quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Açailândia perde três Delegados e insegurança tende a aumentar nos próximos dias


Nos últimos dias, três delegados deixaram o município. Índices de roubos e furtos tem crescido de forma assustadora 

Delegado Murillo Lapenda, agora,
responsável por toda demanda
A população do município de Açailândia, 559 km de distância de São Luís, vive atualmente dias de muita insegurança e constantes assaltos. As ações praticadas pelos bandidos ocorrem a luz do dia, segundo levantamentos do Blog, só nos últimos dias cerca de 50 motocicletas foram roubadas de populares. 

Alguns assaltos resultaram em morte de pessoas, como no caso do taxista Carneiro. Ele foi vítima de uma emboscada feita por assaltantes, ao receber ordem de parar a moto, a vítima tentou fugir dos criminosos e foi alvejado com vários tiros. Morreu na hora. (Reveja)

Empresários do município tem tido suas residências invadidas, audaciosos, os ladrões não se preocupam mais em cobrir os rostos. Um caso recente foi o do empresário "Cicero do Feijão", assassinado na porta de sua casa, enquanto estava sentado na porta no fim da tarde. O ladrão queria seu celular e cordão, mas não se contentou e tirou também a sua vida. 

Os poucos homens da Polícia Militar de Açailândia, é fato, tem buscado combater a onda de crimes que tem tomado conta da cidade, mas não fazem milagres. Além do baixo efetivo, sofrem também com as condições de trabalho proporcionadas a eles. Muitas vezes falta gasolina para as viaturas, seria esta uma das principais causas de demora para a Polícia chegar ao local das ocorrências quando chamada. 

Açailândia perdeu três Delegados nos últimos dias, da esquerda
para direita, Assis Ramos, Victor Machado e Vital Rodrigues
Mas a situação do município de Açailândia pode se agravar ainda mais nos próximos dias. Ocorre que a cidade vem perdendo desde outubro deste ano todos os seus Delegados de Polícia Civil, que são os funcionários públicos responsáveis por chefiar a Delegacia. 

Já deixaram Açailândia os Delegados, Victor Machado, Assis Ramos e, nesta terça feira, 25, o Delegado de Polícia Civil Vital Rodrigues. Assis Ramos recebeu licença premium, Victor Machado foi transferido para São Luís e Vital Rodrigues foi deslocado para o município de Imperatriz. Para uma população de 105 mil habitantes, ficou somente o Delegado Murillo Lapenda.

Ao que parece o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, nomeado pelo Governador Flávio Dino, não está preocupado em garantir a segurança do município. Bastava que o chefe maior da Polícia do Estado se atentasse para o quadro agravante de criminalidade em Açailândia para notar que tais transferências atingem em cheio a segurança e o bem estar da população.

Por que a insegurança tende a aumentar nos próximos dias com a remoção destes agentes públicos? Porque são deveres do Delegado de Polícia:  presidir inquéritos policiais, elaborando Portarias, despachos interlocutórios e relatórios finais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante, apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal, cumprir e fazer cumprir mandados de prisão,  dirigir e orientar a investigação criminal .

Também são atribuições do Delegado: proceder a verificação e exame dos atos ilícitos chegados a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer, elaborar relatórios, bem como, representar pela decretação judicial de prisões temporárias, proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares, expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, realizar atividades afins ou correlatas.

Deixar todas estas tarefas tão somente nas mãos de um Delegado, para uma cidade de 105 mil habitantes é forçar a população a pagar o preço. E que preço é este? Andar com medo, suspeitando de quem estiver ao seu lado. É levar a pessoa a não ir mais as Praças por medo de que algo de ruim lhe aconteça, como a mulher que teve sua moto Biz roubada na Praça do Mercado.

Fonte/Maranhão em Foco

Nenhum comentário: