quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TCU disponibiliza manual de auditoria financeira para consulta pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) elaborou e colocou em consulta pública o Manual de Auditoria Financeira.
Em trabalho anterior sobre o tema, o tribunal proferiu o Acórdão 3608/2014-Plenário, por meio do qual foi estabelecida meta institucional de convergência integral aos padrões e boas práticas internacionais de auditoria financeira em 12 anos. Para isso, foi aprovada estratégia que visa desenvolver a competência constitucional e legal na função de auditoria financeira e ampliar a quantidade de demonstrações financeiras auditadas até 2026.
O Manual de Auditoria Financeira é um dos instrumentos básicos para viabilização dessa estratégia e tem como objetivo orientar o setor público na realização de auditorias financeiras de forma eficiente e eficaz, com alto padrão de qualidade, credibilidade e profissionalismo.
A fim de obter contribuições da sociedade para o aperfeiçoamento do documento, o manual foi colocado em consulta pública no portal do TCU. Além disso, foram enviadas mensagens a todos os dirigentes de controle interno, secretários-gerais de controle externo de tribunais de contas, presidentes de conselhos e entidades profissionais ligadas ao tema.
Os prazos estimados para o processo de consulta, finalização e publicação são os seguintes:
• consulta pública - até 30/3/2016;
• revisão e ajustes finais - até 30/5/2016;
• publicação da versão final - até 30/6/2016.
Sugestões ou comentários relacionados ao Manual de Auditoria Financeira podem ser registrados na tabela de análise, disponibilizada no link abaixo,  e enviados até o dia 30/03/2016, para o correio eletrônico: auditoriafinanceira@tcu.gov.br.
Serviço:

Nenhum comentário: