segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SME LANÇA PROJETO “REVIVENDO A LEITURA ATRAVÉS DE MONTEIRO LOBATO".



A Secretária Municipal de Educação do município de Açailândia-Ma,  por intermédio da equipe da “Casa do Professor” lançou na última sexta-feira 23/09/14, o projeto “Revivendo a Leitura Através de Monteiro Lobato”. A exemplo do projeto “Centenário de Vinícius de Murais”, desenvolvido ano passado, a gestão municipal pretende incentivar o gosto pela a leitura das crianças. “A leitura é um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-a, um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe com o sujeito participante, tanto do processo educativo, quanto do meio social m em que está inserido (Góes. 1990,0.16).
O projeto vai passar por várias etapas, será executado na escolas da rede pública municipal pela a equipe de professores lotados nas salas de leitura que irão envolver os alunos e também professores das outras disciplinas como; Matemática, geografia, História, ciências, educação física e arte.

O Resultado dos trabalhos e oficinas desenvolvidas nas escolas, serão apresentados nas ruas e praças do município. Para isso, foi divido em 04 (quatro) polos de apresentações. São eles; Bairro do Jacú e Vila São Francisco (15/09), Vila Ildemar e Pequiá (16/09), Vila Capelozza, Vila Bom Jardim e Jardim Glória (17/09), Vila Tancredo e Califórnia 18/09.

No mesmo dia do lançamento do projeto, a equipe da “Casa do Projeto” coordenado pela professora Zeila Ferradaz, realizou uma oficina para os responsáveis pelas salas de leitura, gestores e supervisores municipais. Cerca 90 pessoas participaram do evento. Entre os convidados estava a Drª Iranilde Assunção, assessora da PMA e prefeita Gleide Santos, que participou ativamente da oficina durante toda a programação.

Ao final Gleide Santos, elogiou o projeto e toda a equipe da “Casa do Professor”, bibliotecárias e da Secretaria Municipal de Educação.  Em sua fala, a prefeita disse está no caminho certo para uma Educação de Excelência. “Precisamos fazer com que nossas crianças se aporem de conhecimento e sabedoria para se tornarem cidadãos críticos e conscientes. A leitura é o caminho mais curto para chegar a esse objetivo”. Afirma Gleide Santos.
Zeca Carvalho
DRT/MA 1041




























Nenhum comentário: