terça-feira, 13 de agosto de 2013

PROFESSORES MUNICIPAIS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PNAIC



Com o objetivo de discutir sobre a importância de trabalhar textos em sala de aula, analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, foi realizado, no último sábado (10/08), na escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio a terceira formação para professores alfabetizadores  do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O Encontro coordenado pela professora Dulcinéia  Bezerra,  contou com uma programação diversificada como estudos em grupos, aprofundamento teórico, Vivência da Rotina Didática, análises, dinâmicas, vídeos, elaboração e socialização do Planejamento.

Estiveram no encontro as técnicas da SEDUC, Elaine Beatriz e Cácia Mônica. “É um desafio que assumimos com muita dedicação por entender a importância dos objetivos deste Pacto, onde não queremos apenas alfabetizar, mas permitir que a prática pedagógica possa centrar-se na capacidade de produção e compreensão de textos de gêneros textuais orais e escritos. Afirma Elaine   Beatriz.
De acordo com a Secretária Municipal Educação, professora Ivanete Carvalho, a formação fortalece a competência técnica destes profissionais na implementação do monitoramento do Programa. Para alcançarmos uma educação de excelência  como  quer  a prefeita  Gleide Santos,  é  que estamos  investindo  em  e parcerias  projetos  como PNAIC, lembra  a secretária.
No total participaram do encontro, 250  professores alfabetizadores da rede municipal de ensino, distribuídos em 10 turmas de formação.
ASCOM/PMA
Zeca Carvalho
DRT/MA 1041


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto produzido. Zeca você arrasou! De forma especial parabenizo todos os educadores e formadores que não estão medindo esforços para estudarem aos sábados em
busca da melhoria do processo de formação pessoal e da aprendizagem dos alunos do nosso município.
Abraços, Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes.