Do CLIQUE no mundo Virtual, ao VOTO no mundo ReaL.

A campanha de Barack Obama
presidencial de 2008 é um exemplo muito citado, mas há inúmeros outros
exemplos, como candidato a prefeito da cidade de Calgary no Canadá. Naheed Kurban Nenshi
que, com o apoio menos de 5%, conseguiu reverter para 40% do voto
popular em questão de dias, devido em grande parte ao apoio dos experts
no uso de mídia social. O prefeito Cory Booker de Newark, NJ
nos Estados Unidos, com uma população 280.000 tem mais de 1,1 milhões de
seguidores no Twitter. Entre muitos outros exemplos.
Exatamente por isso e como estamos
próximos das eleições para vereador e prefeito este ano, resolvi trazer
algumas dicas de Mídias Sociais para os candidatos de plantão:
Planejamento
Um dos primeiros passos no planejamento
da comunicação política é identificar as principais mensagens e
propostas que serão usadas na campanha. Estas mensagens deverão ser
enviadas simultaneamente através dos canais off-line e On-Line, porém,
com designs e características diferentes. Não se pode por exemplo postar
somente santinhos propaganda na TimeLine do candidato, é preciso postar
conversações, notícias da campanha e muito conteúdo e claro, se
preparar para responder em tempo real, as críticas, apoios e sugestões.
Interação
Como o modelo mostra acima, a mídia
social pode atuar como a ponte de entre as comunicações previstas no
marketing político e os eleitores. Ao interagir com os eleitores
participando no Twitter e no Facebook, por exemplo, o candidato permite
que as pessoas continuem a discutir e partilhar a sua mensagem. Em
suma, a mídia tradicional mostra de forma genérica a imagem, enquanto a
mídia social, mostra as conversas, amplia e sustenta a mensagem.
Conexões
Se fazer presente nas mídias sociais e
criar grandes conexões não é uma tarefa da noite pro dia, a não ser que o
candidato seja uma celebridade polêmica como o ex palhaço Tiririca. O
mais importante não é conseguir seguidores e sim influenciadores. Para
conseguir isso é importante ter cabeças de chave, ou seja, pessoas já
com Relevância Social que possam enaltecer republicando a mensagem do
político. Quando um político se estende aos indivíduos diretamente
através das Redes Sociais, é uma forma pública de formar uma conexão com
os eleitores, além de apenas um aperto de mão em um comício.
Instanteneidade
Nem todos os candidatos podem ser
capazes de usar as mídias sociais de forma efetiva, constante e até
simultânea, as histórias de sucesso dão conta da efetividade, ou seja, o
atributo mais importante das mídias sociais é o “em tempo real”. As
pessoas querem ser ouvidas, respondidas, curtidas, retuitadas e
compartilhadas de forma instantânea.
Monitoramento
Saber o que falam a respeito da sua
candidatura, de seu nome e a respeito dos concorrentes, em todos os
níveis e Redes, saber os comentários de seguidores e não seguidores,
competidores e inimigos políticos. Essa é a chave principal para
organizar uma política correta de comunicação e relacionamento social
pela internet. Estamos falando em monitorar tudo, desde blogs, Redes
Socias, Portais, fóruns, grupos, jornais e etc..
Em momentos críticos (seja bom ou ruim), é essencial ter estabelecido canais de comunicação existentes, para ser capaz de agir com rapidez e eficiência. O tempo para iniciar uma presença na mídia social não é depois de uma crise, mas antes. Ter uma relação pré-estabelecida com as pessoas pode ter um grande impacto na percepção do público e potencialmente minimizar os efeitos negativos (ou capitalizar sobre acontecimentos positivos). As conversas estão acontecendo, independentemente de participação do candidato, assim ignorar essa avenida, não é a resposta, muito pelo contrário.
Em momentos críticos (seja bom ou ruim), é essencial ter estabelecido canais de comunicação existentes, para ser capaz de agir com rapidez e eficiência. O tempo para iniciar uma presença na mídia social não é depois de uma crise, mas antes. Ter uma relação pré-estabelecida com as pessoas pode ter um grande impacto na percepção do público e potencialmente minimizar os efeitos negativos (ou capitalizar sobre acontecimentos positivos). As conversas estão acontecendo, independentemente de participação do candidato, assim ignorar essa avenida, não é a resposta, muito pelo contrário.
Site
O site do candidato é a pista de pouso e
é lá que deve está todo o material de campanha, propostas, noticias,
vídeos, jingles, postagens das Redes Sociais e etc.. é no site do
candidato que o eleitor virtual vai ter confiança de que o que foi
comentado nas Redes Sociais é de fato oficial.
Presença Virtual
Ter equilíbrio entre ser acessível e
estar presente é o ponto fundamental. É preciso responder a tudo mais
não deve ser presente o tempo todo no virtual, isso pode caracterizar
outra coisa e gerar interpretações. Por outro lado, não se deve ser
incoveniente, o chato virtual ou o “cutucador” oficial da parada, pois a
Rede Social pode acabar te bloqueando ou até mesmo o eleitor virtual,
te marcar com um Block e Spam. O que é muito pior.
Pois bem, isso é um trabalho para
profissionais. Não adianta deixar esta atividade para um “apadrinhado”
ou um “sobrinho”. Mas enfim, cada um deve saber como administrar sua
campanha.
Fonte/@JoaoKepler
Fonte/@JoaoKepler
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