terça-feira, 26 de maio de 2015

AÇAILÂNDIA - EDUCADORAS PARTICIPAM DE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO.


O Congresso Educador teve por objetivo o aperfeiçoamento profissional dos professores e gestores de escolas e de sistemas.

Equipe de Açailândia - Maria Mendes, Neiva Antunes, Ivanete Carvalho, Vania Morgado,
Eleine Beatriz, Ivaneide Amorim Eline Nascimento e Rubia Novakoski.
Uma equipe de 9 educadoras de Rede Municipal de Ensino de Açailândia, incluindo a Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, participaram do BETT BRASIL EDUCAR, nos dias 20, 21, 22 e 23 de Maio. O evento reuniu as principais personalidades da educação, Brasileira, América do Sul e dos Estados unidos.
O Congresso Educador teve por objetivo o aperfeiçoamento profissional dos professores e gestores de escolas e de sistemas, e a programação das palestras, debates e eventos da Bett Brasil focou à inovação e uso de recursos de tecnologias educacionais.

Propiciando a ampliação e o compartilhamento de conhecimentos entre expositores, palestrantes e o público sobre recursos e práticas nas áreas de ensino e aprendizagem e de gestão educacional, visamos contribuir para acelerar a construção da educação de qualidade para todos no Brasil. A discussão de estudos de caso nacionais e internacionais, que possam inspirar outras iniciativas.
Nesse ano, um foco na transição escola – trabalho. A discussão associa-se à grande expansão do ensino profissional e do superior no Brasil, com suas implicações sobre a empregabilidade e os requisitos de interação entre escola - mercado de trabalho, bem como sobre as inovações demandadas nesses segmentos.

O debate tratou, ainda, de importantes gargalos na educação no país como a formação de professores e a infraestrutura, em especial o estado crítico da conectividade.

Por fim, foi destaque as discussões sobre as principais tendências internacionais na educação, que envolvem os temas específicos dos problemas brasileiros, mas abrangem, principalmente, questões mais amplas que precisam ser consideradas para a construção da visão e das estratégias para consolidação de uma educação de qualidade, compatível com os requisitos de cidadania e inserção produtiva na sociedade no século XXI.

A equipe de Açailândia que participou do congresso foi custeada pela a prefeitura Municipal. A gestora municipal, prefeita Gleide santos, entende que a educação é o principal caminho para o desenvolvimento do município e por isso elegeu com prioridade no seu governo.

A educação e a escola são instituições essenciais para a cultura e a civilização humana, tanto para a reprodução dos consensos sociais necessários quanto para a transformação das sociedades. “O mundo atual vive uma intensa mudança, as culturas e tecnologias digitais ocupam nossa vida cotidiana e nossa vida no mundo do trabalho. Enquanto isso vimos arrefecer os ideais éticos e estéticos, a pessoa e a dignidade humana perde espaço na cultura atual”. Reitera, Gleide Santos.

Já a professora Ivanete Carvalho, disse. “Temos que pensar quais são as práticas educacionais e escolares que precisam ser classicamente mantidas ou recuperadas e quais são as culturas e produções atuais que precisam ser incorporadas à prática social da escola. O mundo globalizado é uma grande aldeia. As sociedades e grupos sociais precisam compreender o mundo para educar crianças e adolescentes, jovens e adultos para serem sujeitos históricos, éticos e produtivos”.

ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041

Nenhum comentário: