quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Manter a cidade limpa é uma das metas ousadas do Governo Gleide Santos


Manter a cidade limpa é uma das metas ousadas do Governo Gleide Santos
Arraigada por uma cultura nada ortodoxa a população da grande maioria dos municípios continuam achando que a destinação do lixo produzido pelas próprias comunidades é responsabilidade única do poder público. Por conta disso muitos não se preocupam em acondicionar o seu lixo de forma adequada ou até mesmo verificar o horário exato da coleta para que seu lixo não fique nas calçadas e sejam espalhados por animais ou carregados pelas chuvas entupindo sarjetas e boca de lobos, causando o maior transtorno a toda população.
Uma das metas ousadas da prefeita Gleide Santos é mudar essa cultura e para isso tem mantido equipes em toda a cidade de Açailândia fazendo um trabalho de limpeza minuciosa - Desde a remoção do lixo, até a capina e varrição de ruas, calçadas e trechos sujos de todo o setor urbano e rural do Município.
A limpeza urbana é o mais complexo serviço de coleta de resíduos. Diariamente, toneladas dos mais diversos materiais são removidos para garantir qualidade de vida para a população, que mesmo depois de coletados, estes resíduos necessitam de cuidados especiais com seu transporte e destinação final.
Diariamente os mais diversos tipos de resíduos são lançados pela população em vias públicas, gerando assim os mais diversos problemas, que vão além do impacto visual negativo do município. Pois essa sujeira causa entupimento de bocas de lobo (maior causadora de enchentes); poluição de rios e lagos; além de proliferação de ratos, baratas e outros animais transmissores de doenças.
A prefeitura de Açailândia no início desse ano de 2014 elaborau um plano de onde a varrição é feita de maneira manual por garis equipados com vassouras, pás e carrinhos. A vantagem da varrição manual é o seu maior alcance a locais de difícil acesso para veículos, como calçadas, ruas estreitas e parques. Intensificou também a limpeza e recuperação das bocas de lobos de todo o grande centro da cidade, facilitando assim o escoamento das águas pluviais proveniente da natureza e as águas servidas produzidas pela comunidade.
O Município tem feito a sua parte, chega o momento da sociedade, de forma consciente, também fazer a sua e ter a garantia de uma vida mais saudável.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

VEREADORES DENUNCIAM O PREFEITO.


Comissão de vereadores de Buriticupu veio à são Luís denunciar os desmandos do prefeito José Gomes RodriguesVereadores do município de Buriticupu-MA, 'deduraram' o Prefeito José Gomes ao Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justiça, Controladoria Geral da República e ao Ministério Público Federal  por prática de irregularidade na administração dos recursos do Fundeb. A comissão aponta as seguintes irregularidades cometidas pelo chefe do Poder Executivo municipal: descumprimento da lei federal 11.738/08, que dispõe da redução da jornada de trabalho do professor, consubstanciada por decisão judicial deferida pelo poder judiciário do Maranhão (processo n.º 446/75.2014.8.10.0028); Instauração indevida de processos administrativos contra professores e não adequação ao piso nacional do magistério em 8,32%; Os vereadores denunciam ainda a quantidade exorbitante de professores contratados no município; funcionários pagos com recursos do FUNDEB (60%), lotados em outros órgãos, contrariando a lei federal n.º 11.494/07; Unidade de ensinos funcionando em horários intermediários resultando em perdas de horas/aulas para alunos, além de escolas funcionando em residências de aliados políticos; Transportes escolares inadequados utilizados para locomoção de alunos da zona rural para a zona urbana, apesar de haver licitações milionárias para locação de transporte adequado (Ônibus e Vans); prédios escolares necessitando urgentemente de reformas (hidráulicas, elétricas etc.) e a não conclusão das quadras poliesportivas de várias unidades de ensino. Segundo os vereadores, não adianta mais fazer as denúncias para o representante do Ministério Público de Buriticupi, pois o mesmo não vem cumprindo com as suas funções, se transformando em um "ENGAVETADOR DE DENÚNCIAS".


Júri condena assassino que desapareceu misteriosamente de pedrinhas e esposa da vitima.


Foi encerrado na madrugada desta sexta-feira (24), no auditório da Câmara de Vereadores de Açailândia, o julgamento de Elisângela Santana de Lima e João Francisco de Sousa. Eles estavam sendo acusados da morte de Inamar Pursino, esposo de Elisângela. O casal foi condenado à pena de 16 anos e sete meses de reclusão.
Chamou a atenção o fato de João Francisco de Sousa, estar desaparecido de PREDEMOINHASa prisão de segurança máxima, o julgamento já havia sido adiado por motivo da secretaria de administração penitenciaria do Maranhão não ter localizado o Réu em pedrinhas onde o mesmo deveria estar preso, o que ainda é pior, não se sabe se o mesmo foi morto em uma das muitas rebeliões ou ate se teria fugido de pedrinhas
O crime ocorreu no dia 28 de maio de 2011 e teve granderepercussão em Açailândia e região devido à brutalidade com que foi cometido e também por ser a vítima, Inamar Pursino, funcionário de uma das mais conhecidas concessionárias de moto da cidade. João Francisco de Sousa Oliveira e Elisângela Santana de Lima, estariam envolvidos por uma suposta relação extraconjugal que mais tarde culminaria com o homicídio do esposo da denunciada, conforme informações formuladas pela acusação nos autos do processo
Narra ainda a denúncia que a acusada teria atraído a vítima para o local do crime, disfarçando a intenção através do convite de que fossem realizar uma pescaria no Rio Pindaré, nesta localidade, local onde teriam preparado uma emboscada que resultou no sucesso do plano criminoso.
O Conselho de Sentença acatou a tese levantada pela acusação, feita pela promotora Sandra Fagundes Garcia e pelo assistente de acusação Carlos Magno Miranda Costa, e condenou os dois acusados por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.
A defesa pediu a absolvição dosréus, alegando fragilidade das provas constantes nos autos (in dubio pro réu), tese afastada pelos jurados. O total da pena foi de 16 (dezesseis) anos, 07 (sete) meses e 15 (quinze) dias, a ser cumprida em regime inicialmente fechado.
Elisângela Santana compareceu ao júri e permanece presa e o acusado João Francisco encontra-se com seu paradeiro desconhecido. A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo juiz titular da 5ª Vara Pedro Guimarães Júnior, auxiliado pelo magistrado Flávio Roberto Soares, da 3ª Vara Criminal de Imperatriz.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Professores voltam a denunciar prefeito Madeira e realizam novo protesto

O prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira parece que não sentiu o desgaste da última greve dos servidores da educação que durou mais de quatro meses. Como se não bastasse ter atravessado a mais extensa greve da história da cidade (foto), agora o prefeito deixa de pagar benefícios como vale alimentação e vale transporte. Resultado: o sindicato já marcou nova onda de protestos ainda para este mês.
Professores voltam a denunciar prefeito Madeira e realizam novo protestoA denúncia do não pagamento dos benefícios foi feita hoje pelo presidente do Steei professor Wilas de Moraes em entrevista à TV Difusora. De acordo com o presidente, o sindicato já entrou com um mandado de segurança para garantir o pagamento dos benefícios. “O vale alimentação deveria ter sido pago junto com os salários, mas isso não aconteceu. Estamos tomando as medidas judiciais para garantir nossos direitos e vamos voltar às ruas para denunciar publicamente a situação”, alertou.
Sobre o vale transporte o sindicato diz que apesar do desconto feito na folha de pagamento dos servidores o benefício não foi pago. “A parte do trabalhador foi descontada da folha, mas os vales até agora não foram entregues, o que dificulta a ida dos colegas a seus locais de trabalho”, disse.
Outras denúncias também foram feitas pelo Steei, como a retenção do imposto sindical por parte da prefeitura e o não repasse aos bancos das parcelas dos empréstimos consignados. “As parcelas são descontadas, mas os bancos não recebem. Com isso os bancos estão notificando os trabalhadores e negativando os nomes no SPC e Serasa”. explicou.
Os servidores da educação marcaram um primeiro ato de protesto para a próxima quarta-feira (29), 19h, na solenidade de abertura do Congresso Municipal de Educação, no Centro de Convenções de Imperatriz.
fonte blog da kelly

Prefeitura vai criar “Programa Habitacional Popular” para servidores públicos de Açailândia



Prefeitura vai criar “Programa Habitacional Popular” para servidores públicos de Açailândia
Uma área com capacidade para construção de cerca de 1.500 casas populares já foi regularizado pelo Município. O anúncio foi feito pela própria prefeita Gleide Santos e o Procurador Geral do Município, Dr. Ildemar Mendes na presença de mais de 1.200 professores.

Anúncio feito a mais de 1.200 professores no II Congresso Municipal da Educação…
Em mais uma etapa do seu plano de governo para o quadriênio 2013/2016, a prefeita de Açailândia Gleide Lima Santos lança mais um projeto de valorização efetiva do servidor público do Município. É o Programa Habitacional Popular que irá beneficiar os trabalhadores efetivos com direito à sua casa própria.
Mesmo com a entrega de 3 mil casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, a prefeita Gleide Santos ainda se sente incomodada com alto índice do déficit habitacional da cidade de Açailândia, por isso, seguindo o mesmo modelodo programa federal desenvolvido pela presidenta Dilma, como também o programa já aplicado no Estado pelo governo Roseana Sarney, no Maranhão, Gleide determinou a seus assessores que se fizessem um estudo amplo da situação dos servidores públicos do município e que encontrem soluções para que esse importantes colaboradores da cidade de Açailândia possam ter um acesso mais facilitado ao sonho da casa própria.
Casas p face e blog p
Programa Minha Casa Minha Vida, em Açailândia que vai beneficiar três mil famílias com o sonho da casa própria…
No último dia 14, data em que antecedeu ao dia do professor, no II Congresso Municipal de Educação, o maior da história política educacional do Município de Açailândia, a prefeita Gleide Santos anunciou a regularização da área onde deverão ser construídas cerca de 1.500 casas populares – Será um conjunto habitacional exclusivo para os servidores.
O servidor público que comemora o seu dia, em 28 de outubro, recebeu a notícia com muito entusiasmo, haja vista, ainda em Açailândia existir tantos trabalhadores que prestam ou já prestaram relevantes serviços ao Município de Açailândia, fora de um programa social tão importante que é a casa própria.
A prefeita Gleide Santos, enfatizou que com essa medida, além de cumprir com o seu plano de governo, reconhece e valoriza o servidor público municipal, e ainda possibilita minimizar o déficit habitacional, assegurando o acesso à moradia digna ao funcionalismo.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SEM TERRINHAS REALIZAM DIA CULTURAL NA QUADRA DA SEDEL.

Cem Terrinhas de várias Escolas da Educação no Campo, tiveram uma programão que se estendeu durante todo o dia de hoje 17/10, na quadra da SEDEL. A Secretária Municipal de Educação abriu oficialmente o evento coordenado pela por uma equipe de educadores que tem a frente o Professor, Francisco Natal e a professora Joana. As apresentações foram bem diversificadas, houve teatro cantorias e apresentações artísticas. O grupo com cerca de 200 crianças almoçaram nas dependências da Escola Roseana Sarney, e continuaram com programação no período da tarde e enceram com uma apresentação ao público na praça do pioneiro.
A SME deu todo o apoio inclusive com o transporte dos cem terrinha indo buscar e deixar nos seus respectivos assentamentos.
A Secretária de Educação, Ivanete carvalho o coordenador da Educação no campo Francisco Natal, ficaram bastante felizes com o Sucesso do evento.
Zeca Carvalho
DRT/MA 1041












quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prefeitura adianta 50% do décimo terceiro salário dos professores e injeta mais de 1 milhão de reais no mercado local.



Prefeitura adianta 50% do décimo terceiro salário dos professores e injeta mais de 1 milhão de reais no mercado local.
Gleide Santos anuncia pagamento aos professores…
Açailândia - O anúncio pegou os professores de surpresa e foi dado pela própria prefeita Gleide Lima Santos na abertura do II congresso Municipal de Educação realizado nos dias 14 e 15, no salão de eventos da Igreja São Francisco de Assis.
Desde as primeiras horas do dia 14 os valores já se encontravam disponíveis nas contas correntes dos professores que ficaram surpresos com o anúncio da prefeita, pois nunca na história política de Açailândia fato como esse havia acontecido.
Congresso1
Professores ficaram surpresos com o anúncio…
De acordo com a secretária de educação, Ivanete Carvalho, a iniciativa, apesar de não ser obrigatória, é, acima de tudo, um ato de valorização desses profissionais, que representam a maior categoria do funcionalismo de Açailândia.
A decisão da prefeita Gleide Santos em adiantar o pagamento de 50% do Décimo Terceiro Salário dos professores vai injetar mais de 1 milhão e cem mil reais no mercado local, fazendo girar a economia e possibilitando aos professores comemorarem o seu dia com um dinheirinho a mais em suas contas bancárias.

ASSCOM/PMA

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

EXCELÊNTE! FOI ESSE O TERMO USADO PELOS PARTICIPANTES DO II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Excelente! Foi assim, a avaliação feita não só pela a comissão organizadora, mas também pelos participantes do II Congresso de Educação “Educadores que transformam, em busca de Excelência”.




PRIMEIRO DIA
Logo cedo foram feito os credenciamentos dos professores. Em seguida a cerimônia de abertura com apresentação em vídeo das ações do governo municipal. Uma espécie de prestação de contas e a participação da Banda de Música da Escola Municipal Monteiro Lobato. 
 
 A prefeita Gleide Santos e vários secretários municipais prestigiaram o evento. Gleide Santos em seu discurso agradeceu a presença de todos, e reafirmou o seu compromisso com a melhoria da educação no município. “Temos que trabalhar incansavelmente por uma educação de excelência, para que o nosso município se desenvolva, forme cidadãos críticos e conscientes”. Enfatiza Gleide Santos.

Em seguida a Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, deu as boas vindas e também agradeceu a todos pela demonstração do compromisso  por uma educação de qualidade. Pediu que os participantes aproveitassem o máximo possível. “Um congresso desse nível, requer grande esforço. Na historia de Açailândia, nenhum outro gestor havia realizado um evento igual a esse, com palestrantes de reconhecimento nacional e internacional”. Lembra Ivanete Carvalho.

Logo depois, o professor Paulo Buzar, falou sobre o tema; “O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas”? “Excelência com Equidade: Como Garantir um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos”?

No período da tarde, na segundo palestra do dia, foi a vez do professor Dr. e escritor, Casemiro de Medeiros Campos, discorrer sobre o tema; “Qualificando a Equipe Gestora para Alcançar Resultados de Excelência”.
 
Os mais de 1.300 educadores, presentes ouviram do início ao fim a palestra do professor Casemiro, que chamou a atenção para as novas práticas da docência, o projeto político pedagógico das unidades escolares na atualidade, as competências e as novas diretrizes para a formação dos seres humanos. 

No encerramento do primeiro dia, a que da SME fez sorteio de brindes para os professores presentes.

NO SEGUNDO DIA

A expectativa era em relação à palestra da pedagoga, assistente e escritora, Emília Cipriano, que falaria sobre o tema; “Uma verdadeira imersão para a Excelência em Educação. Que rumo seguir”?  
Emília Cipriano, foi simplesmente FANTÁSTICA! Com muita competência, discorreu sobre o tema. Envolveu e emocionou a todos ao falar da sua experiência como educadora.
 
Em seguida, Joel Adriano Maciel, pesquisador em Gestão de Pessoas, que falou sobre o tema “Sete Pilares para a Excelência”. Que também deu um “show” de conhecimento e envolveu da mesma forma os participantes.

Na parte da tarde, o palestrante professor, Claudio de Moura Castro, da Rede Pitágoras, encerrou com “chave de ouro” falando sobre, “Valores Educacionais: fortalecendo o Trabalho em Equipe no Sistema Educacional”

E em seguida a professora, Elaine Beatriz, divulgou oficialmente, as Escolas da Rede Pública Municipal com melhor IDEB. As E. M. Escola Jesus de Nazaré e E.M. Roseana Sarney. O premio como reconhecimento, para as duas escolas, foi uma Lousa Digital para cada, e certificados de Honra ao mérito para os professores que se destacaram nas referidas escolas.
 
A Secretária Municipal de educação, professora Ivanete Carvalho, encerrou oficialmente, agradecendo a dedicação de todos e em seguida realizou o sorteio de dezenas de brindes (doação do comércio local) para os professores presentes. Tablet’s, Celulares, televisão, microsistem  e até uma geladeira.

No encerramento da programação, foi oferecido aos mais de 1.300 professores da rede municipal, um coquetel, finalizando assim, com EXCELÊNCIA, o maior evento do setor educacional na história de Açailândia.

Zeca Carvalho
DRT/MA 1041













terça-feira, 14 de outubro de 2014

SUCESSO ABSOLUTO! O PRIMEIRO DIA NO II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Foi assim, a avaliação feita não só pela a comissão organizadora, mas também pelos participantes no primeiro dia do II Congresso de Educação “Educadores que transformam, em busca de Excelência”.

Logo cedo foram feito os credenciamentos dos professores. Em seguida a cerimônia de abertura com apresentação em vídeo das ações do governo municipal. Uma espécie de prestação de contas e a participação da banda de Música da Escola Municipal Monteiro Lobato.

 A prefeita Gleide Santos e vários secretários municipais prestigiaram o evento nesse primeiro dia. Gleide Santos em seu discurso agradeceu a presença de todos, e reafirmou o seu compromisso com a melhoria da educação no município. “Temos que trabalhar incansavelmente por uma educação de excelência”. 

Em seguida a Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, deu as boas vindas e também agradeceu a todos pela demonstração de compromisso com uma educação de qualidade. Pediu que os participantes aproveitassem. Um congresso desse nível, requer o esforço grande, e na historia de Açailândia, nenhum outro gestor havia realizado como esse com palestrantes de reconhecimento nacional e internacional.

Logo depois, o professor Paulo Buzar, falou sobre o tema; “O Uso de Dados como Instrumento Pedagógico e Orientador de Políticas Educacionais: Como os Resultados das Avaliações Externas Podem Ajudar as Escolas”? “Excelência com Equidade: Como Garantir um Aprendizado Adequado a Todos os Alunos”? 

No período da tarde, a segundo palestra do dia, foi a vez do professor Dr. e escritor, Casemiro de Medeiros Campos, discorrer sobre o tema; “Qualificando a Equipe Gestora para Alcançar Resultados de Excelência”.

Os mais de 1.300 educadores, presentes ouviram do início ao fim a palestra do professor Casemiro, que chamou muito a atenção para as novas práticas da docência, o projeto político pedagógico das unidades escolares na atualidade, as competências e as novas diretrizes para a formação dos seres humanos. 

No encerramento desse primeiro dia, a que da SME fez sorteio de brindes para os professores presentes.
A expectativa para o segundo dia do congresso, é das melhores.

Veja a programação;

2º DIA
Data: 15/10/2014 quarta-feira

7h30 às 8h - Entrada
8h às 10h – Palestra III “Uma verdadeira imersão para a Excelência em Educação. Que Rumo Seguir?”
Emília Cipriano (SP)
10h30 às 12h –Palestra IV “Sete Pilares para a Excelência”
Joel Adriano Maciel (RS)
 14h às 17h – Palestra V “Valores Educacionais: fortalecendo o Trabalho em Equipe no Sistema Educacional” Fundação Pitágoras.
17h – Confraternização:
- Premiação da OLP e Concurso Municipal Cidade Onde Moro;
-Coquetel
-Sorteios de brindes.