quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

novembro azul secretário de saúde novembro azul novembro azul1
Açailândia - Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, intensificam o alerta.
O Novembro Azul ocorre em outras partes do mundo. Também semelhante ao Outubro Rosa, panfletos e palestras em todas as partes do País devem ser intensificados. Mas, historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal da doença. E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer.
A doença (atenção homens!)
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens - o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: Dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.
Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, que dura em torno de 30 segundos apenas e que é um exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.
Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença. É importante alertar que os exames preventivos devem começar aos 50 anos, mas em casos de câncer de próstata na família, a idade inicial para os exames deve ser reduzida para 40 anos, pois aumenta em 10% a chance de desenvolver a doença.
Na manhã desta quarta-feira, o hospital municipal – SESP – iniciou a campanha Novembro Azul a todo vapor intensificando a conscientização da população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o secretário de saúde, Dr. Denison, a secretaria de saúde já havia tomado medidas de prevenção e nesta quarta foi iniciada a sessão de palestras, divulgações, visando à saúde do homem.
Os homens em sua maioria ainda têm muito receio de procurar um médico, não se sentem à vontade e pensam que só vai ao médico quem está doente. Não é bem assim. O médico vai ajudá-lo a prevenir a doença também, orientando o homem a ter hábitos de vida saudável, quebrando os tabus. O homem precisa de ajuda da família, pois a nossa classe é muito difícil e temos dificuldade para procurar o médico, tomar essa iniciativa de se cuidar. Ter vida é muito bom; mas tê-la com saúde é muito melhor’’, alertou o secretário.
Açailândia já conta com dois urologistas: Dr. Paulo de Tarso e Dr. Emanuel, porém, é possível obter uma orientação com outro profissional da saúde, como clínico geral, que pode fazer esse rastreio e identificar no paciente a existência da doença.
O Sr. Raimundo, que esteve presente no hospital municipal, falou da importância da prevenção: “A gente só resolve cuidar da saúde quando fica na pior. Eu fiz o exame e vou fazer novamente porque eu sei que estou precisando e é importante”. A classe masculina participou em peso da programação e provou que está aberta à prevenção e possível tratamento, se necessário.
De acordo com o Dr. Denison Gigante, Secretário Municipal de Saúde, em Açailândia há muitos casos de pessoas com câncer, pois o fator de risco é a idade. Segundo ele, quanto mais velho o homem está, mais chances ele terá de contrair a doença. E no Município, a expectativa de vida também aumentou, ou seja, existem mais pessoas com idade avançada e com isso, o risco aumenta. Isso vale para homens e mulheres. “O mês de novembro é para lembrar que o homem é importante sim, porém a mulher não fica de fora e precisa tomar os devidos cuidados com a saúde também”. Cuidar da saúde não tem dia. Todo dia, em todo tempo a saúde merece a nossa atenção e cuidado.
Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Nenhum comentário: