quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Projeto Diretrizes em Ação: Mesmo em tão pouco tempo de implantado colhe resultado positivo.

                                 O que é

O PDA, é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação com o instituto Avisa Lá. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) têm caráter mandatório, mas tirá-las do papel e transformá-las em ações, é um grande desafio. O Instituto Avisa Lá recebeu do Ministério da Educação e do UNICEF a tarefa de conceber um projeto que, ao mesmo tempo em que ilustrasse essas diretrizes, apoiasse a transformação de uma prática existente.  Este é o objetivo do programa Diretrizes para a Ação.

Como funciona
Formação
O projeto teve início em março de 2013, com um processo de formação continuada envolvendo professores e coordenadores dos  municípios da região, que apresentaram suas preocupações e necessidades em relação à educação infantil no diagnóstico inicial.
Na região, os encontros acontecem uma vez por mês em Imperatriz. São ministrados por  duas  formadoras de São Paulo. Ao todo  serão sete formações este ano.

Foco
O foco da atuação foi definido por meio da observação das atividades trabalhadas, das relações, dos espaços, materiais e dos tempos nas instituições de Educação Infantil. Em Açailândia o projeto foi implantado inicialmente nas escolas Tancredo Neves  e Iranilde Sobral.
A criança como centro
Os formadores planejam atividades a serem realizadas pelos  professores em uma turma de crianças da pré-escola para que essa prática proporcione, ao mesmo tempo, a observação das competências infantis, da intervenção da professora, da organização do espaço, dos materiais, da rotina e do trabalho com diferentes experiências de aprendizagem.
A importância do brincar
A formação leva em consideração a dualidade entre a importância do brincar e a ausência dele na prática. O objetivo é que os profissionais do município, em um ano, se apropriem do tema, incorpore na prática e constate os benefícios para as crianças, para a rotina e para o trabalho do professor.
Leitura pelo professor
Na escolha os materiais para leitura foram priorizados conteúdos e ilustrações que possibilitem a fruição, a construção de sentidos sobre elementos da natureza e sociedade.Foram organizados cantos de leitura que fossem atraentes, práticos e viáveis.
Diferentes linguagens
O projeto valoriza manifestações culturais como o movimento, a música e a dança com as crianças e nos eventos de formação. O desenho e a pintura também são valorizados com diferentes suportes para estimular a criação.
De acordo com a professora Zinês Tássia, mesmo  em tão pouco tempo de implantação  do projeto Diretrizes em Ação , os resultados são muito bom. Só pra se ter uma idéia,  a evasão escolar  diminuiu e as crianças estão sempre motivadas e participam   bem  das  atividades  na sala de aula.
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041

Açailândia: Secretário Municipal de Saúde Presta Esclarecimentos na Câmara de Vereadores.


O secretário municipal de saúde, Dr.Denison Gigante, participou na noite desta terça-feira (13/08), da sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores, Na tribuna livre teve como pauta central a Saúde de Açailândia (“A SAÚDE ANTES”... “A SAÚDE AGORA”), onde o secretário pôde explanar para o Legislativo e para o público presente a atual realidade da nossa saúde municipal.

Dr. Denison Gigante foi bastante objetivo em sua fala, esclarecendo à todos de forma transparente, mostrando através de dados reais apresentados no plenário “Dr. Carlos A. F. Chaves”, na oportunidade também foi exibido em telão vídeos informativos de como foi encontrada a Saúde Açailandense.

Dr. Denison Gigante, demonstrou in loco a atual situação da secretaria municipal de saúde relatando todas as conquistas e avanços significativos alcançados nestes primeiros sete 07 meses da ADMINISTRAÇÃO GLEIDE SANTOS.

Por ocasião da presença do secretário na câmara municipal foi argumentado na tribuna pelo Vereador Canela (PSB), a existência de algumas falhas e deficiências ou situações adversas relacionadas à saúde pública municipal, o edil mais que socialista fez o uso da tribuna no espaço de tempo de 07minutos e oito segundos para inicialmente parabenizar a prefeita GLEIDE SANTOS pela participação na sessão e também para continuar formalizando criticas infundadas ao poder executivo e a pasta da saúde municipal.

VEREADOR CANELA SAIU DO BAIXO CLERO SEM OUVIR AS RESPOSTAS QUE PEDIU PARA O SECRETÁRIO...
Ao perceber que perderia NA VERBALIZAÇÃO das discussões sobre a saúde municipal, o parlamentar socialista saiu de cena após a realização do seu pequeno pronunciamento, deixando rapidamente as dependências daquela casa sem ouvir AS VÁRIAS EXPLICAÇÕES QUE TANTO PEDIU AO SECRETÁRIO DE SAÚDE.

Segundo o secretário, Dr.Denison Gigante, apesar das várias críticas infundadas e das dificuldades encontradas na pasta, o governo municipal continua trabalhando com responsabilidade para que a população consiga usufruir de todos os benefícios oferecidos pela secretaria municipal de saúde (SUS).

Dr.Denison Gigante, encerrou sua participação bastante aplaudido pela plateia, agradecendo de forma positiva tanto ao público como aos vereadores pelo espaço democrático concedido para a saúde, para finalizar o secretário se comprometeu em realizar diariamente em conjunto com a sua equipe de trabalho um trabalho integral na garantia de uma saúde pública de qualidade para todos.

De acordo com a presidente do legislativo municipal, Lenilda Costa, a sessão especial participativa serviu para mostrar a realidade da saúde em Açailândia. “A casa tem cumprido seu papel de legislar e fiscalizar, e todos nós estamos imbuídos de trazer as melhorias necessárias para nossa cidade”.
Estiveram presentes na CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA; a Prefeita Municipal Gleide Santos (PMDB), Os Vereadores, Centenas de Servidores Municipais, Secretários do Governo Municipal, Imprensa, alguns conselheiros de saúde e vários populares.
FONTE/FOLHADECUCHÁ

Nenhum comentário: