.post-body { text-align: justify; }.post-body, .post-content, .blog-posts .post { text-align: justify !important; } Portal OF NEWS: CURSO DE MEDICINA: UMA REALIDADE EM IMPERATRIZ

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CURSO DE MEDICINA: UMA REALIDADE EM IMPERATRIZ


O prefeito Sebastião Madeira (PSDB), acompanhado do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB), do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, e do diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio Belo Matos, visitaram, no começo da semana, o campus avançado da universidade no bairro Bom Jesus, em Imperatriz. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo municipal acompanhou a comitiva, formada pela comissão do Ministério de Educação (MEC) de instalação do curso de Medicina, na UFMA, em Imperatriz.
"Temos desde o começo do nosso mandato nos colocado à disposição da reitoria, bem como dos membros da comissão de implantação do curso de Medicina", disse o prefeito.
Para Madeira, o município desponta nos últimos anos no cenário econômico com a implantação de grandes empreendimentos industriais e comerciais, como fábrica de celulose Suzano. Agora também se consolidará como cidade universitária.
"O município viabilizou a instalação de postes de iluminação pública na estrada de acesso ao campus da UFMA, no Bom Jesus", destacou o prefeito, que também colocou à disposição da universidade o Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) e 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os estágios a serem realizados pelos acadêmicos do curso de Medicina. O prefeito assinalou a importância do novo curso no contexto social e da melhoria do setor da saúde pública. "Nesta visita da comissão de implantação do curso de Medicina, queremos reforçar o desejo da comunidade estudantil de Imperatriz", destacou.
Acompanhamento - O deputado estadual Dr. Pádua (PP) também acompanhou a comissão da UFMA. Ele verificou o canteiro de obras do prédio, salas e laboratórios do curso de Enfermagem, que também serão utilizados no início pelos alunos de Medicina, previsto para começar até março do próximo ano.
"É uma grande conquista da Região Tocantina e do sul do Maranhão, pois esse é o resultado da soma de esforços", disse o parlamentar, que apresentou no começo do mandato requerimento à governadora Roseana Sarney e ao reitor da UFMA solicitando a instalação do curso de Medicina, no campus de Imperatriz.
O deputado também comemorou a conclusão dos serviços de pavimentação asfáltica que foram realizados pelo Governo do Estado, cujo investimento foi de mais de R$ 1,3 milhão, incluindo obras de meios-fios e sarjetas.
"O Município também contribuiu com a obra, instalando rede elétrica, postes de iluminação pública na estrada de acesso ao novo campus da UFMA", frisou Dr. Pádua.
O vereador reiterou a importância do curso de Medicina, que consolidará Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão, em cidade-polo universitário. "Essa visita técnica da comissão deverá consolidar o sonho de instalação do curso de Medicina", disse.
Regras - Para criar um curso de Medicina, as instituições federais deverão apresentar ao MEC três documentos: projeto pedagógico, perfil dos professores responsáveis pelas disciplinas e o projeto de infraestrutura. Este último deverá cumprir requisitos instituídos em fevereiro deste ano, como a integração do curso com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS) e a existência de um hospital de ensino próprio da faculdade.
Além disso, as universidades receberão diversas visitas presenciais de uma comissão especial criada pelo MEC especificamente para avaliar escolas médicas. A primeira visita ocorrerá na fase de implantação dos cursos; as demais acontecerão ano a ano, a partir da primeira turma matriculada, até que o curso tenha oferecido pelo menos 50% da carga horária. Esse é o requisito do MEC para que ele receba o reconhecimento do ministério, para que a instituição tenha permissão para emitir o diploma de Medicina. 

Números
202 é o número de cursos de Medicina em funcionamento hoje no Brasil
85 escolas de Medicina existentes no Brasil são públicas
117 cursos de Medicina em funcionamento hoje no Brasil são de escolas privadas
Deu no Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

🌱 Governo Federal lança AgroAmigo no Centro-Oeste com R$ 500 milhões para fortalecer a agricultura familiar

O Governo Federal anunciou o lançamento do programa AgroAmigo nas regiões Norte e Centro-Oeste, com o objetivo de apoiar agricultores famil...