domingo, 9 de dezembro de 2012


BOMBA!!! ATENÇÃO, PERIGO! JÁ EXISTE COBRA NAJA NA REGIÃO DE  AÇAILÂNDIA.
FOTO INLUSTRATIVA FOTO ILUSTRATIVA
A cerca de quatro meses funcionários da Aciaria ao receberem  uma carga da áfrica com material  para  a obra, tomaram um grande susto ao abrir um contêiner,  se deparam com uma cobra NAJA. Foi um deus nos acuda. Muitos que estavam no momento fotografaram o animal com  cerca de 3 metros. Assustados e sem saber o que fazer, chamaram a equipe de segurança no trabalho da empresa que sem alarde e  sem se quer avisarem ao  IBAMA capturam a cobra e levaram para  uma reserva da própria Cia que fica nas proximidades. Um alerta! É preciso que as pessoas que  andam nas proximidades da  área, tenham bastante cuidado, pois a naja estar  entre  os animais mais perigosos do mundo.
Para que as pessoas tenham maior conhecimento sobre esse tipo de cobra, veja abaixo algumas informações importante....
A Naja pallida é uma pequena serpente das regiões secas das savanas do nordeste da África. Tem como uma de suas características marcantes, sua espetacular coloração. Esta espécie tem a capacidade de se defender a distância, emitindo um jato de veneno a alta pressão, através de pequenos orifícios localizados na frente de cada dente inoculador. Caso o veneno atinja o olho humano, pode causar sérios danos e muita dor. Quando está caçando, a serpente injeta seu veneno pela mordida. 
Características principais
A Red Spiting Cobra é pertence à família Elapidae. Alimenta-se basicamente de outras serpentes, pássaros e pequenos mamíferos. É ovípara e posta cerca de 15 ovos.
É uma serpente moderadamente fina, com escamas lisas e brilhantes. A saliência que ela possui no pescoço é um pouco diferente das Najas asiáticas, pois é um estreita e curta. Sua coloração é geralmente vermelha ou marrom, mas as vezes pode ser oliva ou cinza. Sua coloração está diretamente ligada à sua maturidade. Os filhotes são mais brilhantes e vão se tornando mais escuros conforme envelhecem. Possui uma ampla faixa escura na região da garganta, que fica plenamente visível quando a serpente fica em posição de defesa.
A saliência do pescoço, característica das Najas, fica evidente apenas quando a serpente se sente ameaçada. Suas glândulas de veneno situam-se em baixo e atrás dos olhos.
A Naja pallida vive entre a vegetação esparsa dos oásis e margens de rios. Os exemplares adultos costumam se esconder entre a vegetação eu em tocas e buracos. São predominantemente noturnas, embora os filhotes sejam mais ativos durante o dia. Movimenta-se com rapidez quando sentem-se em perigo.
Por/Zeca Carvalho
DRT/1041

Um comentário:

zora disse...

Nossa impressionate, como ela sobreviveu a uma viagem tão longa? será que tem como ela se reproduzir aki sem o macho de sua espécie? muito boa a matéria, muito util parabéns.