Nos dias 11 e 12 de setembro
de 2014 aconteceu na UEMA, o 2º encontro de formação promovida pela Secretaria
Municipal de Educação em parceria com o Sistema Educacional Família e Escola
(SEFE), empresa parceira da SME e responsável pela orientação e formação de
professores em relação ao uso do livro didático (Entrelinhas) para a Educação Infantil dos alunos da Rede
Pública Municipal de Ensino.
Na oportunidade a o treinamento foi
ministrado por uma equipe composta de 9 professoras especialista na área de formação
para profissionais da educação das
séries iniciais. Cerca para de 300
professores, 30 suporte pedagógico, 52 gestores e vice gestores que trabalham
com o referido segmento.
O diferencial dessa formação é que
mesmo dando a formação presencial, a empresa disponibiliza o portal SEFE/EAD
para que os professores, professores auxiliares, suporte pedagógico, gestores e vice gestores
realizem cursos a distância conforme sua área de atuação.
Outro fator importante realizado
pela equipe do SEFE, foi o encontro com
os pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas municipais. Desta
vez, a equipe se dividiu em três, e reuniu com os pais de três polos. Bairro do
Jacu na E.M Tânia Leite, Pequiá, E.M. Eduardo P. Duarte e E. M. Antônio Lazzarin, Vila Ildemar. . A ideia das palestras com as famílias, é
envolvê-los no processo de educação de seus filhos.
A proposta de formação dos
encontros presenciais é discutir e socializar as atividades que o livro oferece
e em seguida confeccionar materiais didáticos pedagógicos
com sucatas, material reciclado e outros. Tudo isso na perspectiva de
implementar as aulas ou seja; torná-la mais criativa e atraente para as
crianças, e assim promover uma aprendizagem de maneira lúdica.
A formação de gestores e Vice-gestores
oportunizou discussões sobre a importância da gestão democrática ou
participativa no ambiente escolar, fez refletir sobre o perfil do gestor
enquanto líder e responsável pela equipe e sucesso nas ações administrativa e
pedagógica dentro da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário