domingo, 30 de setembro de 2012

Deputado Fábio Braga destaca a função da Codevasf no Maranhão.


Waldemar Terr / Agência Assembleia

Foto Materia
O deputado Fábio Braga (PMDB) anunciou, na sessão desta quinta-feira (27) a instalação da 8ª Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão nesta semana e aproveitou a oportunidade para explicar o papel da Companhia no Estado, por conta de alguns questionamentos que lhe fizeram sobre o assunto.

O parlamentar do PMDB disse que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, a Codevasf, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento das bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba e, a partir da lei nº 12.196 de janeiro de 2010, passa a atuar também no estuário dos Rios Itapecuru e Mearim, no Maranhão.  

Na avaliação de Fábio Braga, ela é uma empresa que vai ajudar muito toda essa região e que o superintendente João Batista Martins destacou que agora o desafio é fazer com que a empresa seja catalisadora de oportunidade, assumindo um compromisso público para trabalhar com a execução de projeto e programa contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

De acordo com Braga, o ministro da Integração, Fernando Bezerra, lembrou que a presidenta Dilma deposita grande confiança na Companhia, por ser responsável pela execução de programas como o Água para Todos, que favorece o acesso a água tratada para que as famílias do semiárido brasileiro, para que tenham melhor qualidade de vida e possam produzir.

 “O ministro destacou ainda que trazer a Codevasf para o Maranhão foi uma luta de vários políticos do Maranhão, principalmente do presidente Sarney e da governadora Roseana e de toda a bancada federal do Estado. Portanto, foi um passo importantíssimo para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, afirmou.

DIQUES DA BAIXADA

O deputado do PMDB contou ainda que o ministro anunciou que o projeto dos diques na região da Baixada Maranhense já foi recebido e que até o final do ano estará feito a licitação incluída no Programa de Aceleração (PAC).

De acordo com Fábio Braga, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, foi outro que observou que a Companhia já atua em 36 municípios do Maranhão.

“As ações dela no Maranhão já são na ordem de R$ 99 milhões de recursos do PAC. Um dos Programas mais conhecidos é o Água para Todos, com um investimento previsto para este ano de R$ 20 milhões, com a instalação de mais de quatro mil cisternas com capacidades para armazenar mais de 16 mil litros de águas. Irão beneficiar, numa primeira etapa, mais de 21 mil maranhenses”, declarou o deputado.

Segundo Fábio Braga, o Estado do Maranhão também receberá ações do Plano Brasil sem Miséria, por meio do Programa do Desenvolvimento Regional, Territorial, Sustentável e Economia Solidária. “Fizemos inclusão produtiva da população em situação de vulnerabilidade social e de pequenos produtores”, explicou.

Nenhum comentário: