Plataforma online gratuita ajuda a normatizar trabalhos acadêmicos.
Um dos maiores pesadelos para estudantes de todo o mundo é a redação e formatação de trabalhos acadêmicos. Para ajudar quem precisa produzir o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tem dúvidas de como se organizar, dois empreendedores de Santa Catarina estão desenvolvendo o Mettzer.
O projeto, ainda em fase de teste, é uma plataforma online, totalmente gratuita, onde os acadêmicos podem editar o texto de seus trabalhos enquanto ele é automaticamente formatado de acordo com as regras da ABNT.
Em 2013, uma pesquisa realizada pelos idealizadores do Mettzer mostrou que mais de 91% dos estudantes entrevistados declarou não ter muito conhecimento sobre normatização.
“Hoje, sabemos quais as reais dificuldades dos usuários, em quais partes os estudantes perdem mais tempo na hora de desenvolver uma pesquisa”, afirma o co-criador da plataforma, Felipe Mandawalli, acrescentando que o projeto foi pensado para ser uma forma de atender necessidades de estudantes e professores e otimizar tempo em pesquisa científica.
O censo 2013 do Ministério da Educação mostra que o Brasil possui mais de sete milhões de estudantes de nível superior. Em Imperatriz, já considerada um pólo universitário, existem duas universidades públicas e um Instituto Federal, além das instituições particulares.
Raônni Veloso, estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se encaixa na amostragem da pesquisa feita pelos empreendedores e vê a normatização como algo muito complicado. “As normas da ABNT mudam a cada ano e são muitos detalhes, então além de se preocupar com o conteúdo de seu trabalho, ainda é preciso seguir a norma”. Raônni espera que a plataforma o ajude a poupar tempo e direcionar seu foco ao conteúdo do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário