quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Militar morre de AIDS após missão no Haiti


Militar morre de Aids após missão no Haiti (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Cinco meses depois de chegar da missão de paz ao Haiti, o o soldado Raimundo Nonato da Silva Junior, do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí, morreu na UTI do Hospital Regional de Tucuruí, após contrair o vírus da Aids.
O militar de 26 anos- há seis como soldado - esteve no Haiti de agosto de 2011 até abril de 2012. Raimundo deixou esposa e um casal de filhos. Segundo o que consta na Declaração de Óbito expedida pelo Hospital Regional de Tucuruí - HRT, o diagnóstico da causa morte foi à falência de múltiplos órgãos, em função da doença.
No mês de julho de 2011, 54 militares do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí, seguiram para o Haiti compondo o 15º contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti – BRAENGCOY.
Todos os militares passaram por baterias de exames no município de Marabá antes de embarcarem. Após a chegada todos os militares refizeram seus exames médicos. Raimundo Júnior, foi alertado para a realização de uma nova bateria de exames, devido a um problema identificado no primeiro exame. 
No segundo exame, foi identificado o contágio viral no militar. O Exército orientou o militar a ter um acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucuruí – CTA, mas ele só compareceu ao local uma única vez, no dia 5 de setembro. 
No Domingo (16), ele deu entrada no Pronto Socorro, com princípio de parada cardiorrespiratória, sendo encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, onde a equipe realizou com sucesso sua reanimação, mas na manhã do dia 17, foi constatada a morte encefálica do paciente. 
O soldado recebeu todas as homenagens militares em seu velório e sepultamento com a presença do pavilhão nacional, salva de tiros e silêncio em honra aos serviços prestados no Exército.

Nenhum comentário: