quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Jatinho com Eduardo Campos cai em Santos.




  1. A presidente Dilma Rousseff acaba de divulgar uma nota oficial sobre a morte de Eduardo Campos. Confira na íntegra:
    "O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.
    Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.
    Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.
    Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.
    Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.
    Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.
    Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.
    Dilma Rousseff

    Presidenta da República Federativa do Brasil"

  2. Em entrevista ao repórter Luis Barrucho, da BBC Brasil, o professor de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Hildebrando Hoffmann, afirmou que o mau tempo "dificilmente" teria causado a queda do avião que carregava o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos.
    O jato caiu em uma área residencial em Santos, litoral de São Paulo, onde Campos participaria de um evento. A aeronave teria arremetido pouco antes de pousar no aeroporto do Guarujá.
    Segundo Hoffmann, acidentes envolvendo arremetidas de aviões são “atípicos” e quando ocorrem são causados por 'imperícia' dos pilotos.
    "Quando o avião está a ponto de aterrissar, encontra-se em uma posição de baixa potência, conhecida como "idle". Se a aeronave precisa arremeter por qualquer motivo, entre elas condições meteorológicas adversas, como o mau tempo, é necessário ganhar potência novamente, empurrando os manetes, e posteriormente colocando o nariz para cima. Caso isso seja feito de maneira brusca, a aeronave pode perder sustentação e cair".
    Hoffmann lembrou, no entanto, que é preciso aguardar mais detalhes sobre o acidente, uma vez que há informações de que o jato teria se chocado com um helicóptero antes de cair.

Nenhum comentário: