quarta-feira, 13 de março de 2013

Açailândia: acusado de homicídio é absolvido em júri realizado pela 5ª Vara.

Em júri promovido nessa terça-feira (12), pela 5ª Vara da Comarca de Açailândia, Levi Lopes da Conceição, 45 anos, lavrador, foi absolvido da acusação de homicídio praticado contra Lourenço Ribeiro. O Conselho de Sentença acolheu a tese de legítima defesa. Presidido pelo titular da Vara, juiz Rogério Pelegrini Tognon Rondon, o julgamento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Açailândia.
De acordo com a acusação, o crime teria ocorrido no dia 26 de abril de 2001, quando o réu matou a vítima com tiros de espingarda e golpes de facão. Sobre a vítima pesava a acusação de estupro contra a filha do acusado, de apenas cinco anos de idade. Consta que à época a vítima teria ainda ameaçado o réu de morte.
Faca - Na manhã desta quarta-feira (13), em júri que tem lugar na Câmara Municipal, senta no banco de réus José da Silva de Oliveira, o “Zé Baiano”, vaqueiro. Segundo a acusação, em 31 de janeiro de 2012, o réu confessou, na delegacia, o assassinato da companheira, Avelina Honório da Fonseca.
Ainda de acordo com a acusação, na ocasião o réu teria relatado uma discussão entre ele e a vítima, que teria confessado ao companheiro estar gostando de outro homem, motivo pelo qual não o queria mais. O réu então teria ido à cozinha, onde se armou de uma faca com a qual desferiu um golpe na barriga da vítima, que não resistiu ao ferimento e morreu no hospital para onde foi conduzida.
Mutirão – Outros júris da 5ª Vara estão agendados para acontecer em Açailândia e Cidelândia (termo judiciário), nos dias 14, 15, 18 e 19 deste mês, quando serão julgados, respectivamente, Francisco Wandersson Silva Doas, Joelson de Sousa Braga, Antonio dos Santos Almeida e André José da Silva. Todos os júris terão a presidência do juiz Rogério Tognon. As sessões são abertas ao público.
No final do segundo semestre de 2012, o magistrado presidiu cerca de 20 júris que fizeram parte do mutirão de julgamentos designados por ele.
Marta Barros
Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

Nenhum comentário: