“A Assessoria de
Imprensa, como atividade, ganhou relevância e se transformou num importante
mercado" (Duarte, 2010, p.240).
O jornalismo, sem dúvida,
sempre foi um instrumento responsável por incrementar a circulação e divulgação
das informações na sociedade. Daí a grande importância dessa atividade para o
mundo corporativo e para os serviços públicos/administrativos. No Brasil, este
setor iniciou sua consolidação nas décadas após a ditadura militar, período esse,
em que os veículos e profissionais sofreram forte censura.
A comunicação historicamente
tem passado por uma grande
transformação, pela qual as possibilidades, a potencialidade e, por
consequência, também seus profissionais, têm passado por novas atribuições e uma
importância estratégica relevante para as organizações. Acompanha, ainda, esse
crescimento, os vários setores da comunicação. A exemplo disso, temos o
jornalismo empresarial, que abrange um leque de atividades a ser desenvolvido
nas organizações, empresas e entidades, quer sejam públicas ou privadas.
Em teoria, o jornalismo
empresarial cuida, entre outras coisas, das ações de relacionamento com a
mídia, para os públicos específicos e a comunidade em geral.
O mercado de assessoria de
imprensa e de comunicação empresarial vem crescendo muito nos últimos anos. De
acordo com pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Comunicação (ABRACOM),
mais de 60% dos jornalistas brasileiros, hoje, atuam em assessoria de imprensa.
Baseado nisso, vemos que “a
Assessoria de Imprensa, como atividade, ganhou relevância e se transformou num
importante mercado para as chamadas agências de Comunicação” (Duarte, 2010,
p.240)
A atuação da Assessoria de
Imprensa está conectada a um conjunto de ações e estratégias, que tem como
objetivo estabelecer um elo entre uma entidade e a mídia, empresas, partidos
políticos, sindicatos, Universidades, Ong’s, meios de comunicação,
profissionais da imprensa e pessoas em geral.
Na prática, os jornalistas
da Assessoria de Imprensa, devem promover um relacionamento afetivo da entidade
assessorada com jornalistas e veículos de imprensa. Para isso, são realizadas
ações como a produção de releases, comunicados à imprensa, entrevistas, contato
com veículos e mídias eletrônica.
A Assessoria de Imprensa,
dentro de uma nova perspectiva, se faz necessária ao agir de forma estratégica.
Para isso deve manter-se em sintonia com outros setores da organização como direção,
coordenação e relações públicas. Construindo, assim, o espaço no centro das
decisões.
Para a realização das ações
estratégias com os entes envolvidos, a AI contribui igualmente com o
planejamento das políticas de comunicação, inferindo as atuações proativas,
preventivas e reativas.
Dito isto, sugerimos aos
empresários, políticos, representantes de entidades, sindicatos, ONG”s e até
mesmo profissionais liberais que, no contexto atual, é importante a contratação
Assessoria de Imprensa. Estes profissionais devem ser qualificados com formação
específica da área. Isso vai fazer toda a diferença.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS
AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno de Comunicação Organizacional intitulado Como
entender a Comunicação Interna. In: http://www.abracom.org.br/arquivos/comunicacaointerna.pdf.
Acesso em: 15 de Abril 2016.
RIBEIRO, Eduardo, e
LORENZETTI, Gisele. Planejamento estratégico em assessoria de imprensa. In:
DUARTE, Jorge e tal. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São
Paulo: Atlas, 2011.
Por: Zeca Carvalho DRT/MA 1041
Wilton Lima
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