terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA É AMEAÇADO DE MORTE EM AÇAILANDIA NO MARANNHÃO



Esta é mais uma triste notícia que nos mostra o quanto a realidade do trabalho de fiscalização agropecuária é perigosa e exige o comprometimento da agencia estadual e das forças de segurança em apoiar essa atividade que tem nada mais nada menos um compromisso com a saúde do cidadão, ou seja com a saúde de todos nós.

No dia 18 de janeiro deste ano, o técnico de fiscalização agropecuário Mateus Silva Rodrigues, filiado as SINFA e lotado na Barreira Zoofitossanitária de Itinga MA, no exercicio da sua profissão abordou um veiculo com a placa do municipio de lisboa ma. Na abordagem foi contatado que no veiculo havia queijo de fabricação caseira clandestino improprio para o consumo, pois o veiculo tambem nao era refrigerado, e dentro foi encontrado especificadamente 918 kg de queijo; 140 kg de frango congelado; 25 kg de linguiça; 6 kg de mortandela; 15 kg de pernil um total de 1104 kg de produto suino; e aproximadamente 15 galinhas caipiras vivas soltas e colocando fezes por todo o bau do veiculo; "verdadeiramente uma nojeira só".

Com a chegada da veterinária Nívea Monteiro Ferro, o proprietário do veículo mostrou-se bastante irritado, não querendo disponibilizar a documentação, com isso foi chamada ao local a Polícia Militar e todos foram levados a delegacia de Policia Civil, onde o Delegado de Plantão Dr. Lima ao presenciar as condições das mercadorias, prendeu o proprietário, atuando-o no artigo 258 do código penal, crime contra a saúde pública, e a mercadoria toda apreendida, além de ser atuado pela AGED.

AMEAÇA
O proprietário do veículo e das mercadorias apreendidas foi liberado com pagamento de fiança. bastante irritado e com raiva, foi em direção ao funcionário da AGED, Sr. MATEUS SILVA e falou: " isso não vai ficar assim, este prejuízo vou tirar todo das suas costas, você não fica na minha frente o sai da minha frente ". Tudo isso na presença da chefe da UVL Nivea Monteiro Ferro, foi feito de imediato um Boletim de Ocorrência e o Delegado acrescentou no inquérito o crime de ameaça, artigo 147 do Código Penal. O proprietário deve ser chamada para esclarecimentos e depoimento ao Delegado e ao Juiz. Logo após os advogados da AGED irão dar continuidade ao processo,

A mercadoria foi incinerada no dia 19 no sábado pela manhã com a presença dos três órgãos AGED - Ma, POLICIA CIVIL, e POLICIA Militar. O jurídico foi comunicado juntamente com a Senhora Margarida Prazeres, e foi orientado ao Mateus Silva que enviasse uma cópia do B.O até a sede da AGED - MA, para juntamente com o jurídico tomar as devidas procedimentos necessárias.

"Confesso que estou com medo de voltar a Barreira de Itinga, andou um homem mau encarado me encarando de longe , querendo saber aonde em morava, percebi que o negócio estava sério e voltei do trabalho mas cedo pra casa. Minha família esta preocupada e minha esposa inquieta. Pensei ate em pedir licença pelo menos por um mês ate que as providencias sejam tomadas e o senhor que me ameaçou seja chamado ou convocado pela justiça ou ate mesmo pelo promotor e afirmo que se algo acontecer comigo ele seja responsabilizado". Afirmou Mateus.

Fonte/sinfa.org

Nenhum comentário: