quarta-feira, 2 de abril de 2014

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL.






Durante dois dias cerca de 20 professores da rede municipal de ensino, participaram de uma oficina sobre patrimônio cultural, ministrada por Marcos Batista Schuh (Mestre em História)  

O objetivo é Instrumentalizar professores e agentes comunitários para trabalhos de sensibilização,  valorização e preservação do patrimônio cultural local; Propiciar reflexões a partir do presente sobre como nos relacionamos com nosso passado; Instigar os participantes a se aprofundar nos conceitos de patrimônio cultural em suas diferentes dimensões; patrimônio ambiental, material e imaterial; Articular o conhecimento tácito dos ouvintes aos conceitos de patrimônio cultural; Promover exercícios que visibilizem valores culturais mobilizadores e estruturadores do cotidiano; Demonstrar possibilidades de abordagem, cuidado, mapeamento e aproximação com os bens patrimoniais local.

Relacionar o patrimônio com a historicidade dos participantes; Despertar o interesse e a curiosidade dos professores, para o uso dos espaços e dos acervos das casas de memória existentes; Promover o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico, cultural e paisagístico existente nos ambientes próximos à escola, junto à comunidade local; Introduzir noções de patrimônio arqueológico, formas de trabalho do arqueólogo e de salvaguarda A oficina está inserida no plano de Educação Patrimonial do projeto da instalação da Linha de Transmissão de Energia Elétrica 500 kV que abrange as cidades localizadas no trecho de Açailândia a Miranda do Norte e, se constitui em uma forma de retorno para a comunidade local das pesquisas sobre o Patrimônio Histórico e Arqueológico realizadas nos municípios localizados nesse trecho.

Segundo o pesquisador Marcos Batista Schuh, esse trabalho, busca produzir a inserção de discussões em torno do Patrimônio Histórico e Arqueológico local no processo educativo através de atividade de sensibilização e instrumentalização da comunidade a partir de exercícios que abordem a situação social, origem cultural, histórias individuais, relação com o lugar onde vivem, memórias familiares etc, mapeando o universo referencial dos mesmos, suas experiências de vida e repertórios culturais.

Para isso, foi utilizado um prospecto informativo sobre o patrimônio cultural local, especialmente desenvolvido para a ação educativa a partir das pesquisas realizadas na região de abrangência da referida Linha de Transmissão de energia elétrica. Foram utilizadas imagens, por meio de equipamentos multimídia, dos patrimônios identificados e salvaguardados pelo Estado, bem como aqueles mapeados pela equipe de pesquisa.

A professora de artes, Neiva Antunes, falou da importância dessa oficina. “Nós sabemos que Açailândia foi construída a partir da chegada de pessoas de vários lugares e países que trouxeram  sua cultura, e isso acaba agregando valores na sociedade local. E consequentemente  poderemos trabalhar a diversidade cultural nas escolas através de projetos”.

ZECA CARVALHO
DRT/MA1041





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