira aqui as orientações no edital da habilitação da repescagem ou no www.ciac.ufpa.br.
(Com informações da UFPA)

Nenhum comentário: