segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeita Gleide Santos participa de audiência que discutiu a crise no setor siderúrgico de Açailândia.


“O setor siderúrgico do Estado do Maranhão está vivendo a maior crise da sua história” Foi com esta afirmação do presidente do sindicato das indústrias siderúrgicas do Estado, Cláudio Azevedo, que o assunto entrou na pauta de uma comissão da Assembleia Legislativa do Estado em visita a cidade de Açailândia na semana que se passou.
pronta2
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou na última sexta-feira (24) uma audiência pública para debater a crise que atinge diretamente o pólo siderúrgico no município de Açailândia. O evento que ocorreu no auditório do Centro Empresarial de Açailândia, reuniu além dos deputados Junior Verde (PRB) e Marco Aurélio (PC do B), representantes da iniciativa pública e privada, bem como da sociedade civil organizada. Ainda na quinta-feira, dia 23, a comissão visitou várias indústrias siderúrgicas e pôde in loco tomar conhecimento da situação vivida pelo setor.
Representando o governo do Estado, o secretário adjunto da Casa Civil, Helio Soares assumiu o compromisso de se unir à luta, além de possibilitar audiência com o governador Flavio Dino (PC do B) envolvendo todas as entidades representativas do setor com a finalidade de encontrar alternativas no sentido de amenizar a situação. “É uma questão muito importante, pois mexe com o desenvolvimento de uma região que contribui muito com o PIB brasileiro. Já falamos com alguns senadores maranhenses para que se mobilizem junto ao governo federal nessa luta”, afirmou.
Claudio Azevedo, presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), lembrou que o setor vive um momento de sacrifício tentando manter os empregos dos trabalhadores. “As indústrias diversificaram a produção. Algumas produzem cimento com a escória [matéria-prima formada de impurezas como calcário e sílica advindas do processo de redução do ferro gusa] e outras produzem energia através dos gases, gerando assim outra fonte de renda”, argumentou.
DSC_0060
Ações do Município de Açailândia
A prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB), e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Gilson Meneses, apresentaram algumas medidas adotadas pelo governo municipal de fortalecimento do ambiente empresarial para as micros e pequenas empresas, como uma forma de buscar alternativas para enfrentar a crise no setor guseiro.  
Por meio de Decretos, a prefeitura municipal regulamentou as atividades de risco, agilizando as liberações de Alvarás de funcionamento, além de ampliar e criar o parque industrial de Açailândia para as micro e pequenas indústrias.
A gestão municipal reduziu, ainda, a carga de ICMS em mais de 30% e anunciou o lançamento para os empresários do município do Programa de Compras locais, promovendo maior circulação de recurso.
A prefeita Gleide Santos ainda decretou a redução de cobrança do ISS às empresas fornecedoras para o setor siderúrgico. A cobrança para essas empresas é de apenas 1% sobre o valor faturado. “Entendo que combater essa crise é uma responsabilidade de todos os setores seja ele privado ou público, e precisamos envolver forças maiores como o governo do Estado, nossos deputados estaduais que já estão dando as suas contribuições, como também os nossos deputados federais e senadores maranhenses. O Município tem feito a sua parte e tomado através da Secretaria de Indústria e Comércio medidas que visam minimizar o impacto no comércio local sobre essa crise no setor guseiro e estamos à disposição dos empresários, industriais, sindicatos e a sociedade em geral para buscarmos as soluções necessárias para esse problema que afeta diretamente o Município de Açailândia, enfatizou.

Nenhum comentário: