sexta-feira, 12 de julho de 2013

PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA INVESTE EM NOVAS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS.



Aconteceu  esta semana  entre os dias  08 e 12/07,  nas dependências  da Escola Municipal Fernando Rodrigues,  a oficina  “Bornal de Jogos”  com a participação de  17    educadores  da rede pública do município.
O projeto é uma parceria  com a  Vale, Governo de Estado e  a  Secretaria Municipal de Educação,  sob a Coordenação da  Casa do  Professor e a equipe do  projeto “Nos Trilhos do desenvolvimento”.  
A proposta do Bornal de  Jogos,  é se  transformar em um instrumento eficaz na  construção do saber  nas escolas. Para isso, o Projeto oferece oficinas de confecção e utilização de jogos voltadas para professores das escolas públicas,  visa a produção regular de jogos e brinquedos pedagógicos, estimuladores de processos de aprendizagem - lúdicos e prazerosos - das crianças (em idade maternal e educação infantil), contribuindo para o desenvolvimento motor-intelectual e sensitivo, além da geração de oportunidades profissionalizantes no campo da produção artesanal de jogos  pedagógicos , utilizando-se dos recursos materiais,  recicláveis  e da cultura local..
Essa é, sem dúvida, uma maneira ousada e excitante de possibilitar às crianças e adolescentes exercerem sua criatividade e aumentarem sua auto-estima e formar pessoas mais críticas, conscientes e criativas.
O Bornal  contribui para a mudança nos métodos tradicionais de ensino, oferecendo aos educadores e escolas, tecnologias educacionais lúdicas e envolventes.
Acordo com  a educadora  Astrogilda   Santana, coordenadora do projeto “Nos trilhos do Desenvolvimento”,    a    idéia  é criar e   disponibilizar um acervo de jogos, brinquedos, dinâmicas e estratégias educacionais, que contribuam com os educadores, no sentido de melhor cumprirem  a função social de construção da cidadania, aliando prazer e resultados, alegria e eficiência, somando criatividade ao desenvolvimento da vida escolar.


ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041





















Nenhum comentário: