quinta-feira, 14 de maio de 2015

MESMO COM ENTRAVES - DNIT garante execução da obra de duplicação da BR-010, em ITZ


  •  
  •  
De acordo com o órgão, enquanto entraves são resolvidos, pequenos serviços serão executados.
Placa com informações da obra, já coberta pela vegetação às margens da BR. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
IMPERATRIZ – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garantiu que as obras de duplicação da BR-010 em Imperatriz, no trecho de 14,4 km, que vai da MA-280, em Gov Edison Lobão, até a MA-125, que dá acesso a Cidelândia, serão executadas no decorrer do ano de 2015.
Alguns entraves, como a retirada dos postes às margens da rodovia e problemas financeiros no departamento nacional, poderiam paralisar a execução do projeto.
“O que a gente pode dizer é que estamos esperando uma resposta ‘de cima’, vindo o orçamento do DNIT. Todas as obras estão sendo revisadas, vendo o que pode ser feito, mas, a respeito da obra de duplicação, é que vai continuar”, afirma o engenheiro do DNIT, em Imperatriz, Edilson Silva.
Mas a previsão é de atraso. De acordo com o engenheiro, o projeto inicial, de 2010, não previa os entraves, que, inclusive, foram debatidos durante Audiência Pública na Câmara Municipal. Edilson diz que, por conta disso, todo o cronograma da obra está sendo readequado.
Duplicação deve ir da MA-280, em Gov Edison Lobão, até a MA-125, que dá acesso a Cidelândia. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
“A gente fez em três etapas (o planejamento da obra). O prazo contratual é de três anos, só que, nesse primeiro ano, a questão está bem atrasada, devido a todos esses entraves técnicos. A obra vai acabar sendo redimensionada para um novo cronograma. Tanto o cronograma, quanto a execução da obra, quanto a parte financeira, está tudo sendo adequado. A previsão era para três anos, mas, provavelmente, isso vai ser editado”, explica.
Imirante Imperatriz percorreu um dos trechos que deve ser alvo da duplicação, do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a entrada da cidade. O que a equipe encontrou foi o rascunho do início de uma obra. Próximo ao posto da PRF, trabalhadores da empresa contratada realizavam o mapeamento e demarcação da área.
Segundo trabalhadores, o serviço de demarcação e mapeamento começou nesta quarta-feira (13). (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
Segundo um funcionário, que não quis gravar entrevista, eles iniciaram o trabalho somente ontem. A colocação de bueiros, também, pode ser observada em alguns locais, o que faz parte da primeira fase da obra, segundo Edilson.
“Na primeira parte, antes de executar a terraplanagem, a gente precisa dar início à drenagem. Esse é o nosso primeiro ponto e é o que a gente está podendo acatar, antes de resolver o problema da Cemar”, diz, acrescentando que esse processo deve durar cerca de um ano.
Depois disso, o próximo passo é a terraplanagem, que só pode acontecer depois que os problemas com a rede elétrica, tubulações e cabos de fibra ótica forem sanados. “A gente está tentando resolver todos esses problemas, para poder dar início ao movimento de terra, que, na verdade, é o início da obra para a população”, afirma o engenheiro.

Nenhum comentário: