Implantado o PNAIC
no Município da Açailândia.
A
Prefeitura Municipal de Açailândia, através da
Secretaria de educação
aderiu ao PNAIC- Pacto
Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa. A aula inaugural aconteceu nesta sexta – feira
dia 17/05/2013, no auditório da
Escola Estadual Lourenço Galletti. Além da equipe de técnicos que estão a frente
do programa, Participaram cerca
de 300 professores que vão
atuar como alfabetizadores.
O
QUE É O PNAIC ?
O Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do
Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental.
ALFABETIZAÇÃO
Aos oito anos de idade, as crianças
precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio
das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções
ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do
desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre
durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início
da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de
circulação social e a situações de interação em que as crianças se
reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados
pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas
diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos
de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é,
sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor
alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da
cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que
ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que
objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza
sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
FORMAÇÃO PARA ALFABETIZDORES
Curso presencial de 2 anos para os
Professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no
Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
Os encontros com os Professores alfabetizadores serão conduzidos por
Orientadores de Estudo.
Os Orientadores de Estudo são
professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração
por ano, ministrado por universidades públicas. É recomendável que os Orientadores
de Estudo sejam selecionados entre a equipe de tutores formados pelo
Pró-Letramento no município ou estado.
No Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca
dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os
processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o
planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos
materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da
qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
FONTE/MEC
ASCOM/PMA
ZECA CARAVLHO