sábado, 27 de abril de 2013






GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA, O SONHO SE TORNA REALIDADE.

Candidata Gleide SantosA prefeita Gleide Santos é uma  idealizadora.  Quem a conhece sabe  a muito tempo ela sonhava  em realizar  algo que pudesse  envolver as pessoas carentes para  melhorar   a renda familiar.
Para Gleide Santos, isso era  uma obceção. Em todos discursos, por onde  passava, nos quatro cantos do Município, em todas as comunidades , dizia que  iria implantar programas  de  geração de  trabalho e renda para todos. O sonho se torna real logo nesse início de administração com o  projeto “Programa  Mãos Dadas”.

PROGRAMA MÃOS DADAS

O Programa Mãos Dadas é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Açailândia, junto ao Departamento de Projetos, com o intuito de criar  Cooperativas que irão beneficiar centenas de famílias através de seus cooperandos, que aprenderão uma profissão e terão um trabalho digno.
Além das Capacitações, as cooperativas passarão por um período de acompanhamento tecnológico em um processo pedagógico e de consultorias, que visa apoiar e acompanhar a formação e consolidação do empreendimento econômico cooperativista.
A medida visa potencializar o sucesso do projeto, garantindo a auto sustentação e a gestão emancipatória do empreendimento.
O Programa tem como principal objetivo melhorar as condições de vida da população, por meio da inclusão produtiva, articulando ações que favorecem a inserção no mercado de trabalho das pessoas economicamente ativas e sem ocupação rentável, no município.

COOPERATIVAS DE PRODUÇÃO PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

300 mulheres participam das Capacitações do Programa Mãos Dadas, que tem como meta inicial a criação e desenvolvimento de Cooperativas de Produção na Fabricação de Vassouras Ecológicas, Produtos de Limpeza, Panificação,  Iogurte e Bebidas Lácteas.
Além destas, outras 5 Cooperativas estão em processo de formação que irão movimentar a economia local e promover qualidade de vida para a população.
A primeira etapa das aulas teve início em  março e terminou no dia 09/04/2013
Os temas desenvolvidos na Capacitação envolveram  áreas de Empreendedorismo, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Cidadania, Relações Interpessoais e Cooperativismo.

EQUIPE DE INSTRUTORES

A equipe de instrutores contou com profissionais experientes como professor Siqueira Diniz (Departamento de Projetos), Naldo Santos (Departamento de Projetos), Rozemiro Ferreira (DMTT), Geraldo Teixeira (Secretaria de Agricultura), Jorge Araújo (Secretaria de Agricultura), Tânia Zanella (Secretaria de Educação), Eulália Dias do Norte (Secretaria de Cultura), Camilo Filho (Procuradoria), Vinícius (SAAE), Talita Assunção (SAAE), Filipe Andrade (Procuradoria) e Simone Carvalho (Secretaria de Saúde).

Com informações do Dep de Projetos
Zeca Carvalho/Josinaldo Smaille
ASCOM/PMA

Nenhum comentário: