Durante dois dias cerca de 20 professores da
rede municipal de ensino, participaram de uma oficina sobre patrimônio cultural,
ministrada por Marcos Batista Schuh (Mestre em História)
O objetivo é Instrumentalizar professores e
agentes comunitários para trabalhos de sensibilização, valorização e preservação do patrimônio
cultural local; Propiciar reflexões a partir do presente sobre como nos
relacionamos com nosso passado; Instigar os participantes a se aprofundar nos
conceitos de patrimônio cultural em suas diferentes dimensões; patrimônio ambiental,
material e imaterial; Articular o conhecimento tácito dos ouvintes aos conceitos
de patrimônio cultural; Promover exercícios que visibilizem valores culturais
mobilizadores e estruturadores do cotidiano; Demonstrar possibilidades de
abordagem, cuidado, mapeamento e aproximação com os bens patrimoniais local.
Relacionar o patrimônio com a historicidade
dos participantes; Despertar o interesse e a curiosidade dos professores, para
o uso dos espaços e dos acervos das casas de memória existentes; Promover o
conhecimento e a valorização do patrimônio histórico, cultural e paisagístico
existente nos ambientes próximos à escola, junto à comunidade local; Introduzir
noções de patrimônio arqueológico, formas de trabalho do arqueólogo e de
salvaguarda A oficina está inserida no plano de Educação Patrimonial do projeto
da instalação da Linha de Transmissão de Energia Elétrica 500 kV que abrange as
cidades localizadas no trecho de Açailândia a Miranda do Norte e, se constitui
em uma forma de retorno para a comunidade local das pesquisas sobre o
Patrimônio Histórico e Arqueológico realizadas nos municípios localizados nesse
trecho.
Segundo o pesquisador Marcos Batista Schuh,
esse trabalho, busca produzir a inserção de discussões em torno do Patrimônio
Histórico e Arqueológico local no processo educativo através de atividade de
sensibilização e instrumentalização da comunidade a partir de exercícios que
abordem a situação social, origem cultural, histórias individuais, relação com
o lugar onde vivem, memórias familiares etc, mapeando o universo referencial
dos mesmos, suas experiências de vida e repertórios culturais.
Para isso, foi utilizado um prospecto
informativo sobre o patrimônio cultural local, especialmente desenvolvido para
a ação educativa a partir das pesquisas realizadas na região de abrangência da
referida Linha de Transmissão de energia elétrica. Foram utilizadas imagens,
por meio de equipamentos multimídia, dos patrimônios identificados e
salvaguardados pelo Estado, bem como aqueles mapeados pela equipe de pesquisa.
A professora de artes, Neiva Antunes, falou
da importância dessa oficina. “Nós sabemos que Açailândia foi construída a
partir da chegada de pessoas de vários lugares e países que trouxeram sua cultura, e isso acaba agregando valores
na sociedade local. E consequentemente
poderemos trabalhar a diversidade cultural nas escolas através de
projetos”.
ZECA CARVALHO
DRT/MA1041
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