
Antes de efetuar a compra, o consumidor deve buscar informações sobre o site. (Foto: Rhaysa Novakoski)
O Procon em Imperatriz recebeu 153 reclamações de clientes quanto à entrega de produtos comprados, desde janeiro do ano passado. Desse total, cerca de 57% foram de transações eletrônicas. Embora o comércio eletrônico no Brasil esteja em crescente expansão, – 16 bilhões de reais faturados no primeiro semestre de 2014, segundo relatório da E-bit – os consumidores devem ficar atentos na hora de efetuar compras pela internet para evitar prejuízos.
Em maio de 2013, o carteiro, Jataniel Alves, fez a compra de um móvel, no site Compra Fácil, que nunca chegou. Depois de cinco meses de negociação, Jataniel procurou a justiça. “Já tinha comprado outros produtos no site, como sofá e computador, e testemunhado pessoas próximas comprando e dando certo”, justifica a escolha.
A advogada conciliadora do Procon, Márcia Ribeiro, explica que a demora ou não entrega de produtos é a principal reclamação de quem faz compras pela internet. Ela orienta que para evitar transtornos é preciso que o consumidor siga alguns procedimentos no momento de escolher onde comprar, como:
- Verificar a procedência do site;
- Verificar se a empresa possui endereço físico, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e e-mail ou telefones para contato;
- Saber se o site emite nota fiscal de compra;
- Conhecer as políticas de troca de produtos da empresa;
- Não passar informações desnecessárias ou abusivas, como senhas de banco, número do PIS, etc.
“Também é necessário que o indivíduo fique atento aos relatórios de sites não confiáveis, divulgados pelo Procon”, acrescenta. Esses e outros dados podem ser consultados no site do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Outras Consultas – Para ajudar os consumidores online, algumas instituições fornecem serviço de avaliação de sites de compra. O Reclame Aqui é um desses canais.
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